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Notícias representação

 

 

Coagro promove campanha de vacinação contra a gripe

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Rio de Janeiro (17/7) – A Coagro, em parceria com a Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, promoveu no dia 11 de julho, no ambulatório médico da cooperativa, a campanha de Vacinação Antigripal (imunização da Influenza) para 250 colaboradores.

A atividade foi a primeira da Instituição para o projeto do Dia C. O objetivo é melhorar a qualidade de vida não só daqueles que trabalham nas indústrias e lavouras, mas também de seus familiares.

Segundo a coordenadora do projeto e assistente social da Coagro, Aline Fonseca, esta iniciativa funda questões relacionadas à saúde do trabalhador e representa medida de saúde pública de enorme abrangência: "Os programas e projetos desenvolvidos no Dia C – Dia de Cooperar são elementares para a integração de toda equipe multiprofissional das Instituições. É o momento de as cooperativas e seus colaboradores assumirem uma missão social voltada para a cidadania, indispensável para o desenvolvimento de ações e trabalhos de responsabilidade social. As atividades são direcionadas ao bem comum e têm potencial para uma verdadeira transformação na sociedade com ganhos para todos os envolvidos”, disse Aline.

COAGRO - A Coagro é uma cooperativa do ramo agropecuário e desenvolve suas atividades em Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro. Com 1.600 empregos diretos e mais de 9.800 cooperados, é a maior produtora de Etanol e Açúcar-Cristal do Estado do Rio de Janeiro. Seus produtos são comercializados em todo o estado do Rio de Janeiro e ainda nos mercados do Estado do Espírito Santo e Região da Mata de Minas Gerais. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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Cooperativismo goiano inicia ações sociais integradas ao Dia C

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Goiânia (17/7) - No dia 7 de julho, data em que se comemora o "Voluntariado Social", cerca de 50 crianças carentes atendidas pela Creche Sagrada Família foram beneficiadas com mais de 90 kg de alimentos. Os donativos foram arrecadados durante a "Festa Junina Solidária", promovida em 27 de junho por funcionários do Sistema OCB/GO.

A instituição filantrópica é totalmente mantida por doações e foi a primeira beneficiada por uma ação do Dia C - Dia de Cooperar realizada por colaboradores da Casa do Cooperativismo Goiano. Localizada no Jardim Brasil, em Goiânia, a creche oferece atividades pedagógicas e lúdicas para crianças com idade entre 2 e 5 anos. Ela não tem vínculo com prefeitura, estado ou igrejas e já existe há três anos na capital goiana, sendo que é filial de uma creche, com os mesmos princípios, localizada em Anápolis.

A principal fonte de arrecadação da creche para oferecer o atendimento é um projeto no qual voluntários "adotam" uma criança, oferecendo mensalmente o total de R$ 150,00 à instituição, que calcula este valor individual para colaborar com os gastos do aluguel do espaço onde a creche está localizada, bem como o pagamento dos funcionários e as refeições das crianças, que recebem diariamente café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de frutas nos intervalos antes e após o almoço. Os interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone (62) 3945-3429.

Já em Rio Verde, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) arrecadou cerca de três toneladas de alimentos que serão destinados a instituições filantrópicas, em uma ação que envolveu 1.500 pessoas, dentre cooperados e colaboradores com seus familiares. A esse volume ainda será acrescida uma doação de produtos fabricados pela cooperativa, tais como óleo de soja e leite.

A ação integrou o Dia C - Dia de Cooperar e foi realizada no dia 5 de julho, durante o “2º Passeio COMIGO – Cooperativismo em Ação”, um evento promovido para celebrar o aniversário de 39 anos da cooperativa e o Dia Internacional do Cooperativismo. A iniciativa ressaltou a importância do sistema cooperativo para a construção de um mundo mais justo, incentivando a prática da atividade física e da integração entre os participantes, além de contribuir com a comunidade carente.

Em seu pronunciamento, o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, destacou que o sucesso da cooperativa depende da união e participação de seus cooperados e colaboradores, o que sempre ocorreu em sua história, por isso agradeceu a todos ressaltando a importância de cada um na cooperativa. Estiveram presentes também os vice-presidentes Aguilar Ferreira Mota e Dourivan Cruvinel de Souza, conselheiros da cooperativa, superintendentes e representantes de empresas parceiras que apoiaram o evento. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Comigo)

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Entrevista da Semana: Remy Gorga

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Brasília (16/7) – A conquista do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo. Essa é, sem dúvida, uma das prioridades para as cooperativas de Turismo e Lazer, na opinião do representante nacional do ramo, Remy Gorga Neto, também superintendente do Sistema OCDF. Segundo ele, além disso, é preciso estabelecer a tipologia das cooperativas de Turismo e Lazer para se tratar das estratégias que vão garantir seu desenvolvimento. Confira a entrevista!

Quais as principais demandas do ramo, atualmente?

Remy Gorga
– Acredito que a principal demanda do ramo Turismo e Lazer, neste momento, não está vinculada à área política, mas sim a uma questão interna do próprio sistema. Necessitamos estabelecer a tipologia das cooperativas que compõe o ramo. A definição do ramo abrange uma série de atividades ligadas ao turismo, lazer, entretenimento, esportes, artísticos, eventos e de hotelaria que precisam ser melhor identificadas para que as próprias organizações estaduais tenham o entendimento correto no momento do registro da cooperativa. A partir desse entendimento, poderemos ter uma exata dimensão do ramo e traçar estratégias para o seu desenvolvimento, que envolvem, inclusive, o apoio político e a defesa de projetos de lei do interesse das cooperativas.
 
