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Curitiba (29/9/16) – Um grupo de 24 pessoas, formado em sua maioria por presidentes de cooperativas do Paraná de diversos ramos, embarca amanhã para Washington DC, capital dos Estados Unidos, para uma missão técnica de estudos com foco em liderança. Também vão participar os superintendentes do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e da OCB, Renato Nobile, o coordenador de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Humberto Cesar Bridi, e profissionais do Sebrae/PR. A atividade integra o Programa de Qualificação de Presidentes das Cooperativas do Paraná do Sistema Ocepar, executado por meio do Sescoop/PR, em parceria com o Sebrae/PR.
PROGRAMAÇÃO – Entre os dias 3 e 7 de outubro, as lideranças cooperativistas participam de um curso na American University, fundada em 1893 e que atualmente possui mais de 12 mil alunos. Lá, funciona a School of Public Affairs, especializada no desenvolvimento de lideranças e reconhecida pelo U.S News and World Report como uma das melhores dos Estados Unidos nesse segmento.
Na Universidade serão tratados temas como “O descompasso entre o que a ciência conhece e o que as organizações fazem: os líderes que necessitamos”, “Liberando o poder da liderança resiliente”, “Liderança baseada em valores” e “Mude suas perguntas, mude sua vida”.
VISITAS - O grupo também irá assistir palestra na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre economia mundial e conhecerá o National Cooperative Business Association. (Fonte: Sistema Ocepar)
Barra Bonita (29/9/16) – Entre os dias 24 e 25 de setembro, mais de 170 pessoas se reuniram para o IX Encontro Estadual do Cooperjovem, com o tema “Projetos Educativos sob o Olhar da Aprendizagem Cooperativa”. Participaram educadores, representantes de secretarias municipais de Educação e colaboradores de cooperativas de nove cidades onde o programa está presente. Durante dois dias, eles discutiram oportunidades de aprimoramento e desenvolvimento de projetos educacionais cooperativos (PECs).
De acordo com a coordenadora do núcleo de Projetos Sociais do Sescoop/SP, Ana Banin, foi um grande trunfo do encontro o aumento de quase 80% no número de participantes em relação ao ano anterior.
“Isso pode ser explicado pelo fato de que desta vez estiveram presentes escolas de muitas cidades que não participaram no último ano, pois entenderam a importância da formação continuada e da troca de experiências que há nos encontros estaduais”, explica.
Segundo a analista do núcleo de Projetos Sociais do Sescoop/SP, Juliana Rodrigues, este foi o encontro com o maior número de cidades presentes. Por isso, o evento foi marcado pela troca de experiências entre as escolas participantes.
“O conteúdo foi muito qualificado e muito necessário para esse momento do programa. Foi bacana trazer o tema da aprendizagem cooperativa à tona porque muitos professores já realizam isso na prática e conhecer mais um referencial teórico também foi de grande valia”, afirma a analista.
GESTÃO DE PROJETOS – Durante o encontro, entre várias atividades, os professores participaram com oficinas de monitoramento de indicadores dos projetos educacionais cooperativos (PECs), com o objetivo de estimular os profissionais a darem continuidade aos projetos mesmo após o término da parceria com o programa Cooperjovem.
De acordo com Ana Banin, a própria temática do evento foi favorável ao momento pelo qual o Cooperjovem está passando. Segundo ela, as escolas precisavam e pediam por embasamento na área de gestão de projetos.
“Sensibilizamos para um cuidado maior no monitoramento dos projetos. A partir de agora precisamos incentivar e sistematizar uma forma única de trabalhar com esses indicadores. Teremos indicadores de cada PEC, mas serão necessários indicadores do programa para além do tema de cada PEC. Então, o desafio é ter uma gestão mais focada no programa e auferir resultados mais confiáveis sobre o impacto do programa nas comunidades onde estamos inseridos”, conclui a coordenadora.
