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Notícias negócios

 

Sescoop divulga resultado da segunda etapa do processo seletivo para cargos de nível superior

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (21/6) o resultado da segunda etapa do Processo Seletivo nº 02/2013, para contratação de analista de Comunicação Visual, de Suporte e Secretária Executiva.

Os candidatos aprovados nessa fase participarão de entrevista técnico-situacional, que ocorrerá nas próximas segunda e terça-feira (24 e 25/6), no Edifício Belvedere, localizado no Setor de Autarquias Sul – SAUS - Quadra 06, Bloco K, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF.
 
Para conhecer o resultado da segunda etapa e obter mais informações sobre a terceira, clique aqui. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
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Sescoop/BA promove troca de experiências entre cooperativas do ramo agropecuário

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Salvador, 21/6/2013 - Sempre buscando o aperfeiçoamento do cooperativismo, o Sescoop/BA tem estimulado a troca de experiências entre as cooperativas e a realização de visitas técnicas, intercâmbios e mesmo a intercooperação, que promove negócios entre as cooperativas. Agora em junho, mais uma experiência bem sucedida se concretizou, com resultados muito positivos para cooperativas do ramo agropecuário. Foi a visita técnica realizada pela cooperativa Ser do Sertão, do município de Pintadas, às cooperativas Cooperfarms (Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia), Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e Unibahia Sociedade Cooperativa, todas do município baiano de Luis Eduardo Magalhães.

A delegação, composta por quatro dirigentes, iniciou a visita pela Cooperfarms, onde assistiu a uma apresentação sobre a estrutura, gestão e procedimentos rotineiros da cooperativa, que congrega produtores de soja, milho, sorgo e algodão do oeste. Na sequência,  foi a vez do grupo ir à Unibahia e visitar o laboratório e centro de pesquisa da fibra do algodão, onde é feito o estudo da semente e a previsão da produtividade. Finalmente, a delegação foi à Cooproeste, onde conheceu seus dois laboratórios e a análise dos processos de germinação e plantio do café, além da degustação.
 
De acordo com a presidente da Cooperativa Ser do Sertão e integrante da delegação, Nereide Segalo Coelho, havia uma necessidade de encurtar as distâncias entre as cooperativas do ramo agropecuário e abrir espaço para o intercâmbio. “A gente não conseguia dialogar com as cooperativas e com o intercâmbio conseguimos e foi muito bom, muito gratificante”.  Para Nereide, o programa possibilitou uma reflexão sobre como melhorar o trabalho realizado na Ser do Sertão. “Com as visitas e os exemplos, percebemos que é preciso investir em inovação tecnológica, em equipamentos e buscar conhecimentos. Além disso, fortalecemos ainda mais a ideia de responsabilidade e de que somos capazes de melhorar sempre”.

(Fonte: Sistema OCB/BA)

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CMN regulamenta Depósito Interfinanceiro Vinculado ao Crédito Rural

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São Paulo, 19/06/2013 - Um novo instrumento criado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) tende a agilizar a concessão de crédito por parte das cooperativas agrícolas do país. Nesta terça-feira (18/06), o órgão regulamentou o chamado Depósito Interfinanceiro Vinculado ao Crédito Rural (DIR). O instrumento visa a facilitar a transferência de recursos do sistema nacional de crédito rural dos bancos para as cooperativas. "Era um sonho antigo nosso", afirma Dilmar Antônio Peri, gerente de produção da Credicoamo, braço de financiamento da Coamo, maior cooperativa do país, com sede em Campo Mourão, no Paraná.

Peri explica que as cooperativas já captam recursos junto aos bancos, por meio de um instrumento conhecido como cédula totalizadora (ou cédula-mãe) - uma espécie de carta de crédito, com base na qual a cooperativa pode oferecer empréstimos aos agricultores.

A liberação do dinheiro só acontece, porém, quando a cooperativa apresenta a relação e a documentação dos agricultores a serem contemplados. Segundo o gerente, o processo demora até 15 dias. "É um período no qual o produtor fica descoberto, sem seguro", observa ele.

Com o DIR, explica Peri, as cooperativas passam a captar o recurso diretamente dos bancos, sem a necessidade de apresentar a lista dos tomadores. "A partir de agora, quando o produtor assinar o financiamento, o dinheiro já estará disponível", diz.

Com o novo instrumento, os bancos também devem ter mais facilidade para cumprir as exigências em relação ao crédito rural. Os bancos são obrigados a direcionar 34% dos depósitos à vista para o financiamento agrícola, uma tarefa difícil para instituições menores ou com pouca penetração nas zonas rurais. Quem não cumpre a exigência tem de deixar o recurso depositado por 12 meses no Banco Central, sem remuneração.