Do que depende a implementação dessas prioridades?

Remy Gorga –
A implementação passa por uma discussão técnica sobre os objetos sociais das cooperativas que atuam nessas áreas a fim de se estabelecer a tipologia das cooperativas que compõe o ramo. Com isso, o Sistema OCB poderá ter um alinhamento quanto a identificação, orientação e registro dessas cooperativas de forma correta. 
 
Qual o principal projeto de lei que, na sua opinião, precisa ser votado ainda neste ano?

Remy Gorga
– Com relação a projetos de lei, consideramos que é importante o estabelecimento do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, conquista já alcançada por alguns ramos.
 
Qual a sua avaliação sobre o trabalho de representação do Sistema OCB?

Remy Gorga
– Considero que o Sistema OCB tem realizado um bom trabalho junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O cooperativismo brasileiro tem sido reconhecido e ocupa, cada vez mais, espaços nos cenários político e econômico.

Números do ramo

- Cooperativas: 29
- Cooperados: 1415
- Empregos diretos: 245

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Entidades goianas querem sustentar preços mínimos para o milho

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Goiânia (16/7) - A colheita da segunda safra de milho já foi iniciada em Goiás e a expectativa é que, até o final de agosto, sejam colhidos no estado cerca de 6,2 milhões de toneladas do grão, segundo dados do IBGE. Somada a primeira safra, quando foram produzidos 2,1 milhões de toneladas, existe uma forte oferta do produto em todo o estado, o que já impacta em reflexos negativos nos preços comercializados.

A fim de dar sustentação ao preço do grão e promover o escoamento da produção, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Aprosoja Goiás solicitaram a atuação do Governo Federal, por meio das políticas de apoio a comercialização, como as definidas pela Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM), utilizando os instrumentos de aquisições diretas (AGF) e de equalização de preços (PEP e PEPRO).

A expectativa é que o consumo de milho em Goiás fique em aproximadamente 5,1 milhões de toneladas, restando um excedente de 3,4 milhões de toneladas, que ainda poderá ser acrescido com a entrada de milho de outros estados, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os preços do milho dentro do estado já recuaram cerca de 15% nos últimos 30 dias, e com o avanço da colheita da safrinha, que se concentra nos próximos 40 dias, as expectativas são de reduções ainda maiores nas próximas semanas. Em algumas regiões do estado, como no Sudoeste, os preços já estão abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo federal, de R$17,46.

O que contribui com este cenário são as cotações internacionais do cereal, que influenciadas pela expectativa de elevada produção na safra norte-americana e estoques confortáveis, estão pressionando negativamente os preços do milho. (Fonte: Cristiano Palavro - assessor técnico do Senar-GO para área de grãos – Sistema OCB/GO)

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Abertas as inscrições para seminários sobre o Cadastro Ambiental Rural

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Florianópolis (16/7) - Alterações no Código Florestal Brasileiro e, consequentemente, no Código Ambiental Catarinense motivaram a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (SESCOOP/SC), a realizar dois seminários sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) voltados às cooperativas catarinenses. As inscrições estão abertas até o dia 18 de julho.

O primeiro seminário acontece no dia 22 de julho, no Golden Executive Hotel Florianópolis/São José, em São José. O segundo será realizado no dia 31 de julho em Chapecó, no Hotel Lang Palace. Os dois eventos são voltados a dirigentes e técnicos das cooperativas do Estado, que tenham relação direta ou indireta com o tema.

A programação dos seminários inicia com a fala do palestrante Leonardo Papp, que fará apresentação sobre o Código Florestal Brasileiro e suas alterações no Código Ambiental Catarinense, abordando ainda o Cadastro Ambiental Rural (CAR). À tarde, técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) prestarão informações detalhadas sobre o preenchimento do Módulo de Cadastramento do CAR, ocasião em que todos os interessados deverão levar notebook.

Não haverá custo de inscrição e almoço, cabendo aos participantes arcarem apenas com despesas referentes a deslocamento e possível pernoite. O número de vagas será limitado a 60 participantes por evento. Cada cooperativa poderá indicar até dois participantes. Se houver inscrições superiores ao número de vagas em um evento, a cooperativa poderá inscrever-se no outro. Se mesmo assim a demanda for superior ao número de vagas por evento, há possibilidade de se realizar mais eventos com idêntico objetivo, em local e data a serem confirmados posteriormente.

Inscrições deverão ser feitas junto ao SESCOOP/SC pelo telefone (48) 3878- 8810 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., com Alexandre de Souza Alves, coordenador de Capacitação e Treinamento.

SEMINÁRIOS – CADASTRO AMBIENTAL RURAL
Data: 22 de julho de 2014
Local: Golden Executive Hotel, rua São Benedito nº 50, bairro Serraria, às margens da BR 101 – Km 201, São José/SC
Data: 31 de julho de 2014
Local: Hotel Lang Palace, rua Sete de Setembro, nº 150 D, Centro, Chapecó/SC.