DEPOIMENTOS – Para Ana Flávia Guiaro, coordenadora pedagógica de Mococa, foi um final de semana lindo, com histórias de superação, reflexões sobre a prática e troca com outros parceiros. “Foi enriquecedor e inspirador”, declara.
Na opinião da professora Gisele Geidelis, de Ourinhos, houve muita aprendizagem com as trocas de experiências, oficinas, atividades e palestras. “Quero deixar registrado os meus agradecimentos e minha gratidão a toda equipe do Sescoop e a todos os envolvidos”, diz a educadora. (Fonte: Sescoop/SP)
São Paulo (29/9/16) – Quando surge um grupo de pessoas interessadas em constituir uma cooperativa, entra em ação a equipe do Programa de Orientação Cooperativista (POC) do Sescoop/SP. Por meio do POC, as etapas de constituição do empreendimento são acompanhadas por consultores especializados, que visam assegurar que todo o processo esteja alinhado à legislação, aos princípios e aos valores do cooperativismo. Somente em 2015, a iniciativa atendeu mais de 800 pessoas.
Tudo começa quando um ou mais representantes do grupo interessado entram em contato com o Sescoop/SP, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente, em busca de informações sobre os requisitos para a constituição de uma cooperativa. Nesse momento, os consultores buscam entender a necessidade dos interessados e fazem uma análise prévia do modelo de negócio proposto.
Depois desse contato inicial, se houver aderência do projeto ao modelo cooperativista e o número mínimo de pessoas exigido para a constituição, o Sescoop/SP pode realizar uma palestra de sensibilização sobre o cooperativismo para o grupo. A partir dessa etapa, por meio da assinatura de um termo de parceria, é possível avançar nas etapas de diagnóstico situacional e nas oficinas participativas. Entre elas, a oficina de plano de negócios, que tem por objetivo estudar a viabilidade econômica do projeto proposto pelo grupo.
De acordo com o consultor de Constituição e Registro do Sescoop/SP, Vlademir Oliveira, essas etapas do processo permitem aos integrantes dos grupos avaliarem se o cooperativismo é mesmo o melhor caminho para os negócios que eles pretendem desenvolver coletivamente. “A cada fase, o grupo aprende mais e consegue se desenvolver para tomar a decisão sobre aderir ou não ao modelo cooperativista”, explica.
No último encontro, após a elaboração do plano de negócios, o grupo tem acesso aos modelos de estatuto e da ata da assembleia de constituição da cooperativa. Os documentos são disponibilizados em versões comentadas e de fácil compreensão. Para a consultora de Constituição e Registro, Paula Fracote, participar do POC pode representar custos menores para a constituição da cooperativa.
"O grupo pode evitar custos adicionais com serviços de assessoria jurídica ou contábil que nem sempre contam com profissionais especializados no cooperativismo. Ao participar do POC, há a segurança de que a cooperativa será constituída de forma idônea, dentro dos princípios, valores e leis que regem o cooperativismo”, afirma.
Mais que isso, o POC busca construir uma base sólida, para que o grupo possa se desenvolver rumo ao mercado de forma independente e autônoma, atingindo, assim, a perenidade dos negócios por meio do desenvolvimento da gestão. (Fonte: Sescoop/SP)
Serviço
Telefone: (11) 3146-6299
E-mail:
Salvador (29/9/16) – Cooperativistas de todo o estado participarão no dia 10 e 11 de outubro de 2016 do IV Encontro Estadual de Cooperativas Baianas – Bahiacoop, que será realizado no Fiesta Convention Center, em Salvador. Cerca de 300 participantes estarão presentes durante os dois dias do evento, debatendo temas importantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do cooperativismo baiano.
O IV Bahiacoop é promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), com patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e com o apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV).