Os recursos do sistema de crédito rural possuem juros controlados, e os bancos não podem cobrar spread. Para financiar a safra 2013/14, está prevista a liberação de R$ 136 bilhões com taxas de 1,5% (nas linhas disponíveis para a agricultura familiar) a 5,5%, conforme o Plano Agrícola e Pecuário anunciado este mês. Segundo Peri, a Credicoamo capta cerca de R$ 700 milhões do sistema de crédito rural junto a bancos de pequeno e grande porte. O recurso é repassado a aproximadamente sete mil produtores. (Gerson Freitas Jr. | De São Paulo – Valor Econômico)

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Sescoop convoca 2ª classificada para cargo de Analista de Formação do processo seletivo 1/2013

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca a segunda classificada para o cargo de Analista de Formação e Qualificação Profissional, do Processo Seletivo 01/2013 a apresentar os documentos admissionais nesta sexta-feira (21/6), às 15h.

Outras informações estão descritas neste comunicado oficial. O processo é coordenado pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
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Sescoop convoca 3º classificado para cargo de Técnico de Apoio Administrativo

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca o terceiro classificado para o cargo de Técnico, na função Técnico de Apoio Administrativo, do Processo Seletivo 05/2012 a apresentar os documentos admissionais nesta quinta-feira (20/6), às 15h.

Outras informações estão descritas neste comunicado oficial. O processo é coordenado pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
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I Caminhada Cooperativista marca comemorações ao Dia Internacional do Cooperativismo

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Salvador, 19/6/2013  - Destacar a importância do cooperativismo, além de aumentar a consciência pública e disseminar os valores cooperativistas. Com este objetivo, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e o SESCOOP/BA (Serviço Nacional do Cooperativismo do Estado da Bahia) promovem a I Caminhada Cooperativista em prol da qualidade de vida, saúde e meio ambiente, no dia 07 de julho, às 7h30, no Dique do Tororó. O evento acontece em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo.

O evento – destinado aos dirigentes, cooperados, funcionários das cooperativas baianas,  e seus familiares e a sociedade em geral  – terá início com o credenciamento dos participantes e entrega de kit, seguido por atividade de alongamento e preparação para a caminhada. O percurso é de cerca de 2,6 km e deve contar com atividades diversas, realizadas pelas cooperativas que estão confirmando sua participação.
 
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3421-5814 e 3421-5811.
 
Dia Internacional do Cooperativismo
Comemorado mundialmente sempre no primeiro sábado do mês de julho, o cooperativismo é responsável pela viabilização econômica de seus associados, melhoria do bem-estar das pessoas, inserção sociocultural da família, formação, educação e justiça social dos seus integrantes, colaborando para um mundo melhor.
 
No âmbito mundial, o cooperativismo teve a sua importância reconhecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, que declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e reconhecendo o seu trabalho para a redução da pobreza, geração de empregos e renda e integração social dos cooperados e da comunidade onde atuam.
 
As cooperativas são organizações democráticas que atuam em diversos segmentos econômicos, prestando inúmeros serviços à população e gerando benefícios para toda a sociedade. Na Bahia, as cooperativas se organizam através da OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia) e do SESCOOP/BA (Serviço Nacional do Cooperativismo do Estado da Bahia), entidades reconhecidas pela Lei como representantes oficiais do sistema cooperativista brasileiro no estado.
 
As inscrições já estão abertas no Portal www.bahiacooperativo.coop.br
(Fonte: Sistema Oceb/Sescoop-BA)

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Mercado e regulamentação do setor energético estarão em debate, em Curitiba

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O Sistema Ocepar promove, no dia 4 de julho, o Fórum de Energia, com a participação de gestores, engenheiros eletricistas e profissionais das cooperativas do Paraná. Será na sede da entidade, em Curitiba, das 9h30 às 17h.

As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de junho, com o agente de Desenvolvimento Humano da cooperativa, por meio do site www.paranacooperativo.coop.br.

Programação – Detalhes sobre o mercado livre de energia elétrica serão repassados no evento por Luis Gameiro, da Trade Energy. Depois, o professor da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Positivo, Franklin Kelly Miguel, vai falar sobre a regulamentação tarifária do setor elétrico.

Haverá ainda a apresentação de palestra sobre as ações do Crea-PR nas áreas de engenharia elétrica e eficiência energética, com Sérgio Luiz Cequinel Filho. Já Rodrigo Augusto Neves, da WEG Equipamentos Elétricos, vai tratar do tema “Motores: oportunidades de redução de custos operacionais”.

Mais informações podem ser obtidas com Sílvio Krinski (41-3200 1112 /   Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) e Leandro Macioski (41-3200 1128 /   Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.).

Clique aqui e confira na íntegra a programação do Fórum de Energia
(Fonte: Sistema Ocepar)
 

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Conab vai construir armazém para 100 mil toneladas de grãos em Goiás

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Brasília, 18/6/2013 - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai investir R$ 30,5 milhões na construção de um armazém com capacidade para estocagem de 100 mil toneladas de grãos na cidade de Anápolis (GO) e na reforma de outros seis armazéns já existentes em Goiás.

Segundo a Conab, o novo armazém tem localização estratégica e servirá de apoio para escoamento da produção tanto em direção aos portos da região Sul quanto para os portos das regiões Norte e Nordeste. A empresa irá reformar os armazéns situados em Goiânia, Itapuranga, Palmeira de Goiás, Paraúna, Pontalina e Rio Verde. Atualmente, a capacidade estática de armazenagem de Goiás é de 13 milhões de toneladas.

