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São Paulo (18/02) - De 6 a 8 de fevereiro, o Sescoop/SP realizou, em parceria a Unimed Brasil, workshop sobre o projeto Ciência da Melhoria em Ação, resultado dos três intercâmbios realizados pelo ramo Saúde em 2013. Os Intercâmbios Técnicos foram organizados pelo Sescoop/SP, em parceria com os Sistemas Unimed e Uniodonto.
O objetivo foi buscar novos conhecimentos e experiências na gestão do negócio saúde (medicina e odontologia). Essas experiências representaram uma grande revolução nos sistemas cooperativos e apresentam uma nova realidade para todos.
Ainda em 2013, a partir dos intercâmbios, a Unimed do Brasil e Sescoop/SP iniciaram, com a orientação técnica-metodológica do IHI (Institute for Healthcare Improvement), a execução do projeto Ciência da Melhoria na Prática.
A finalidade foi incentivar as cooperativas a elaborar projetos de melhoria da qualidade assistencial. Cada cooperativa montou uma equipe com três profissionais para executar um projeto, com a identificação de uma situação a ser melhorada, estabelecimento de indicadores, verificação da melhoria, mudanças de processo.
Após alguns encontros virtuais para apresentação e orientação dos projetos, o workshop realizado semana passada foi o primeiro encontro presencial depois dos intercâmbios. Durante os três dias, o workshop reuniu cerca de 90 pessoas de 30 cooperativas e apresentou os projetos das cooperativas. Dentro do cronograma do projeto, estão previstos mais 12 encontros presenciais e virtuais. (Assimp Sistema Ocesp)
Manaus (17/02) - Com vistas à elaboração de um plano de ação a ser implementado ainda neste ano, a Cooperativa de Produtores Rurais de Manacapuru (Coomapem) recebeu, ontem, o especialista em Cooperativismo e Metodologias Participativas de Aprendizagem Vivencial, Flávio Eduardo de Gouvêa Santos.
O trabalho, promovido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Sescoop/AM), promoveu o levantamento dos aspectos positivos e dificuldades da cooperativa, para a consolidação de um diagnóstico. O documento deverá instigar a profissionalização da gestão, a implementação de ferramentas de governança, a renovação das rotinas administrativas e os ajustes estatutários e regimentais internos.
Associados da cooperativa de juticultores e horticultores, dirigentes e colaboradores da Coomapem, além de representantes de instituições parceiras, como Senar e Sebrae, participaram da oficina de planejamento.
Segundo a presidente da cooperativa, Eliana Medeiros, diante de muitas dificuldades pelas quais a Coomapem têm passado, concluiu-se que, se o grupo não planejar, será difícil manter a entidade ativa. "É fundamental que estabeleçamos prioridades, definindo as ações que, de fato, são mais necessárias. Precisamos envolver cada vez mais os cooperados neste processo", afirmou ela.
O superintendente do Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini, disse que a situação da cooperativa exige muito planejamento. “O momento pelo qual passa a Coomapem é delicado e precisa ser avaliado por todos os atores envolvidos na gestão, de forma a apoiá-la. Dessa oficina precisamos extrair um plano de gestão estratégica, priorizando ações de recuperação financeira e mostrando medidas consistentes de reestruturação física e funcional”, afirma Fassini. (Assimp Sistema OCB/AM)
Brasília (14/02) – Aprimorar os processos e métodos é um objetivo perseguido diariamente pelos representantes de 14 cooperativas vencedoras do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, que concluíram hoje o workshop Plano de Melhoria, oferecido pelo Sistema OCB.
“A excelência na gestão é uma corrida que não tem chegada... é preciso melhorar cada vez mais tudo aquilo que é feito no âmbito cooperativista, com foco nas pessoas, pois são elas que fazem a engrenagem funcionar”, afirma o gerente de Estratégias, Projetos e Processos da Unimed Vitória, campeã do prêmio, Luiz Fernando Dutra de Freitas.
Para ele, sempre é possível aprender: “Aqui, vimos pequenas cooperativas do ramo Saúde, com grandes lições para nos repassar. Acredito que a fase mais difícil na hora de implantar a cultura da excelência em gestão é o começo, e essas cooperativas estão dando um exemplo. São ‘cases’ de sucesso”.
A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, mostrou-se impressionada com o nível de excelência dos participantes desta edição do workshop. “Estou emocionada em participar deste momento tão rico de troca de experiências. Tem muitos exemplos bons. Percebo que é preciso ouvir mais as cooperativas, para termos acesso às boas práticas e disseminá-las para o Brasil. Estou muito satisfeita”, avalia a gestora.