PROGRAMAÇÃO
08h30min – 09h: Recepção – Café
09h – 12h: Palestra. Dr. Leonardo Papp.
Tema: Lei Florestal Nacional, Código Ambiental Catarinense e Cadastro Ambiental Rural e seus aspectos legais.
12h – 13h: Intervalo – Almoço
13h – 15h: Tema: Operacionalização do Módulo de Cadastramento. Apresentação pelo Engº Florestal Bruno Henrique Beilfuss, pelo Gerente de Recursos Hídricos José Emídio Trilha Ribeiro Júnior, e pelo Diretor de Saneamento e Meio Ambiente Luiz Antônio Garcia Corrêa, todos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.
15h – 15h20min: Intervalo – Café
15h20min – 17h: Continuação dos trabalhos
17h: Encerramento.

(Assimp Sistema OCB/SC)

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Dia do Voluntariado do Cooperativismo já supera meta em MT

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Cuiabá (16/7) - A meta Sistema OCB/MT era aumentar em 10% o número de cooperativas envolvidas nas ações do “Dia C” 2014 em relação a 2013 quando 27 cooperativas de Mato Grosso desenvolveram atividades voluntárias. “Já estamos com 31 cooperativas inscritas para participarem este ano e isso representa 15% a mais que o ano passado, uma noticia que mostra que vamos ultrapassar muito a nossa meta, pois as cooperativas têm até o dia 06 de setembro para desenvolverem suas ações”, disse o superintendente Adair Mazzotti.

As 31 cooperativas já inscritas até o dia 30 de junho são representantes de 5 ramos (agropecuário, crédito, educacional, trabalho e saúde), com 70 pontos de atendimentos, onde serão realizadas 69 ações com a participação de 2.833 voluntários. As cooperativas inscritas cumpriram o prazo dato pelo Sescoop Nacional para as inscrições realizadas até o dia 30 de junho, mas isso não significa que foram encerradas.

 “As inscrições continuam sendo aceitas, mas a diferença é que não damos garantia que as cooperativas que se inscreverem depois do prazo estipulado pelo Sescoop receberão o kit completo do projeto, que consta de diversos materiais como camisetas, cartazes, bonés, squeeze e outros materiais”, esclarece a Coordenadora de educação, promoção social do Sistema OCB-MT, Lúcia Laura Teixeira.

Em 2013 Mato Grosso reuniu 27 cooperativas, 34 pontos de atendimento, 35 municípios, 12.549 pessoas foram beneficiadas e 1.844 voluntários. As ações desenvolvidas pelas cooperativas este ano como parte do Dia “C” serão apresentadas no dia 6 de setembro em todo Brasil. “Estamos preparando um grande evento para apresentarmos as ações voluntárias do cooperativismo em Cuiabá. Em breve vamos apresentar nosso projeto que vai envolver cooperados, cooperativas e comunidade”, revela a analista de formação do Sistema OCB-MT, Ana Paula da Silva Gonçalves. (Expresso MT - Cuiabá/MT - POLÍTICA)

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Sistema OCB prepara documentos para orientar presidenciáveis

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Brasília (15/7) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras, Tânia Zanella, se reuniram hoje, na sede da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com representantes da Academia Nacional da Agricultura e com as principais lideranças do agronegócio e da agropecuária brasileira.

A intenção da reunião foi avaliar, discutir e concluir a elaboração da última versão do Plano de Governo, um documento que será entregue aos principais candidatos à Presidência da República, contendo as demandas do setor agropecuário brasileiro.

A expectativa do grupo de trabalho é de que o documento seja entregue aos presidenciáveis no dia 4 de agosto, durante um dos eventos mais importantes do país, voltados à agropecuária nacional: o Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), com apoio do Sistema OCB.

COOPERATIVISMO – As demandas do setor cooperativista também estão sendo agrupadas em um documento similar, pelo Sistema OCB, com a intenção de subsidiar o vencedor das eleições de outubro na sua plataforma de governo. É o projeto “Propostas do Sistema OCB aos Presidenciáveis”. Ele reúne as necessidades dos 13 ramos do cooperativismo em três macrotemas: Segurança Jurídica, Financiamentos Públicos e Competitividade. A previsão é de que o documento seja entregue aos candidatos, individualmente, a partir de agosto.

CARTILHA – E por falar em eleições, o Sistema OCB acaba de divulgar a cartilha Cooperativismo e Eleições – 2014, com a intenção de ajudar o cooperado brasileiro a escolher com sabedoria o seu representante.

O material foi disponibilizado em meio digital às unidades estaduais para encaminhamento às cooperativas. A publicação está disponível para DOWNLOAD no site da entidade.

De acordo com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a publicação ressalta como as sociedades cooperativas podem contribuir no processo de orientação aos associados em relação à participação efetiva dos cooperados nas eleições.

“Nós, como cooperativistas e integrantes de um movimento social organizado, teremos, mais uma vez, a oportunidade de vivenciar o processo democrático, assim como já praticamos diariamente em nossas sociedades cooperativas. Da mesma forma como no cooperativismo, nas eleições, cada pessoa tem direito a um voto, e para exercê-lo, é preciso conhecer, além das normas eleitorais, a trajetória política dos seus candidatos e saber do seu real compromisso com as causas cooperativistas”, comenta Márcio Freitas.