Por meio de nota, a Conab lembra que no início deste mês a presidente Dilma Roussef, ao lançar o Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, também anunciou o Plano Nacional de Armazenagem, que prevê investimentos de R$ 500 milhões em todo o País, dos quais R$ 350 milhões serão destinados à construção de 10 novos armazéns e R$ 150 milhões para reforma dos já existentes.

Entre as melhorias previstas estão a reforma das instalações internas e externas, a ampliação das capacidades, com a troca por equipamentos mais modernos e outros. Com as medidas, a capacidade estática de armazenagem pública do Brasil passará de 1,96 milhão para 2,81 milhões de toneladas.

Para viabilizar o Plano Nacional de Armazenagem, a Conab irá contratar o Banco do Brasil para atuar na gestão e fiscalização das obras de construção e modernização dos armazéns, conforme autorização da Medida Provisória nº 619, assinada no último dia 6 de junho. A partir desta semana, técnicos do Banco irão visitar, em conjunto com os profissionais da Conab, as unidades que serão revitalizadas.
(Fonte: Estadão Conteúdo)
 

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Sescoop-PA contribui com a formação do jovem Aprendiz Cooperativo

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Belém, 18/6/2013 - Investir no Programa Aprendiz Cooperativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop- PA), é investir na formação profissional e cidadã de jovens. Neste mês de junho, aconteceu a formatura da 1ª turma do Programa Aprendiz Cooperativo, em Belém. “Me sinto orgulhoso por ter percorrido todo este trajeto, cresci profissionalmente e pessoalmente. Hoje me sinto apto a começar a trilhar meu caminho no mercado de trabalho. Minha visão agora é diferente, aprendemos a nos portar na vida, a encarar desafios. E agora posso contribuir com a sociedade. Valeu muito a pena o aprendizado, a oportunidade e a formação do Sescoop-PA  que garantiu tanto conteúdo e embasamento. Além de ganhar  também em auto-estima, minha família está muito orgulhosa com o meu desempenho”, disse Mateus Fonseca Assis, 17 anos, aluno do programa.

Durante um ano, mais de 30 adolescentes concluíram com sucesso o Programa Aprendiz Cooperativo.  Mateus é um destes jovens que iniciaram a vida profissional na Cooperativa Unimed. Os aprendizes tiveram acesso a aulas de Informática Básica, Empreendedorismo, Introdução à Administração, Matemática Financeira, Formação Pessoal e Cooperativismo, Ética e Cidadania, etc.

Elizabete das Graças Monteiro Fonseca, avó do aprendiz Mateus disse estar muito feliz por ver ele bem encaminhado, "vejo que ele se tornou um jovem responsável, que teve um aprendizado importante. Ser um aprendiz, deixou ele mais maduro e foi uma oportunidade única que com certeza será fundamental para a vida toda e também para o currículo dele no mercado de trabalho".

O Programa do Sescoop foi apresentado nacionalmente para as unidades estaduais em dezembro de 2011, e está sendo executado pela primeira vez em Belém, com a parceria da Amazônia RH. O Pará é o estado pioneiro da região Norte a implantar o Aprendiz Cooperativo.

“Esta é a primeira turma do norte do país. Entendo que essa formação é uma preparação para a vida. Temos que investir no conhecimento. Neste momento, agradeço profundamente a equipe do Sistema OCB/Sescoop-PA que trabalhou com empenho e compromisso para o desenvolvimento deste Programa no estado. Somos a liderança na região e isso é fruto de um trabalho árduo, conquistando espaços,  atuando com responsabilidade social e estimulando na geração de emprego e renda. O Sistema cooperativista está de portas abertas porque aqui temos jovens compromissados. Continuem se preparando. A única mudança possível é pela educação”, disse o presidente do Sistema OCB/Sescoop-PA, Ernandes Raiol.

O Programa Aprendiz Cooperativo, que viabiliza o cumprimento da lei da aprendizagem pelas cooperativas e unidades estaduais do Sescoop, já iniciou a segunda turma de aprendizes em Belém, no último mês de maio deste ano. Participam do Programa, jovens entre 16 e 24 anos. A capacitação tem duração de um ano e garante oportunidade e inclusão, principalmente, para jovens de escolas públicas de Belém.

“É gratificante contribuir para que este sonho esteja sendo realizado. Trouxemos este programa para o estado na intenção que essa oportunidade atingisse a comunidade. Os concluintes estão de parabéns por dar valor a este certificado que vai valer para sempre. Hoje o sistema cooperativista está sendo amplamente reconhecido e juntamente com os jovens faremos um Pará melhor, profissionalizado, honesto e trabalhador”, comemora Manoel  Teixeira, Superintendente do Sistema OCB/Sescoop-PA.

Marco Freitas e Fernanda Zacarias estão entre os alunos que se destacaram, no curso em nível de frequência, participação em aula e iniciativa. “Olhamos a trilha percorrida e a meta alcançada: vencemos! Nos enriquecemos com o conhecimento adquirido. Somos gratos pela oportunidade concedida e com a certeza de que continuamos sendo aprendizes em toda a nossa carreira, disse Fernanda.