Comunicação, tema escolhido para o Bahiacoop em 2016, é um dos grandes desafios do cooperativismo brasileiro, de acordo com o que expressaram os presidentes e dirigentes de cooperativas de todo o estado, através de pesquisa feita pela OCEB. Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e Embaixador Especial da FAO (ONU) para as cooperativas, ex-presidente da ACI (Aliança Cooperativista Internacional) e da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), preferirá a conferência de abertura do Bahiacoop.
Márcio Port, Clóvis de Barros Filho e José Luiz Tejon completam o time de palestrantes. Cooperativas de alta performance em suas áreas de atuação também serão destaque no evento: Sicoob Coopere, a Cooperativa Educacional de Eunápolis - Cooeduc, a Cooperativa Nacional de Transporte - Coomap, a Unimed Itabuna e a Unimed Costa do Descobrimento.
SUCESSO – Hoje no Brasil, o cooperativismo tem crescido a cada ano e mostra saldos positivos do seu desenvolvimento. As exportações das cooperativas brasileiras saltaram de 1,6 bilhões de dólares em 2005, para 5,3 bilhões de dólares, em 2015. Já são mais de 12,7 milhões brasileiros participando de cerca de 6.500 cooperativas. Só de empregos formais as cooperativas geram quase 300 mil postos de trabalho nos 27 estados (dados da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB).
Na Bahia, as cooperativas são responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 3,2 bilhões, e ocupam papel de relevo em setores estratégicos da economia estadual, como o agronegócio, o sistema financeiro, a saúde, o transporte e a área de serviços. Em 2015, contrariando o desempenho econômico brasileiro e baiano, as cooperativas cresceram cerca de 19% em relação ao ano anterior. (Fonte: Sistema OCEB)
Evento voltado ao cooperativismo de crédito começa hoje, no Rio de Janeiro, e vai até sexta-feira, dia 30
Desempenho positivo da Uniodonto é resultado do compromisso com o atendimento de qualidade
São Paulo (27/9/16) – O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados e atuação em 20 estados brasileiros – foi contemplado no Prêmio Lide Agronegócios 2016, na categoria Crédito. A cerimônia de premiação ocorreu na tarde de sábado, 24 de setembro, em Campinas (SP), como parte da programação do 5º Fórum Nacional de Agronegócios, e teve como objetivo premiar as empresas e instituições do agronegócio brasileiro que mais se destacaram no compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio do uso das mais modernas e inovadoras ferramentas de tecnologia e gestão, além de visão e atuação socioeconômica para inserção competitiva nos mercados.
Brasília (26/9/16) – O Banco Central do Brasil acaba de abrir as inscrições para o II Fórum de Cidadania Financeira, a ser realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília. Os cooperativistas interessados em participar devem se apressar para fazer sua inscrição, devido à limitação das vagas e, também, à enorme procura.
Durante o II Fórum serão apresentadas as iniciativas do Plano para Fortalecimento da Cidadania Financeira, no âmbito da Parceria Nacional para Inclusão Financeira. Os quatro temas tratados continuarão permeando as discussões do II Fórum, sendo que um dos grupos foi desmembrado e deu origem a um 5º tema (impacto das novas tecnologias), devido a sua crescente importância, a saber:
1) Inclusão financeira de pequenos negócios
2) Relacionamento do cidadão com o sistema financeiro
3) O Cidadão e o bem estar financeiro
4) Cidadania e Vulnerabilidade Financeira
5) Impactos das novas tecnologias na cidadania financeira
INSCRIÇÕES – Para se inscrever, os interessados devem clicar aqui e seguir o passo-a-passo. As inscrições são gratuitas.
Salvador (26/9/16) – Os integrantes dos conselhos da OCEB e do Sescoop/BA se reuniram nesta sexta-feira (23/9) para conhecer e debater as prioridades do cooperativismo baiano. O ponto de partida foi uma pesquisa de opinião realizada com os participantes do Lidercoop – série de encontros regionais com presidentes e outras lideranças cooperativistas, realizada em Luís Eduardo Magalhães, Irecê, Itabuna, Vitoria da Conquista, Feira de Santana e Salvador.