CONTEÚDO – A primeira parte do documento é composta por capítulos que trazem informações a respeito do papel do cidadão; a importância do voto, o prejuízo de se votar em branco ou nulo; a escolha do candidato; e os principais números do Congresso Nacional, envolvendo o cooperativismo, entre os anos de 2011 e 2014, dentre eles: mais de R$ 1 bilhão economizado por cooperativas, resultado do trabalho intenso do Sistema OCB no sentido de propor e de adequar normativos às necessidades do setor.

Na segunda parte, o cooperativista tem acesso ao calendário e às regras eleitorais de 2014, detalhando como as cooperativas podem participar do momento político-eleitoral, o que podem e o que não podem fazer.

COOPERATIVISMO – Por fim, na terceira parte da publicação, o cooperado poderá ler sobre a atuação política das sociedades cooperativas, sobre como participar das eleições, como fazer uma doação para a campanha, o papel da justiça eleitoral e a participação da OCB e suas unidades estaduais no processo eleitoral. Em seguida o leitor encontra links para acessar a legislação pertinente sobre o conteúdo abordado na cartilha.

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Amazonas realizará Corrida da Cooperação 2014 no dia 26 de julho

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Brasília (15/7) – O Sistema OCB/AM realizará no dia 26 de julho a sua Corrida da Cooperação 2014. O evento conta com a parceira da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas, que organizará a prova. Os atletas disputarão quem tem a maior velocidade em um trajeto de cinco quilômetros.

A corrida tem duas categorias: masculino e feminino. Tanto a largada, quanto a chegada ocorrerão na Avenida das Torres. Os vencedores receberão troféu e medalha. Os interessados têm até sexta-feira, dia 18/7, para se inscrever. A taxa de inscrição é cinco quilos de alimentos não perecíveis, a serem entregues junto com a ficha de inscrição em um dos seguintes postos de coleta:

CENTRO: UNIODONTO MANAUS.
Fone: (92) 2126-0600
Horário: de 8h às 17h

ZONA LESTE: SHOPPING UAI
Fone: (92) 3644-3452
Horário: de 9h30 às 21h

Para obter mais informações, acesse:

REGULAMENTO

FICHA DE INSCRIÇÃO

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Cooperativas poderão acessar recursos do Inovagro

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Brasília (14/7) – Foi assinado, hoje de manhã, o primeiro contrato do projeto piloto entre Sicredi e BNDES numa linha de crédito para financiamento do setor agropecuário: o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro). A cerimônia ocorreu na sede da Associação Sul-mato-grossense de Produtores de Novilho Precoce, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul – estado escolhido como piloto para o programa.

O evento contou com a presença do presidente do Sicredi, Celso Regis, que também é coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Crédito do Sistema OCB, e do presidente da Associação, Alexandre Scaff. Para o presidente do Sicredi, Celso Regis, a nova operação irá ampliar o leque de serviços oferecido nas unidades de atendimento.

“É uma iniciativa importante. Queremos apoiar investimentos necessários à incorporação de inovação tecnológica nas propriedades rurais, visando ao aumento da produtividade, à adoção de boas práticas agropecuárias e de gestão da propriedade rural”, explica Regis.  Ele também aponta como objetivo do Inovagro o estímulo à inserção competitiva dos produtores rurais nos diferentes mercados consumidores.

Podem aderir ao Programa produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas rurais de produção, associados a uma das unidades de atendimento Sicredi em Mato Grosso do Sul.

A taxa de juros é uma das mais atrativas: 3,5% a.a. e o limite de financiamento é de até R$ 1 milhão por associado e de até R$ 3 milhões para empreendimento coletivo, desde que respeitado o limite individual por participante.

“O limite para empreendimento individual pode ser elevado em até 100%, desde que os recursos adicionais sejam destinados exclusivamente para cultivos protegidos do segmento da olericultura, fruticultura, floricultura e cafeicultura”, explica Celso Regis.

E admite-se concessão de mais de um financiamento para o mesmo cliente por ano/safra, quando a atividade assistida requerer e o somatório dos valores concedidos não ultrapassarem os limites de créditos.

No caso do setor pecuário, as condições do Programa também são vantajosas, já que o somatório dos recursos disponibilizados para custeio associado ao projeto de investimento e aquisição de matrizes e reprodutores é de até 30% do valor do financiamento.

O prazo do financiamento é de até 10 anos com carência de até três anos para início do pagamento. E o BNDES pode financiar até 100% do projeto.

Itens Financiáveis: Podem ser financiados pelo INOVAGRO:

- Aquisição, implantação e recuperação de equipamentos e instalações para proteção de cultivos inerentes ao segmento da olericultura, fruticultura, floricultura e cafeicultura;

- Serviços de agricultura de precisão, desde o planejamento inicial da amostragem do solo à geração dos mapas de aplicação de fertilizantes e corretivos;

- Máquinas e equipamentos para automação e adequação de instalações nos segmentos de avicultura, suinocultura e pecuária de leite;

- Programas de computadores para gestão, monitoramento ou automação;

- Consultorias para a formação e capacitação técnica e gerencial das atividades produtivas implementadas na propriedade rural;

- Aquisição de material genético (sêmen, embriões e oócitos), provenientes de doadores com certificado de registro e avaliação de desempenho ou, alternativamente para pecuária de corte, o certificado especial de identificação de produção-CEIP;