Atualmente, o Programa proporciona às cooperativas Unimed Belém e Camta (Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açú) a qualificação profissional dos seus aprendizes. Em Belém, as aulas são na sede do Sistema OCB/Sescoop-PA (Tv. Humaitá 2778).

Para um conteúdo teórico de 500h, maior até mesmo do que uma especialização ou um MBA, foi formada uma equipe com 14 instrutores, entre eles, Eliz Carvalho e Elizabete Santos, sócias e coordenadoras da Amazônia RH. Para Elizabete,” a formatura é um sonho, uma etapa vencida com sucesso. Acompanhamos a evolução  e o amadurecimento destes jovens guerreiros. Agora cada um vai seguir seu caminho, que desejamos seja de muito sucesso.”

“Estamos com a sensação de dever cumprido. Minha expectativa é que esta primeira turma sirva de exemplo para as outras que virão, tanto no nível de aprendizado como no profissional. Pela fundamentação teórica extensa, o Sescoop-PA está de parabéns pelo conteúdo, os aprendizes saem com um grande diferencial no mercado, Eliz.

Participaram ainda do evento, a representante da Unimed Belém, Michele Prazeres; o vice-presidente da OCB, Ivan Costa; o representante da Cooperativa Camta, Celso Takeo; professores da Amazônia RH, juntamente com a instrutora homenageada, Rebeca Cabral; gerentes e funcionários do Sescoop-PA.
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-PA)

 

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Sescoop convoca 2ª classificado para cargo de Advogado do processo seletivo 5/2012

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca o segundo classificado para o cargo de Advogado, do Processo Seletivo 05/2012 a apresentar os documentos admissionais nesta terça-feira (17/6), às 11h. Outras informações estão descritas neste comunicado oficial.

O processo é coordenado pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
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Sescoop vai a Paraíso do Tocantins conhecer Núcleo Feminino de Cooperativismo

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Palmas, 17/6/2013 - O Núcleo Feminino de Cooperativismo Tocantinense de Paraíso do Tocantins, ligado ao Sicoob/Credipar, já é referência. Neste mês, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), representado pela analista de Formação e Qualificação Profissional Adalgisa Maia, conheceu de perto como funcionam as reuniões de mulheres na diretoria do Núcleo.

De acordo com a presidente do Núcleo Feminino, Neuza Helena, hoje o núcleo possui mais de 50 mulheres associadas e a diretoria é composta por 19 representantes. “Reunimos em 2010 com objetivo de conhecer e entender como é o funcionamento do cooperativismo. Hoje o Núcleo deu tão certo que nós mulheres somos o elo da cooperativa com o cooperado, estando presente em todas as ações da cooperativa”, disse Neuza.

A analista Adalgisa enfatizou a importância de ver, pessoalmente, como funciona na prática a composição e o trabalho do Núcleo Feminino de Paraíso do Tocantins. “Vim verificar de perto qual é o diferencial desse Núcleo, pois ele funciona e já fez várias ações em benefício dos cooperados e da comunidade. Nosso objetivo é levar a experiência para outros municípios e Estados”, frisou Adalgisa.

Para Gerente Técnica do Sescoop Tocantins, Fabrícia Cyrillo, a proposta Sescoop Nacional é de conhecer o trabalho desenvolvido na ponta. “O recurso para fomento da ideia veio através do projeto de organização do quadro social em 2010. Então nada mais justo ela vim conhecer o que é fruto do recurso aplicado. Hoje o papel do Núcleo é ser um órgão consultivo da cooperativa”, afirmou.

Saiba mais - O Núcleo segue os princípios de: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade. A primeira diretoria foi formada em março de 2011.

Com objetivo de discutir diversos assuntos entre eles os  financeiros as mulheres que hoje são consideradas embaixadoras do Sicoob/Credipar já participaram de diversos cursos de qualificação, e intercambio no Estado no Rio Grande do Sul. Atualmente uma turma está participando de uma formação na Capital do Tocantins.
(Fonte: www.surgiu.com.br
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PDGC, também, no ramo transporte

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Rio de Janeiro, 17/6/2013 - As principais dificuldades encontradas pelas cooperativas estão relacionadas com questões sobre gestão e governança. Nas cooperativas de táxi a situação não é diferente. Visando o fortalecimento do segmento, o Sistema OCB/Sescoop-RJ apresentou, durante o Fórum Permanente do Ramo Táxi, no dia 12 de junho, o Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC). A Coomit, de Itaguaí, foi a primeira a aderir ao programa.

O coordenador de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ, Luiz Cláudio Gomes, apresentou o projeto aos presidentes e cooperados. “O programa teve seu início em 2013 e produzirá um diagnóstico de gestão com base no MEG (Modelo de Excelência em Gestão) reconfigurado para as Sociedade Cooperativas, fruto de uma parceria entre o Sescoop e a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade). De posse do relatório final apresentado no encerramento do diagnóstico, as oportunidades de melhoria serão destacadas para a cooperativa e a partir daí o Setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ orientará o desenvolvimento de um Plano de Melhorias onde atuará juntamente com a Cooperativa”, afirmou.
 