ATIVIDADE – Hoje, os participantes foram divididos em pequenos núcleos para debaterem sobre os critérios de avaliação, utilizados no Prêmio, estratégias e planos de governança. Ao final das discussões, foi feita a apresentação dos resultados e de cases de sucesso.
WORKSHOP – O evento começou na quarta-feira e os cooperativistas também participaram do projeto “Portas Abertas”, por meio do qual conheceram a Embrapa, o Bancoob, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Banco Central, parceiros institucionais do Sistema OCB.
Esta edição do workshop Plano de Melhorias contou com a participação de cooperativas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso.
INTERNACIONAL – Em 2007, a Unimed Vitoria recebeu o prêmio máximo como representante da América Latina, pela utilização do BSC (Balanced Score Card), uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. O prêmio foi entregue pelos próprios autores. No Brasil, poucas empresas detêm o título, entre elas a Gerdau e a Volkswagen.
Fortaleza (14/02) – Representantes de cooperativas cearenses, do ramo Agropecuário, participaram de uma capacitação focada em liderança, oferecida pelos setores de Formação Profissional e de Projetos Especiais do Sistema OCB/CE. O grupo se reuniu ontem e hoje, em Fortaleza, para terem reforçadas as diretrizes e as técnicas mais adequadas para se obter uma boa gestão.
Os líderes das cooperativas receberam orientações sobre como organizar assembleias e elaborar suas pautas, bem como sobre mercados, produção, comercialização, dentre outros.
“Este curso é importante porque trabalhamos dois aspectos: o comportamental, focado nas atitudes positivas da gestão (como: valores, ajuda mútua e compromisso); e o técnico, no qual são compartilhadas noções de como conduzir uma assembleia, quais os procedimentos legais, os instrumentos corretos a serem utilizados e muito mais”, diz a gerente técnica, Ilana Maciel.
Com um auditório lotado, os cooperados participaram de uma palestra ministrada pelo assessor jurídico do Sistema OCB/CE, André Fontenelle, sobre leis que tratam do cooperativismo.
Para Venício Mota, presidente da COPASB, localizada em Caucaia, é necessário participar de um curso no qual se possa aprender e obter mais novidades. “É uma capacitação importante porque traz novas experiências. Como presidente, busco informações para aprimorar meu conhecimento e melhorar tanto a nossa produção, quanto a comercialização dos produtos da cooperativa”, considera. (Com informações do Sistema OCB/CE)
Manaus (14/02) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas iniciou na quarta-feira, o curso “Orientações para Atuação de Conselheiros Fiscais de Cooperativas”. O objetivo é conscientizar e preparar os candidatos ao cargo, para apresentarem um desempenho mais dinâmico e eficaz de suas atribuições.
Os participantes terão aulas – com carga horária de 16 horas – ministradas pelo professor e especialista em cooperativismo, Flávio Eduardo de Gouvêa Santos.
Segundo ele, a abordagem do conteúdo programático tem sido, inicialmente, institucional, ou seja, apresentando as entidades promotoras do evento: OCB e Sescoop, seguida pelas atribuições estatutárias do conselho, sua organização e particularidades, noções gerais de balanço patrimonial, demonstração de sobras ou perdas e análise de demonstrações contábeis, além de aspectos legais de uma cooperativa (Lei nº 5.764/71) e suas relações com o conselho fiscal.
"Para dar mais conformidade ao que nossos alunos veem diariamente em suas cooperativas, pedimos que trouxessem materiais específicos à aula, em especial o balanço mais recente. Essa metodologia dá bons resultados, porque trazemos para cá o dia a dia da cooperativa", explicou Gouvêa.
O superintendente do Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini, destacou a importância do curso. “O investimento nessa iniciativa é significativo. O curso é fundamental para o aperfeiçoamento dos processos de governança e de gestão das cooperativas, que apresentaram essa e outras demandas em nosso encontro anual de planejamento”, salientou. (Sistema OCB/AM)
Brasília (13/2/14) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje o resultado final da 2ª etapa do processo seletivo para o Curso de Formação para Instrutores do Programa Formacred. E disponibilizou o Formulário de Confirmação do Curso.