Brasília (26/9/16) – Governança, sustentabilidade e inovação, temas centrais para o mundo corporativo, também estão presentes no universo das instituições financeiras cooperativas e irão guiar as discussões do 11º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred). O evento, a ser realizado entre os dias 28 a 30 de setembro, no Windsor Conventions & Expo Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, contará com a presença ativa do Sicoob, maior sistema de cooperativas financeiras do País.
Belo Horizonte (22/9/16) – Representar, promover e integrar as cooperativas mineiras, zelando pela sua existência. Assim atua o Sistema Ocemg, que completa, neste mês de setembro, 46 anos de trabalho em prol do cooperativismo. A organização tem a missão de ser o agente propulsor e avalizador da qualidade e eficácia do setor no Estado de Minas Gerais, preservando os princípios e valores universais do cooperativismo.
Com uma trajetória de conquistas, a entidade se estrutura cada vez mais para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do setor, proporcionando orientação e apoio para a gestão eficiente do segmento, oferecendo cursos, treinamentos, projetos de promoção social, palestras e seminários que integrem e fortaleçam as sociedades cooperativas.
Formado pela união de duas importantes instituições, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), a organização apresenta resultados cada vez mais significativos para o Estado e também para o país. A amplitude desse trabalho, mostra que as cooperativas são responsáveis por uma movimentação anual de 32 bilhões de reais - valor correspondente a 6,4% do PIB mineiro. Ao todo, existem cerca de 770 cooperativas regulares e adimplentes no Sistema Ocemg, com mais de 1,2 milhão de cooperados, responsáveis por 37 mil empregos diretos.
O Trabalho realizado pela entidade em prol do cooperativismo traz resultados positivos, de modo que as cooperativas mineiras são destaques em âmbito nacional. Como, por exemplo, na participação do Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), sendo também um dos mais laureado no Prêmio Nacional de Excelência em Gestão.
No âmbito social, o Sistema Ocemg idealizou e disponibilizou para todo o país o Dia de Cooperar (Dia C), a maior campanha de voluntariado do país, ação que reitera o compromisso não apenas com o cooperativismo, mas também com a responsabilidade social e com a comunidade. Conheça todos os projetos do Sistema Ocemg. Acesse por aqui e fique por dentro. (Fonte: Sistema Ocemg)
Belo Horizonte (22/9/16) – Iniciativa inédita do Sistema Ocemg, o 1º Fórum de Lideranças – Cooperativas em Rede, será realizada no dia 4/10, na Fundação Dom Cabral – Campus Aloysio Faria, em Nova Lima, sendo voltado exclusivamente para ex-alunos e alunos atuais do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), das turmas 2015 e 2016. Serão disponibilizadas 75 vagas.
O intuito principal do evento é reunir e criar uma rede de dirigentes cooperativista, formando um fórum permanente do Sistema Ocemg de discussões para propiciar a excelência da gestão das cooperativas mineiras. O Lidercoop foi criado em 2015, com o objetivo de auxiliar as cooperativas na implementação de melhorias apontadas no diagnóstico do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC). Para mais informações, acesse o hotsite do 1º Fórum de Lideranças. (Fonte: Sistema Ocemg)
- 108,07 mil toneladas de trigo;
- 3,13 mil toneladas de café
- 7,67 mil toneladas de algodão em pluma.
- Cooperativa Agroindustrial Lar
- Cooperativa Agroindustrial Consolata - Copacol
- C.Vale Cooperativa Agroindustrial
- Primato Cooperativa Agroindustrial
O diretor-secretário da Copagril, uma das integrantes da Frimesa, Márcio Buss, acompanhou a programação desta segunda-feira. De acordo com ele, a visita técnica à central foi uma grande oportunidade para conhecer o setor cooperativista. Para ele, é grande a expectativa em relação à atuação das instituições contempladas com o projeto Conhecer para Cooperar, após seu término.