As cooperativas já estão aderindo ao Programa. A Coomit Rádio Táxi, de Itaguaí, aderiu logo após o término da apresentação. Com mais de 20 anos de existência e 88 associados, a cooperativa está passando por alguns problemas na área de gestão. Segundo o diretor administrativo e comercial, Marcelo Euzébio, o PDGC veio na hora certa. “Participo dos Fóruns e tive a orientação de outros colegas para acompanhar as reuniões. Estamos um pouco despreparados e queremos encontrar um caminho certo para a cooperativa. Além disso, ter uma pessoa que entenda de verdade os processos de gestão de uma organização como a Coomit e o PDGC chegou na hora certa”, destacou.
 
A expectativa de Marcelo é que, após o Programa, a cooperativa esteja totalmente competitiva no mercado. “A finalidade da nossa adesão é ter uma cooperativa sem problemas. E, como consequência, mais competitiva no mercado. Esse programa é importante para toda a categoria. A gestão é imprescindível para o desenvolvimento e esta oportunidade dada através do PDGC é única, recomendarei aos meus colegas”, finalizou.
 
Saiba mais - O PDGC tem como finalidade promover a adoção de boas práticas de gestão e governança visando a autogestão dos empreendimentos cooperativistas, para que as mesmas tenham condições de se manterem e concorrerem em pé de igualdade no mercado com empresas privadas. Ele é um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento do Sescoop e oferece os seguintes resultados potenciais: melhoria em processos e produtos, na produtividade e competitividade, no desempenho, promove a flexibilidade frente às mudanças e reduz os custos.
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-RJ)

 

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Unicred Recife realiza inscrição no PDGC

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Recife, 17/6/2013 - A Unicred Recife acaba de se inscrever no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), firmando a participação na segunda etapa do programa de monitoramento do Sescoop.  A metodologia do programa é baseada no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Dentre os seus objetivos, o programa busca ampliar a competitividade do segmento cooperativista no mercado e melhorar as práticas de gestão.

A iniciativa integra o conjunto de ações da área de monitoramento do Sescoop, que possui metodologia específica voltada ao acompanhamento da gestão das cooperativas. O PDGC contribui para que a cooperativa possa ter um retrato da situação da gestão em diversos aspectos, incluindo clientes, colaboradores, fornecedores, processos, resultados, dentre outros.

Para o diretor-presidente da Unicred Recife, Floriano Quintas, o PDGC pode contribuir bastante para os próximos avanços da cooperativa: “A médio e longo prazo, esperamos um resultado no âmbito da excelência da gestão, incluindo a formação de novos lideres e um envolvimento cada vez maior dos colaboradores e dos cooperados nos planos de ação”, afirmou. A cooperativa completa 20 anos no próximo dia 19 de julho e busca investir cada vez mais no aperfeiçoamento. “O programa é novo e a diretoria executiva optou por inscrever a Unicred Recife para garantir a adoção de boas práticas de gestão na nova governança, de forma que a cooperativa possa obter bons resultados e se destacar no mercado”, frisou.

A Unicred Recife possui o menor índice de inadimplência do Sistema Norte e Nordeste: menos de 1%; além de R$ 136 milhões em ativos e patrimônio líquido de quase R$ 40 milhões. “Com o PDGC, teremos condições de definir melhor as estratégias de planos de trabalho, os processos e os resultados no âmbito do atendimento ao cliente. Tudo isso envolve uma gestão altamente eficiente e adesão total do quadro social”, concluiu.

Após realizar a inscrição no PDGC pelo site ou diretamente no Sescoop/PE, com o atendimento dos critérios estabelecidos no questionário, as cooperativas pernambucanas podem também fazer a inscrição no Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão, lançado este ano, um reconhecimento às boas práticas de gestão das cooperativas que prevê as faixas de reconhecimento: bronze, prata, ouro e “Destaque Governança”.

Os 150 primeiros colocados participarão de um workshop voltado à construção de planos de melhorias no âmbito da gestão, com orientação de profissionais da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). As inscrições encerram no dia 12 de julho e podem ser feitas pelo hotsite do prêmio ou diretamente no Sescoop/PE.(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-PE)

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Credija conquista 20 mil sócios

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Araranguá, 13/06/2013 - Mais de 20 mil associados estão ligados ao Sicoob/SC Credija, Os números foram registrados ainda no último mês - maio de 2013. Segundo o presidente Wolni José Walter, a conquista é resultado da credibilidade e confiança que a Credija passa às comunidades onde está presente. A cooperativa detém um patrimônio de mais de R$ 32 milhões e disponibiliza mais de R$ 100 milhões em operações de crédito.

Ainda em maio, a diretoria inaugurou, no município de Sangão (SC), a 14ª agência, com o objetivo de atender uma população de 12 mil habitantes. Ante disso, a comunidade dependia de instituições financeiras de municípios vizinhos.