Clique para acessar:
Resultado final - 2ª etapa
Resultado preliminar - 2ª etapa
Avaliação / Gabarito – Abordagem Legal
Avaliação / Gabarito – Abordagem Organizacional
Avaliação / Gabarito – Abordagem Comportamental
Resultado Final
Comunicado Nacional de Abertura de Vagas e Seleção
Resultado Preliminar e Referências bibliográficas sugeridas
Formulário de Recurso
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Belo Horizonte (13/02) – O Sistema Ocemg segue incentivando a participação das cooperativas mineiras em projetos e ações focados na melhoria da gestão. Por isso, a ferramenta do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), criada em 2012 pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), tem se mostrado eficiente e bem avaliada pelas instituições mineiras.
Por meio de sua Gerência de Capacitação, o Sistema realizou um workshop no último dia 4, na Casa do Cooperativismo Mineiro, destinado às cooperativas que irão integrar o PDGC a partir de 2014. Foram repassadas informações a respeito de como preencher corretamente a ficha cadastral do programa.
Segundo o instrutor do workshop, José Aílton Junqueira, o PDGC trabalha para detalhar questões alavancadoras do desenvolvimento da cooperativa. "A ferramenta aponta o que deve ser priorizado, ou melhorado, em determinado setor da instituição, que não tem tido tanta ênfase dentro da cooperativa", explicou.
Um segundo workshop realizado na segunda-feira, dia 10, teve a presença de cooperativas iniciantes no PDGC e outras já participantes. Da programação, constou uma palestra sobre planejamento estratégico com o gerente de Planejamento do Sistema OCB, Emanuel Malta.
Segundo ele, a cooperativa precisa saber aonde quer chegar. "Você só vai dar um resultado melhor para seu cliente se fizer a gestão adequada do teu negócio. É preciso cuidar das pessoas, dos processos, dos indicadores, das metas, saber ouvir o cliente, conhecer o produto e a legislação, e você só faz isso bem quando tem uma gestão ancorada num processo verdadeiro de busca por resultados", concluiu.
Cerca de 40 pessoas participaram do primeiro evento e 50 pessoas compareceram ao workshop realizado no dia 10. Outros dois workshops já estão programados para ocorrer, ainda neste mês, nas cidades de Uberlândia e Varginha. (Assimp Sistema Ocemg)
Cuiabá (13/02) - Com um crescimento de 25,8% em 2013, o Sicredi localizado nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia fechou o ano com um montante de R$ 5,3 bilhões em ativos, ou seja, a cooperativa movimentou, em dinheiro, toda essa soma, no perímetro compreendido pelas três unidades federativas.
De acordo com o presidente do sistema financeiro, nessas localidades, João Spenthof, com relação ao patrimônio da cooperativa em 2013, houve um crescimento de 30%, comparado a 2012. Com isso, o Sicredi fechou o ano passado com um patrimônio de R$ 960 milhões.
“Além das benesses financeiras, o sistema cooperativista de crédito traz benefícios sociais porque o cooperado tem de aprender a trabalhar de forma coletiva, um em prol do outro. Nesse sentido, além de todas as linhas de créditos que oferecemos, ainda fechamos 2013 com sobras, ou seja, lucro de R$ 191 milhões, só na nossa região”, otimizou.
NÚMEROS - Segundo o presidente, ao todo são 283 mil associados distribuídos nas 11 cooperativas de crédito da região. Dessas, nove encontram-se em Mato Grosso. Outro dado interessante é que a cooperativa está presente em 73% dos municípios mato-grossenses, sendo que em 24 deles é única instituição financeira.
Com relação a abrangência da população economicamente ativa da Região, em 2013 fechou em 12,86%. No caso de Mato Grosso, o alcance é de um terço da população, ou seja, uma a cada três pessoas fazem uso de algum serviço da cooperativa no interior do estado. Continue lendo a reportagem...
Porto Alegre (12/02) – Promover a coordenação da produção, do desenvolvimento e da competitividade da cadeia produtiva do leite e dos produtos lácteos é a finalidade do Instituto Gaúcho do Leite, cuja aprovação se deu ontem, na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre.
Desde a aprovação do Fundoleite, pela Assembleia Legislativa, no dia 27 de dezembro, foram realizadas diversas reuniões com o intuito de chegar-se ao estatuto da entidade, também aprovado ontem.
O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, foi o presidente da assembleia de constituição do Instituto. Participaram ainda: o presidente da Fetag, Élton Weber; da Apil, Wlademir Dalbosco; da Câmara Temática do Leite da Ocergs e da Cosuel, Gilberto Piccinini; do secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi; do presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto; do presidente da AGL, Ernesto Krug, e, também, do representante da Famurs, Mário Nascimento.