- Tem 39 anos de fundação;
- Congrega no negócio cerca de mil suinocultores e 3,5 mil produtores de leite;
- Processa 331,2 mil toneladas de alimentos por ano;
- Processa 500 mil litros de leite por dia
- Tem 412 produtos no portfolio
- Seu faturamento em 2015 foi de R$ 2,23 bilhões (11,39% a mais que em 2014).
- 90% de toda a produção foi distribuída no mercado brasileiro, no ano passado
- www.frimesa.com.br
- Catálogo de exportação: (clique aqui para acessar)
- Dia 21: Coamo (Agroindustrial Cooperativa);
- Dia 22: Cocamar (Agroindustrial Cooperativa).
Curitiba (19/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) está viabilizando a participação de cerca de 100 cooperativistas paranaenses, membros dos Conselhos de Administração das cooperativas, no HSM 2016, considerado o maior evento de gestão da América Latina. As atividades serão realizadas de 7 a 9 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. De acordo com os organizadores, haverá grandes inovações nesta 16ª edição, não só no conteúdo, mas também na forma.
APRENDIZAGEM - Uma das novidades é que o participante poderá eleger quais temas e palestrantes vão compor sua trilha pessoal de aprendizagem, com o objetivo de aprofundar seu conhecimento e vivenciar novas experiências. No tradicional Auditório Principal, nomes icônicos da gestão mundial trarão os conteúdos mais atuais e de vanguarda para que você possa se atualizar e estar à frente dos desafios de seus negócios.
ESPECIALISTAS - No espaço inédito das Arenas Temáticas, grandes especialistas nacionais e internacionais estarão reunidos para levar conteúdo de qualidade em cada uma das temáticas. Esse é um espaço para troca de experiências e relacionamento entre executivos com interesses em comum.
WORKSHOPS - Nos Workshops Práticos, os conceitos e aprendizados poderão ser transformados em mudanças reais para a organização. Por meio de atividades hands on, o participante terá aprendizagem intensa, utilizando novas metodologias que o colocam como protagonista de seu desenvolvimento.
PROGRAMAÇÃO - Clique aqui para mais informações sobre o evento. (Com informações do HSM 2016)
Florianópolis (15/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (Sescoop/SC) completa 17 anos no sábado, dia 17, comemorando resultados expressivos dos trabalhos desenvolvidos com as 260 cooperativas do estado. A entidade se destaca por promover o crescimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas, contribuindo para sua competitividade e para a melhora da qualidade de vida dos cooperados, colaboradores e familiares.
Somente em 2015, os investimentos foram da ordem de R$ 15 milhões para ações de formação profissional, promoção social e outras atividades, num total de 1.471 eventos, que atenderam 121.607 pessoas – entre associados, colaboradores e dirigentes de cooperativas.
Entre os principais programas mantidos pelo Sescoop/SC estão a formação e capacitação profissional, promoção social, monitoramento e desenvolvimento de cooperativas, ações centralizadas, ações delegadas, auxílio educação, programa Cooperjovem, programa jovens lideranças cooperativistas (JovemCoop), mulheres cooperativistas, jovem aprendiz, auxílio-educação, programa de desenvolvimento da gestão de cooperativas (PDGC), formação para conselheiros administrativos e fiscais para cooperativas de crédito (Formacred), monitoramento e auditoria em pequenas cooperativas.
O presidente do Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin, ressalta que a entidade vem cumprindo sua missão de forma exemplar, o que contribui para que as cooperativas sejam mais fortes e conscientes de sua posição. “Representamos um sistema cooperativista considerado referência nacional e, sem dúvida, com as ações de forma estruturada e a disseminação dos princípios cooperativistas, especialmente do quinto (Educar, formar e informar), o Sescoop/SC exerce papel relevante na conquista dessa posição”.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL – O Sescoop/SC se destaca pela quantidade e qualidade dos cursos, treinamentos e capacitações oferecidas para colaboradores, dirigentes e associados. A ênfase da entidade nas ações diretas está no sentido de ouvir as demandas e contratar instrutores com reconhecido conhecimento de formação do sistema cooperativista, visando melhorar continuamente a capacitação dos colaboradores das cooperativas. O treinamento e capacitação faz parte da Formação Profissional e é um dos pilares do Sescoop. Em 2015 foram realizados 44 eventos nesta área.