- Itens que estejam em conformidade com os Sistemas de Produção Integrada Agropecuária PI-Brasil e Bem-Estar Animal, e aos Programas Alimento Seguro das diversas cadeias produtivas, e Boas Práticas Agropecuárias da Bovinocultura de Corte e Leite;

- Itens ou produtos desenvolvidos no âmbito do Programa de Inovação Tecnológica (Inova-Empresa);

- Assistência técnica necessária para a elaboração, implantação, acompanhamento e execução do projeto, limitada a 4% do valor total do financiamento; e

- Custeio associado ao projeto de investimento e aquisição de matrizes e reprodutores, com certificado de registro genealógico, emitido por associações de criadores autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e avaliação de desempenho.

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Unimed Araguaína vai participar do Dia C

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Araguaína (14/7) – A Unimed Araguaína vai participar do Dia C – 2014. A adesão ao projeto, que reúne cooperativas de todos os ramos, ocorreu no dia 11 de junho. Dirigentes e colaboradores da Unimed Araguaína já estão mobilizados, preparando uma grande ação social para ser desenvolvida.

O projeto Dia C – Dia de Cooperar, que será realizado em todo o País em 6 de setembro, visa a integração e a ampliação do trabalho voluntário e de cunho social desenvolvido pelas cooperativas brasileiras. Criado em 2009 pela Organização das Cooperativas de Minas Gerais, o projeto foi abraçado pelo Sistema OCB, que hoje coordena essa ação nacionalmente.

Em breve, divulgaremos mais informações sobre a ação da Unimed Araguaína no Dia C – Dia de Cooperar 2014, que contará com a participação de cerca de 360 cooperativas de 23 Estados. Entre as ações já confirmadas estão a doação de computadores a escolas, a distribuição de alimentos e a promoção de palestras sobre o combate à violência. (Assimp Unimed)

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OCB divulga relatório mensal sobre ações de junho

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Brasília (11/07) – O Sistema (OCB) divulgou ontem o relatório mensal de suas ações referentes ao mês de junho. O envio do documento aos diretores, representantes dos ramos e dirigentes das unidades estaduais marca a transparência da entidade que representa politicamente as cooperativas do país.

 
A intenção do Sistema OCB é prestar contas de tudo o que foi desenvolvido no período, possibilitando que as lideranças poderão acompanhar o andamento das ações e projetos prioritários para o crescimento do cooperativismo no Brasil. Além disso, os dirigentes estaduais poderão propor novas estratégias que garantam o cumprimento das metas propostas.
 
Dentre os pontos de destaque do documento, está lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) em sete unidades estaduais, com a participação de mais de 122 cooperativas e cerca de 500 pessoas. Por falar nisso, até o dia 30 de junho, 910 iniciativas foram inscritas, contemplando 21 estados e 11 ramos.
 
Outro assunto que tomou conta da pauta do Sistema OCB foi a aplicação dos questionários que subsidiarão a elaboração do Diagnóstico do Ramo Consumo. No total, 32 cooperativas responderam à pesquisa encerrada no dia 30 de junho. Vale destacar que 95 é o número de cooperativas regulares participantes do diagnóstico.
 
Na mídia foram publicadas 365 notícias sobre o Sistema OCB e suas unidades. Todos esses textos juntos representam um retorno em mídia espontânea de R$ 5 milhões, já que 97% das notícias divulgadas são consideradas positivas. 
 
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Grupo de Trabalho de Negociações Coletivas da CNCoop define estratégias

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Brasília (10/7) – Um cronograma de trabalho e uma série de diretrizes foram definidos, hoje, durante reunião do Grupo de Trabalho de Negociações Coletivas, vinculado à Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). A reunião ocorreu na sede do Sistema OCB, em Brasília, e contou com a participação de representantes de todas as regiões do País.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente geral, Tânia Zanella, durante a abertura da reunião, destacaram a importância de se discutir o assunto Negociações Coletivas – uma das principais funções das entidades sindicais – tendo em vista que o tema resulta em direitos e deveres para as partes envolvidas.

A gerente sindical, Junia Dal Secchi, ressaltou a importância dessa relação “capital versus trabalho”, legitimada no setor cooperativista. De acordo com ela, dentre as diretrizes estratégicas traçadas na reunião de hoje, está um estudo que servirá de recomendação para a tomada de decisões dos negociadores sindicais nos estados.

OBJETIVO - O Grupo de Trabalho de Negociações Coletivas da CNCoop tem o objetivo de assegurar um alinhamento sistêmico, constante, acerca das negociações coletivas do sistema sindical cooperativista. Ele é composto por representantes de sindicatos, federações e confederação.

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Começa a III Exposição Cooperativista na Assembleia

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Manaus (10/7) – O Sistema OCB/AM em parceria com o Frencoop/AM (Frente parlamentar do Cooperativismo no Amazonas) e Aleam (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas abriram, oficialmente, nesta terça-feira (8/7), a III Exposição de Produtos e Serviços do Cooperativismo do Amazonas. A feira celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, ocorrido no último dia 5/7.