Metas - Para este ano, a meta é executar as propostas previstas para 2012, como a redução das taxas de juros de diversas linhas de crédito - uma das ações prioritárias. A ideia é diminuir para o associado os custos financeiros, possibilitando investir mais e ter uma melhor condição de vida.

"Para o nosso agricultor, ampliamos o crédito agrícola principalmente linhas de investimentos a longo prazo, inclusive para a compra de caminhonetes que serão utilizadas  na agricultura", destaca o presidente. (Com informações da Credija) 
 

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Mário Sérgio Cortella apresenta palestra no MS

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Para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho, o Sistema OCB/MS traz uma programação especial, com palestra de Mário Sérgio Cortella, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua apresentação será focada no tema “Qual é a tua obra? – inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”. O evento ocorrerá no dia 4 de julho, no auditório Dom Bosco, na capital Campo Grande, às 19h, e será aberto ao público.

Na palestra, Cortella abordará a temática de um livro de sua autoria, mantendo sempre o papel do líder como pano de fundo. Ele explica porque o trabalho ainda é tratado como uma espécie de castigo, e porque é necessário mudar este conceito pela ideia da realização de uma obra. Para ele, o cooperativismo não é apenas um modo de fazer negócios e organizar a produção, mas sim um jeito de viver, uma filosofia de vida.
 
“Nossa obra é a proteção da vida coletiva, isto é, da capacidade de levar a vida, todos juntos, cooperando e, portanto, impedindo que o egoísmo e a ruptura da convivência estilhacem nossa esperança de vida em conjunto. Que as pessoas levem a ideia que, de fato, a vida é curta para ser pequena e a gente a engrandece quando a reparte”, destaca Cortella.

Reforçando o 7º princípio do cooperativismo, Interessa pela comunidade, os convites poderão ser adquiridos com a doação de alimentos não-perecíveis, que serão entregues a entidades beneficentes. Poderão ser doados os seguintes itens: uma lata de leite em pó (400 gr), cinco quilos de arroz, cinco quilos de açúcar ou três quilos de feijão. Para mais informações, acesse o site da organização estadual – www.ocbms.org.br. (Com informações do Sistema OCB/MS)
 

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Sistema Ocemg oferece capacitação para jovens produtores de café e leite

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Belo Horizonte, 11/6/2013 - Com o objetivo de estimular a permanência da nova geração de produtores no campo, o Sistema Ocemg realiza novas edições do "Curso de Formação para Jovens Produtores de Café" e do "Curso de Formação para Jovens Produtores de Leite". A iniciativa busca ainda contribuir para a profissionalização das atividades rurais, essenciais para o desenvolvimento do Estado.

Os cursos serão oferecidos em duas localidades. Os Jovens Produtores de Leite terão aulas entre 15 e 30 de julho, de segunda a sexta-feira, no Campo Experimental de Coronel Pacheco, em Juiz de Fora, com 30 vagas disponíveis. Já para o Curso de Jovens Produtores de Café, as aulas acontecerão de 15 de julho a 02 de agosto, de segunda a sábado, na Pousada Bella Vista, entre os municípios de Três Pontas e Varginha (MG), sendo disponibilizadas 24 vagas.

Ao longo do curso serão abordados temas como gestão da empresa agrícola, cooperativismo, governança corporativa, desafios do agronegócio, entre outros. Os participantes terão uma nova visão da área por meio de aulas expositivas e práticas, além de dinâmicas de grupo.

As inscrições já estão abertas e são limitadas. Podem participar filhos de produtores cooperados que estejam na faixa etária de 18 a 25 anos, sendo que para o "Curso de Formação para Jovens Produtores de Leite", os jovens não poderão ter ou estar fazendo curso superior ligado à área do agronegócio. Os interessados têm até o dia 29 de junho para se inscrever.

Para mais informações, acesse o portal www.minasgeraiscooperativo.coop.br, na seção de Cursos e Treinamentos. Ou ligue para (31) 3025-7111 / 3025-7112.
(Fonte: Sistema Ocemg)

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Multiplicadores da essência do cooperativismo

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Florianópolis, 11/6/2013 - Sustentabilidade, solidariedade e responsabilidade social são os princípios que regem as ações das cooperativas. Para não perder a essência do cooperativismo, a Coopercentral Aurora Alimentos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), implantou o programa “Fortalecendo a cultura cooperativa”.

A iniciativa visa robustecer a cultura cooperativa na Aurora Alimentos, desenvolver e aperfeiçoar competências profissionais nos empregados da empresa em relação ao tema, além de divulgar intensamente informações sobre o cooperativismo. “O programa começou em outubro de 2012, porém estava em elaboração desde 2009. A preocupação da Aurora é de não perder a essência do cooperativismo. Neste sentido, os trabalhadores precisam compreender os valores e o que diferencia uma cooperativa de uma empresa mercantil. Desta maneira, podem participar, contribuir com a empresa e ter resultados”, observa o gerente de recursos humanos da Aurora, Nelson Paulo Rossi.