AUTOGESTÃO – Com a autogestão, o Sescoop/SC apoia a profissionalização da gestão das 260 cooperativas, oferecendo suporte, monitorando ações e contribuindo para que elas estejam estruturadas e preparadas para transpor os desafios que possam se tornar obstáculos ao seu desenvolvimento. A autogestão está baseada no autoconhecimento e na ampla atuação conjunta, cooperativista, entre diretoria, conselho administrativo, fiscal, colaboradores e cooperados.
PROMOÇÃO SOCIAL – A área de Promoção Social do Sescoop/SC visa operacionalizar os eventos centralizados desenvolvidos aos colaboradores, cooperados, familiares e dirigentes das cooperativas beneficiárias de Santa Catarina. As ações objetivam a melhoria da atuação dos envolvidos na gestão das cooperativas, por meio de ações voltadas à educação, à saúde, à cultura, à integração social, à geração de renda e ao meio ambiente, que podem ser desenvolvidas por meio de diferentes estratégias. As ações da promoção social do Sescoop/SC incluem o Programa Cooperjovem, Programa Jovemcoop, o Programa Mulheres Cooperativistas, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, entre outros. (Fonte: Sescoop/SC)
De olho na liderança do crédito agrícola, BNDES lança aplicativo voltado a produtores
Brasília (14/9/16) – Com a intenção de comemorar o crescimento de 18% nos valores destinados aos investimentos no campo, no último ano agrícola (2015/2016), e, ainda, projetar um novo crescimento de 20% para o atual período 2016/2017, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acaba de lançar um aplicativo específico para o setor. Trata-se do BNDES Agro.
De acordo com o superintendente da Área de Operações Indiretas do BNDES, Marcelo Porteiro Cardoso, para este ano safra, a expectativa é de que o banco desembolse mais R$ 17,4 bilhões. Entrevistado desta semana, Marcelo Cardoso, discorreu sobre o aplicativo recentemente lançado e, também, sobre os negócios com as cooperativas brasileiras. Confira.
A maior parte das operações do BNDES para investimentos no setor agrícola é feita por meio de agentes financeiros. Como o produtor cooperado pode conhecer mais sobre os programas e linhas do Banco?
Cardoso: Lançamos recentemente um aplicativo para auxiliar, não só cooperados, mas todos os tipos de perfis interessados em realizar operações com o Banco. O BNDES Agro está disponível nos sistemas Android e Apple, para smartphones e tablets.
Como funciona o aplicativo?
Cardoso: O BNDES Agro possui inúmeras funções para auxiliar os interessados em realizar operações com o Banco, trazendo informações sobre as linhas e programas oferecidos ao agronegócio, consulta ao Credenciamento Informatizado de Fabricantes (CFI) para máquinas e equipamentos agrícolas cadastrados, calendário de feiras importantes para o setor, além do contato direto com o BNDES, por meio de seus canais institucionais e redes sociais.
De que forma ele pode auxiliar o produtor rural?
Cardoso: Uma importante função oferecida pelo BNDES Agro é o simulador financeiro que ajuda o usuário na avaliação prospectiva de suas prestações, considerando as condições financeiras dos respectivos programas operacionalizados pelo BNDES, entre eles Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) e Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC).
Qual a perspectiva do Banco para este Ano Safra 2016/2017?