O evento está na sua terceira edição, e este ano ficará a disposição do público até amanhã, dia 11, no hall de entrada da Assembleia. Quinze cooperativas amazonenses de diversos ramos de atuação econômica como crédito, agropecuária, transporte, saúde, artesanato e consumo, vão expor seus produtos e serviços das 8h às 17h. Exceto nesta terça, dia de jogo da Copa do Mundo.

Ao fazer a abertura oficial do evento, o presidente da Assembleia, deputado estadual Josué Neto, falou da importância das atividades desenvolvidas pelos cooperativistas no Amazonas, lembrando que a Assembleia sempre buscou meios para fortalecer o segmento no Estado.

“Trabalhamos sempre em busca da melhoria de vida dos cooperados, trazendo dignidade para a população. Iniciativas que melhoram a vida das pessoas merecem a atenção do poder público”, declarou o presidente da Aleam.

O presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, falou da importância do apoio dado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Josué Neto e por todos os deputados Aleam, membros da Frencoop-AM ao cooperativismo do Estado do Amazonas.

Petrucio Magalhães falou ainda que é preciso levar a mensagem do cooperativismo para a população, através dos meios de comunicação que sempre estão presentes nos eventos relacionados ao segmento. O presidente lembrou que, a união faz a força e onde há a presença do movimento cooperativista todos crescem, melhoram de vida e se tornam mais felizes por intermédio da organização em cooperativas.

“Esta parceria com a Aleam é muito importante para disseminar a ideia do cooperativismo no Amazonas, mostrando para a sociedade que é possível melhorar a qualidade de vida com o associativismo, através de uma frente sem ideologia partidária, composta por parlamentares que entendem o cooperativismo como instrumento promotor do desenvolvimento econômico para o Estado, por meio de geração e distribuição de renda para todos”, destacou.

O presidente da Frencoop-AM, deputado estadual Luiz Castro explicou o papel do grupo, membro da Frente Parlamentar na Assembleia, destacando o trabalho dos deputados comprometidos com a causa, além de poder mostrar que o cooperativismo está cada dia mais forte no Amazonas, podendo defender o desenvolvimento sustentável na capital e também no interior, e também se unindo a fatores positivos que possam beneficiar toda a população envolvida com o sistema.

“Nosso objetivo é divulgar o trabalho das cooperativas, desenvolver projetos de lei que favoreçam o segmento e apoiar o cooperativismo no estado, que, por sinal, está cada vez melhor”, afirmou. (Fontes: Sistema OCB/AM, Frencoop-AM e Aleam)

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Sistema OCB lança cartilha Cooperativismo e Eleições – 2014

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Brasília (9/7) – A cada dois anos o Brasil vive um momento eleitoral intenso: a renovação do Poder Legislativo e, também, do Executivo. Nesse ano, além dos cargos de senador e deputado (federal, estadual e distrital) a cadeira mais importante de uma nação – a da Presidência da República – pode ter um novo dono. Por isso, com a intenção de colaborar com o cooperado brasileiro, na hora da escolha de seu representante, o Sistema OCB divulgou hoje a cartilha Cooperativismo e Eleições – 2014.

O material acaba de ser disponibilizado em meio digital às unidades estaduais para encaminhamento às cooperativas. A publicação está disponível para DOWNLOAD no site da entidade. Na próxima semana, os estados receberão a via física do documento orientador.

De acordo com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a publicação ressalta como as sociedades cooperativas podem contribuir no processo de orientação aos associados em relação à participação efetiva dos cooperados nas eleições.

“Nós, como cooperativistas e integrantes de um movimento social organizado, teremos, mais uma vez, a oportunidade de vivenciar o processo democrático, assim como já praticamos diariamente em nossas sociedades cooperativas. Da mesma forma como no cooperativismo, nas eleições, cada pessoa tem direito a um voto, e para exercê-lo, é preciso conhecer, além das normas eleitorais, a trajetória política dos seus candidatos e saber do seu real compromisso com as causas cooperativistas”, comenta Márcio Freitas.

CARTILHA - A primeira parte do documento é composta por capítulos que trazem informações a respeito do papel do cidadão; a importância do voto, o prejuízo de se votar em branco ou nulo; a escolha do candidato; e os principais números do Congresso Nacional, envolvendo o cooperativismo, entre os anos de 2011 e 2014, dentre eles: mais de R$ 1 bilhão economizado por cooperativas, resultado do trabalho intenso do Sistema OCB no sentido de propor e de adequar normativos às necessidades do setor.

Na segunda parte, o cooperativista tem acesso ao calendário e às regras eleitorais de 2014, detalhando como as cooperativas podem participar do momento político-eleitoral, o que podem e o que não podem fazer.

COOPERATIVISMO – Por fim, na terceira parte da publicação, o cooperado poderá ler sobre a atuação política das sociedades cooperativas, sobre como participar das eleições, como fazer uma doação para a campanha, o papel da justiça eleitoral e a participação da OCB e suas unidades estaduais no processo eleitoral. Em seguida o leitor encontra links para acessar a legislação pertinente sobre o conteúdo abordado na cartilha.