O projeto prevê que todos os funcionários da cooperativa serão qualificados e participarão da palestra ministrada pelo consultor do Sescoop João Batista Schneiders. “Esta qualificação está em andamento e deve ser concluída até o final deste ano. Também serão preparados os multiplicadores para trabalhar no programa, que é permanente. A meta é cada trabalhador que ingressar na cooperativa participar da ação ainda nos primeiros seis meses da contratação. A intenção é que os princípios do cooperativismo perpetuem no dia a dia, por meio da colaboração e da união”, complementa.

O conteúdo programático prevê abordagem da história do cooperativismo, princípios cooperativos, valores do cooperativismo, Aurora e o cooperativismo, o papel do profissional no cooperativismo, diferença entre cooperativa e empresa mercantil, a importância da união por meio do sistema cooperativo e motivação e entusiasmo.

De acordo com a analista de RH da Aurora, Creici Lamonato, até o momento participaram do programa 8.285 colaboradores, sendo que a meta é os mais de 20 mil trabalhadores da cooperativa. Além disso, a qualificação já atingiu 12.685 horas. As qualificações têm duração média de 1h30 minutos por turma de participantes e de 3 horas para os multiplicadores. Cada turma conta com no máximo 50 pessoas. “A iniciativa é realizada no horário de expediente”, comenta.

Recursos - O programa é mantido com recursos do Sescoop de Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Aurora Alimentos. De acordo com Rossi, o investimento total de palestras e cursos para multiplicadores será de aproximadamente R$ 600 mil (R$ 150 mil da Aurora e R$ 450 mil do Sescoop dos Estados), proporcional ao número de participantes em cada Estado.
(Fonte: MB Comunicação)

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Sicredi vai liberar R$ 7,6 bilhões no Plano Safra 2013/2014

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Brasília, 11/6/2013 - O ciclo 2013/2014 do Plano Safra começa no dia 1º de julho de 2013 e o Sicredi, instituição financeira cooperativa, projeta liberar R$ 7,6 bilhões em crédito rural. A previsão é de efetivar cerca de 165 mil operações, 10 mil a mais do que no período anterior.

A liberação de recursos pela instituição registra crescimento constante em valores e em número de operações nos últimos anos. Enquanto no Plano Safra 2010/2011 foram liberados R$ 4,3 bilhões em 145 mil operações, no ciclo 2012/2013 - que está encerrando -, o montante é de R$ 6,3 bilhões em 155 mil financiamentos, um aumento de 47% e 7% respectivamente. Também foi registrada redução nos índices de inadimplência de crédito rural e recursos direcionados, de 0,65% para 0,22%, de março de 2012 para março de 2013, reflexo da natureza cooperativa do negócio.

 Do montante de R$ 7,6 bilhões para a Safra 2013/2014, 21% maior do que o Plano Safra 2012/2013, R$ 6,3 bilhões serão direcionados para custeio, comercialização e investimento com linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e voltadas aos demais produtores. O outro R$ 1,3 bilhão será liberado em operações com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 O custeio é uma das finalidades do crédito rural e destina-se a cobrir as despesas normais dos ciclos produtivos das atividades agrícola e pecuária, tais como plantio de lavoura e formação de pastagens. A comercialização engloba despesas posteriores ao cultivo e produção como transporte, beneficiamento e armazenamento dos produtos para venda futura. Os recursos para investimento podem ser usados na construção de silos, compra de maquinário, implementação de lavoura permanente, projeto de recuperação de pastagens e aquisição de rebanho.

 O gerente de Crédito Rural do Banco Cooperativo Sicredi, Antonio Sidinei Senger, recomenda que, antes de solicitar o crédito, o associado faça o planejamento da próxima safra – o que vai plantar, qual é a área de cultivo e o orçamento necessário com base na análise de solo e sob orientação técnica sobre o uso dos insumos e os demais serviços que serão utilizados.
(Fonte: Globo Rural Online)

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Projeto "Presidência Itinerante" chega ao fim, visitanto Araruama e Maricá

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Rio de Janeiro, 11/6/2013 - Encerrando a série de visitas do projeto "Presidência Itinerante" do Sistema OCB/Sescoop-RJ pela Região dos Lagos, Marcos Diaz e comitiva estiveram nas cidades de Araruama e Maricá, para reuniões com os gestores da Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama (Ceral), Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Viação Nossa Senhora do Amparo (Coperfamp), além da Secretaria de Transportes de Maricá.

Na Ceral, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz e a comitiva do ‘Presidência Itinerante’ foram recebidos pelo presidente da cooperativa, Sérgio Barreto. Na ocasião, Diaz fez a abertura do curso ‘Relação Interpessoal’, destinado aos funcionários da cooperativa. O objetivo do curso foi discutir a possibilidade da atuação em grupo para conseguir atingir objetivos e valores como solidariedade, cooperação, integração e capital como meio de transformação.

“A OCB é a casa do cooperativismo. Queremos sempre o melhor para os cooperados. Este curso vem ao encontro do que pensamos, que é instruir e qualificar a todos vocês cada vez mais”, disse Diaz. Segundo Sérgio Barreto, “sem esta proximidade entre a Ceral e a OCB/RJ, a cooperativa já teria sido vencida pelas grandes concessionárias de energia elétrica.”