Cardoso: No atual Ano Agrícola 2016/2017, que teve início em 1º de julho, o BNDES destinará R$ 17,4 bilhões para os programas agrícolas do Governo Federal — um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Desse total — já autorizado pelo Ministério da Fazenda —, R$ 4,7 bilhões serão aplicados na aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas; R$ 2 bilhões para capital de giro das cooperativas agropecuárias; e R$ 10,7 bilhões alocados a projetos de investimento para a agropecuária empresarial e familiar.
Qual o perfil do crédito agrícola do BNDES?
Cardoso: No ano agrícola 2015/2016, destinamos R$ 15 bilhões para o financiamento dos programas agropecuários do Governo Federal (18% mais que no Ano Safra anterior). Do total, mais de R$ 6 bilhões foram destinados ao financiamento de máquinas e equipamentos, principalmente, voltado para modernização da frota de tratores, colheitadeiras e implementos associados. Cerca de R$ 2 bilhões atenderam a demandas de médios produtores rurais; e outros R$ 2 bilhões em financiamentos dedicados ao fortalecimento da agricultura familiar. Outro destaque, com quase R$ 1,3 bilhão, foi o apoio à implantação de tecnologias para a redução de emissão de gases de efeito estufa na agropecuária.
Em relação às cooperativas, quanto elas representam no volume da carteira rural do banco?
Cardoso: No ano safra 2015/2016, as cooperativas representaram 23% das operações de crédito rural do BNDES, num total de R$ 3,2 bilhões em financiamentos concedidos.
Quais a linhas mais acessadas pelas cooperativas agropecuárias e qual o papel de tais linhas para o fortalecimento do setor?
Cardoso: Os programas do BNDES destinados ao setor agropecuário mais solicitados pelas cooperativas no ano safra 2015/2016 foram: Procap-Agro, destinado a capital de giro e integralização de quotas-partes; e Prodecoop, voltado à modernização de sistemas produtivos e comercialização de produtos agropecuários visando a uma maior competitividade. Somadas, as duas linhas corresponderam a quase 90% dos financiamentos a cooperativas no último ano safra. Entretanto, cabe destacar que o Pronaf Agroindústria e o Programa de Construção de Armazéns – PCA buscam atender público alvo e finalidade distinta, respectivamente: cooperativas de base de agricultores familiares e investimentos em infraestrutura de armazenagem.
Brasília (14/9/16) – As cooperativas que ainda não fizeram sua inscrição de seus projetos no Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano, antigo Prêmio Cooperativa do Ano, têm somente até amanhã para garantir sua participação nesta 10ª edição. Na última semana, o Sistema OCB prorrogou o prazo para que as interessadas pudessem se inscrever.
Com isso, as cooperativas têm até o amanhã (15/9), para preencher a ficha de inscrição no site (clique aqui) e enviá-la, até sexta-feira, dia 16/9, pelos Correios, conforme detalhado no regulamento.
A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de "Melhores do Ano" – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, a premiação reconheceu 81 cooperativas de 17 estados brasileiros.
CATEGORIAS – Para a 10ª edição estão abertas inscrições para seis categorias. Clique em cada uma delas para conhecer melhor:
1 - COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO
2 - COOPERATIVA CIDADÃ
3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
4 - FIDELIZAÇÃO
5 - INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
6 - INTERCOOPERAÇÃO
ATENÇÃO – Qualquer cooperativa, independentemente de ramo ou porte, pode inscrever um até projeto por categoria. Para isso, basta estar registrado e regular com o Sistema OCB e participar de um dos programas do Sescoop. São eles:
• Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
• Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
• Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
• Dia de Cooperar (Dia C)
Brasília (14/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado final da 1ª etapa do processo seletivo, que visa à contratação de profissional para atuar na função de técnico de apoio administrativo – pessoa com deficiência, bem como a convocação para a segunda etapa, qual seja a análise documental. (clique aqui para acessar)
O Sescoop divulgou, ainda, o resultado da interposição de recursos referente à 1ª etapa do referido processo seletivo – análise curricular. (acesse por aqui)