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Mais de 40% da população de MT estão envolvidos com o cooperativismo

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Cuiabá (9/7) – Dados do Sistema OCB/MT demonstram que 1,3 milhão de pessoas que vivem em Mato Grosso estão envolvidas com o cooperativismo, seja na geração ou administração de sua renda. Isso corresponde a 41,5% da população do Estado. Esse percentual é 16,5% maior que 2012, onde 1,1 milhões de habitantes participavam de alguma cooperativa instalada em território mato-grossense. Nos últimos 13 anos, esse percentual aumentou 990%.  No ano 2000 a população cooperativista somava 234.576 mil pessoas e em 2013 saltou para 1.319.264 milhões.
 
“Esse percentual de 42% não é por acaso. Isso é um esforço dos cooperados, dos dirigentes, do Sistema OCB/MT, do Sistema Nacional do Cooperativismo e demais organizações cooperativistas do Brasil e do mundo. Isso significa que a população de Mato Grosso assimilou o cooperativismo como opção socioeconômica e os resultados são, a cada dia, mais evidentes”, analisou o presidente do sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
 
Dos 141 municípios existes em Mato Grosso, sedes e filiais das cooperativas estão em 115, o que representa 81% do total. Nesse ritmo crescente, levantamentos afirmam que de 2000 a 2013 o número de cooperativas cresceu 23%. De 149 cooperativas passou para 168, apesar das incorporações.

São computadas ainda, 21 cooperativas de outros estados atuando em Mato Grosso. O número de associados foi ainda mais positivo nos 13 últimos anos com um crescimento de 814%, passando de 17.511 mil para 321.586 mil. O emprego direto também foi expressivo. De ano 2000 a 2013, o aumento foi de 300%, saindo de 2.123 para 8.230 mil empregos.
 
O ramo Agropecuário lidera o ranking em Mato Grosso. Das 168 cooperativas dos 11 ramos existentes, 68 são agropecuárias, com 14.646 associados 3.564 funcionários. Em seguida estão as cooperativas do ramo Crédito, com 26 cooperativas e o maior número de associados, somando 293.451 pessoas; o ramo Transporte com 19 cooperativas; o ramo Educacional com 16; o ramo Saúde com 15; o Ramo Trabalho com 11; Ramo Mineral com 6; Produção com 4; e os Ramos Habitacional, Infraestrutura e Consumo com 1 cooperativa cada. Os Ramos Especial e Turismo não possuem cooperativas em Mato Grosso.

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Comigo celebra 39 anos de cooperativismo e solidariedade

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Rio Verde (9/7) – Construir uma sociedade mais justa e igualitária, cujos esforços sejam direcionados para atingir objetivos comuns que beneficiem a todos. Partindo desde princípio, a Comigo comemorou 39 anos de história no dia 6 de julho. Por isso, em comemoração à data, realizou em Rio Verde, o “2º Passeio Comigo – Cooperativismo em Ação".

A iniciativa, que contou com a presença de aproximadamente 1.500 pessoas dentre cooperados, colaboradores e familiares, ressaltou a importância do sistema cooperativo para a construção de um mundo mais justo, incentivar a prática da atividade física e da integração entre os participantes e contribuir com a comunidade carente.

Além disso, em todas as outras 12 unidades da Cooperativa, houve café da manhã para brindar a data, com participação dos cooperados e funcionários destas localidades.

Dividido em dois percursos – caminhada (4km) e ciclismo (12km) – o passeio uniu diversos participantes em prol do cooperativismo e das ações benéficas resultantes dessa filosofia. Com a participação de crianças, adultos e idosos, o passeio também incentivou a prática de atividades físicas e interação entre os presentes.

Ao final do percurso, foram realizadas atividades comemorativas ao aniversário da Cooperativa como queima de fogos, soltura de balões, sorteio de brindes, degustação de cupcakes e show com o grupo "Sou do Samba".

Em seu procunciamento, o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, destacou que o sucesso da Cooperativa depende da união e participação de seus cooperados e colaboradores, o que sempre aconteceu em sua história, por isso agradeceu a todos ressaltando a importância de cada um na vida da Cooperativa. Estiveram presentes também os vice-presidentes Aguilar Ferreira Mota e Dourivan Cruvinel de Souza, conselheiros da Cooperativa, superintendentes e representantes de empresas parceiras que apoiaram o evento.

Como cada participante doou 2kg de alimentos não perecíveis, a iniciativa arrecadou cerca de 3 toneladas que serão distribuídas a instituições filantrópicas que prestam serviços de assistência a pessoas carentes. Este volume será aumentado já que a própria Cooperativa doará também produtos de sua fabricação, tais como óleo de soja e leite. A Cooperativa sempre se preocupou com o trabalho solidário e contribui sistematicamente com várias instituições.

A segunda edição do Passeio, que também comemorou o Dia Internacional do Cooperativismo (05), integrou um amplo projeto social baseado no trabalho voluntário instituído pelo Sistema OCB/Sescoop, denominado Dia de Cooperar (Dia C). Este projeto tem como princípio básico a prestação de serviços solidários à comunidade e será celebrado no dia 6 de setembro.

 A Comigo possui 2.300 funcionários e mais de 6.500 cooperados. Está instalada, além de Rio Verde (sede), em Jataí, Montividiu, Santa Helena, Acreúna, Serranópolis, Paraúna, Indiara, Palmeiras de Goiás, Jandaia, Montes Claros, Caiapônia e Iporá. (Página Rural - Porto Alegre/RS - 09/07/2014)

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Coopere realiza projeto de estímulo à leitura e divulga Dia C

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Resende (9/7) – A Cooperativa Educacional de Resende (Coopere) desenvolveu o projeto “Leitura de Portas Abertas”, como mais uma ação da Instituição para o Dia C. As atividades consistiram na arrecadação de livros de literatura, brinquedos e fantoches para distribuição à Creche Casa da Amizade de Resende – RJ, no dia 7 de julho. O objetivo foi estimular o hábito da leitura, da imaginação e as relações interpessoais, através da arte e da comunicação.