O assessor jurídico da OCB/RJ, Abdul Nasser, propôs a realização de encontros bimestrais entre as cooperativas de eletrificação rural (Ceral, Ceres e Cerci), visando à troca de experiências entre os gestores.

Durante a visita, o presidente Sérgio Barreto entregou a documentação exigida para adesão ao Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC 1). Ele também convidou o Sistema OCB/Sescoop-RJ para participar da celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, a ser realizado pela Ceral, no dia 7 de julho, na Fábrica de Postes da instituição, em Araruama.

Na Coperfamp, a equipe do ‘Presidência Itinerante’ foi recebida pela presidente Maria Ednalva e pela cooperada Maria da Conceição dos Santos. Eles conheceram a cooperativa e seu ramo de atuação. “Através do nosso escritório regional recebemos as demandas das cooperativas. Esta nossa visita é para estreitar ainda mais os laços entre a OCB/RJ e os cooperados. Estamos à inteira disposição de vocês”, disse Marcos Diaz.

Secretaria de Transportes de Maricá - Por fim, na Secretaria de Transporte de Maricá a comitiva se reuniu com o secretário Leandro da Costa para propor um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com o município. O objetivo do encontro foi elaborar um plano de ação que visa a organizar o sistema de transporte da cidade, com base nos cursos da resolução 168, criação de uma cooperativa de reciclagem, que será responsável pela coleta seletiva, além de ações para a pesca e agricultura da região.

De acordo com Diaz, “todo plano de ação requer continuidade e o poder público deve estar junto para dar mais credibilidade ao trabalho”. O presidente também ressaltou que o objetivo do Sistema é ajudar as cooperativas. “Este TCT que buscamos viabilizar com os 92 municípios tem o propósito de tornar o cooperativismo ainda mais conhecido”, afirmou.“Este estreitamento de relações será primordial para a viabilidade econômica deste plano, além de oferecer segurança jurídica aos cooperados”, disse o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita.

Ficou acordado, ainda, que o Sistema OCB/Sescoop-RJ enviará à Secretaria de Transportes de Maricá minuta de um plano de ação, que será avaliado pelos gestores do município.
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-RJ)

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Empreendedorismo e força da mulher cooperativista são discutidos em encontro

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Teresina, 10/6/2013 - O último sábado (8/6) estará marcado no contexto cooperativista piauiense. Na data, aproximadamente 300 mulheres participaram no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, do “Encontro de Mulheres Cooperativistas Piauienses”. Uma ação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí-Sescoop/PI, cujo objetivo foi estimular o potencial de liderança feminino, possibilitando sua participação nas vivências e gestão das cooperativas.  

O evento contou com a presença de autoridades do poder público, como a vereadora Rosário Bezerra (PT); representantes da Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (Seplan); representante da Superintendência Regional do Trabalho; além de associados, cooperados e dirigentes de cooperativas de todo o Estado.
 
Na palestra de abertura, Fabiano Brum, consultor e conferencista nas áreas de Motivação, Marketing e Vendas, Gestão da Qualidade e Recursos Humanos, ministrou a palestra motivacional com o tema: Mulher Empreendedora, Sensibilidade, Competência e Superação. Em meio à música e dinâmicas, o público interagiu e aprendeu mais sobre conceitos como: sucesso, inovação e empreendedorismo. “A vida é feita de mudanças, e temos que ter a capacidade de inovar. Temos que ser resilientes. E essa inovação deve ser trabalhada também dentro da cooperativa”, afirmou.
 
 “Nós podemos inovar dentro de nossas cooperativas. Se nós quisermos que nossas cooperativas cresçam, temos que trabalhar por elas, porque em cada uma de nós mulheres está a força do Cooperativismo”, declarou Rosário Uchoa, da Cooperativa Educacional e Social de Pedro II (COESP), uma das idealizadoras do evento que, juntamente com Kátia Maria Araújo, da Cooperativa Educacional Básica do Piauí (CEBRAPI), foram homenageadas pela iniciativa e participação no encontro.
 
Vera Daller, coordenadora do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural SDC/MAPA,  abordou em sua palestra “O papel da mulher contemporânea nas cooperativas e na sociedade”, apontando para a mudança sofrida na sociedade que levou a mulher a assumir postos antes não permitidos. O avanço da tecnologia, a comunicação globalizada, e o abalo na economia mundial foram assinalados como fatores decisivos para a inserção da mulher no mercado de trabalho e como geradora de renda para a família. A coordenadora também foi homenageada pelo Sescoop/PI.
 
Temas como Saúde da Mulher e Alimentação Saudável fecharam o ciclo de palestras do “Encontro de Mulheres Cooperativistas Piauienses”.  Foram discutidos assuntos relevantes como câncer do colo do útero, câncer de mama, classificação das substâncias alimentares e alimentos reguladores. O encerramento do evento ficou por conta do talentoso humorista piauiense, Amauri Jucá.
(Fonte: Sescoop/PI)
 
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