Na ocasião, 37 alunos do 6° e 7° ano da Coopere também realizaram apresentações teatrais, pintura de rosto, contaram estórias e brincaram com as crianças da creche.

Cooperada e coordenadora do projeto, Rosana Martins acredita que os livros proporcionam mais cultura e conhecimento: “A leitura é um agente transformador, que nos leva a viajar por lugares desconhecidos. Quem lê tem mais capacidade de se posicionar e opinar frente à uma situação”, disse Rosana, que ainda acrescentou: “Foi uma manhã muito produtiva, tanto para os nossos alunos, quanto para as crianças da creche", destacou. (Assimp  Sistema OCB/RJ)

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Cooperativa de Mototaxistas de Araguaína cobra mais fiscalização

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Araguaína (9/7) – A falta de fiscalização sobre o serviço de transporte de passageiros, oferecido por mototaxistas, em Araguaína, segundo maior cidade do Tocantins, preocupa os profissionais da cidade. Segundo o presidente da cooperativa dos mototaxistas de Araguaína, Raimundo Borges, os clandestinos compram motos na cor laranja, usam os coletes reflexivos na mesma cor dos regularizados e, assim, confundem os usuários.

Segundo os cooperados, o custo anual para ser mototaxista gira em torno de R$ 2 mil entre equipamentos obrigatórios e taxas cobradas pela Prefeitura. Os clandestinos, além de não contribuírem com os impostos, trabalham sem cumprir as exigências.

A Prefeitura de Araguaína criou uma agência para fiscalizar o serviço, mas ainda não dispõe de agentes para fazer o trabalho. Segundo o órgão, a contratação será feita após o concurso público para o quadro geral. A prefeitura informou ainda que o certame está previsto para setembro deste ano, porém, o projeto de lei para a realização dele ainda não foi aprovado pela Câmara de Vereadores, que está de recesso.

A Polícia Militar presta um serviço de apoio à fiscalização, após convênio com a prefeitura, mas diz que não tem como realizar o trabalho dos agentes de trânsito. Atualmente, existem aproximadamente 480 mototaxistas regularizados em Araguaína. (Assimp Sistema OCB/TO)

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Novos recursos para o Funcafé totalizam R$ 1,23 bilhão

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Brasília (8/7) - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou contratos com três novos agentes financeiros para repasses de recursos no valor de R$ 337 milhões do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Esses recursos, aprovados pela Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.325/14, totalizam o montante de R$ 1,23 bilhão.

Os contratos já firmados financiarão operações de custeio (R$ 415 milhões), estocagem (R$ 540 milhões) e aquisição do café (FAC - R$ 277 milhões). Os extratos dos contratos assinados com bancos e cooperativas foram publicados em edições do Diário Oficial da União (DOU) nos dias 20 e 27 junho, e 3 de julho.

Os agentes financeiros contratados na semana passada são Banco de Tokyo S.A., Banco Santander Brasil S.A. e Credivar. As instituições contratadas em junho são: Banco BPN Brasil Banco Múltiplo S.A; Banco Bradesco S.A; Banco Safra S.A; Banco Votorantim S.A; Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais (Crediminas); Cooperativa Central de Crédito do Espírito Santo (Central ES); Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região de Alpinópolis (Credialp); Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Sudoeste de MG e Nordeste de SP (Agrocredi); e Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Patrocínio (Coopacredi). (Assessoria de Imprensa do MAPA)

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Equipe do SESCOOP/PA participa de curso de Licitação

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Belém (8/7) – Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre as normas e procedimentos da Lei de Licitações, uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop/PA) participa de hoje até quinta-feira de um curso específico sobre licitações promovido pela Unidade Nacional do Sescoop em Recife (PE). O curso é voltado a profissionais que atuam na área de licitações das unidades estaduais das regiões Norte e Nordeste.

Segundo o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Júnior Serra, a participação do curso faz-se necessário devido a uma série de normas e procedimentos internos do SESCOOP subsidiarem-se às regras de licitação pública. “É fundamental ter conhecimento mais profundos sobre esses procedimentos porque a resolução interna do nosso sistema é muito rigorosa para que seja sempre preservado a lisura e a transparência nos processos de contratação e compra”, explica.

Esse rigor deve-se a natureza da instituição, cuja criação possui legislação própria, o que lhe garante caráter paraestatal. “Pelo fato de ser uma entidade do Serviço ‘S’, há legislação própria de criação e normatização. Por esta razão, o Tribunal de Contas da União entende que os processos de contratação de serviços e compra de produtos devem ser feitos por licitação. Ou seja, é uma exigência”, ressalta o assessor jurídico do Sescoop/PA, Luiz Carlos dos Santos.

Além do gerente, participam do curso a gerente administrativo e de pessoas, Maria Rosinete Franco, e a analista de operações, Karen Saiki. (Assimp Sistema OCB/PA)

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