Após a aprovação do estatuto, foi eleita a diretoria, que terá como presidente Gilberto Piccinini, presidente da Cosuel (Câmara Temática do Leite da Ocergs) e, como vice-presidente, Élton Weber, da Fetag. (Assimp Ocergs)
Brasília (11/02) – O ano de 2013 foi muito especial para as cooperativas brasileiras, especialmente as vencedoras da primeira edição do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, realizado pelo Sistema OCB. As campeãs nas categorias ouro, prata e bronze constituem o público da última turma a participar do workshop sobre Plano de Melhorias e, também, do projeto Portas Abertas.
A participação das cooperativas nesses dois projetos faz parte das atividades previstas no Prêmio. Até o final do ano passado, cooperativas de todo o País, classificadas por suas boas práticas de gestão formaram os grupos iniciais, beneficiados com o workshop e com o “Portas Abertas”.
OBJETIVO - Possibilitar que a cooperativa desenvolva as oportunidades de melhorias identificadas nos relatórios de autoavaliação, elaborados com base em questionários respondidos por ela própria, no PDGC e oportunizar a troca de boas práticas. O Workshop é uma realização da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas.
PORTAS ABERTAS – Além de participarem do Workshop, os cooperados também terão a chance de integrar ao projeto “Portas Abertas”, uma iniciativa do Sistema OCB, por meio da Gerência de Relações Institucionais. O Portas Abertas tem a intenção de informar e aproximar a base cooperativista do trabalho de representação realizado em Brasília. Além de apresentação institucional sobre as atribuições das entidades que compõem o Sistema OCB (Sescoop, OCB e CNCoop), os participantes também terão a chance de visitar parceiros como Embrapa, Bancoob, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Banco Central, além de conhecer o Congresso Nacional.
Pedro Afonso (11/02) - Uma unidade mais eficiente nas áreas operacional e de gestão para oferecer um atendimento de qualidade ao produtor. É com essa proposta que a equipe do armazém da Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Coapa) vai atuar na Safra 2013/2014, conforme anunciado durante reunião, na semana passada.
No encontro, cuja participação foi de cerca 40 pessoas, os produtores conheceram detalhes sobre a manutenção geral e implantação de melhorias, executadas na unidade, com investimento inicial de R$ 500 mil. Além disso, o gerente da Unidade Operacional da Coapa, Odílio Bezerra, repassou várias informações sobre normas de funcionamento e procedimentos técnicos, sanando dúvidas dos participantes.
Ele também lembrou que o armazém funcionará 24 horas, sete dias por semana. “Todas as medidas adotadas foram pensadas a fim de dar mais eficiência e segurança, além de garantir a qualidade dos serviços prestados pelo armazém”, pontuou Bezerra.
De acordo com o superintendente, José Rander Lopes, a unidade está mais eficiente e dá mais segurança ao produtor que opta por entregar seus grãos à Coapa. Já o presidente da cooperativa, Ricardo Khouri, destacou que está sendo implantada uma filosofia de profissionalização do armazém. (Assimp Coapa)
Rio de Janeiro (11/02) - A gestão cooperativista em alta no estado fluminense. No dia 4 de fevereiro o setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ iniciou uma série de visitas técnicas por todo o estado do Rio de Janeiro. O objetivo é sensibilizar as cooperativas e demonstrar a importância de elas aderirem aos programas PAGC (de Acompanhamento da Gestão Cooperativista), PDGC (de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e ao POC (de Orientação Cooperativista).
A primeira visita foi na Cooptubiacanga, cooperativa de reciclagem, localizada na Ilha do Governador. Na ocasião, a analista do Sescoop/RJ, Inês Vieira, foi recebida pelo presidente da Instituição, Wanderson Sabino.
Ele destacou o crescimento das cooperativas, a partir da profissionalização e capacitação. “Considero todo esse processo como um grande aprendizado para percebermos a importância de uma gestão mais profissional e preocupada com os controles”, analisa.
Para o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz “a adesão a esses programas tornará as cooperativas do Rio ainda mais fortes, disseminando a cultura do cooperativismo fluminense em todo o País”.
PDGC – O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas. Mais informações: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite/
PAGC – O Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista visa a garantir que o cooperativismo no País mantenha suas características originais de respeito ao trabalho coletivo e para o bem comum. Ele consiste em um diagnóstico e acompanhamento das cooperativas, com orientações e planos de melhoria, por meio do Instrumento de Acompanhamento da Gestão Cooperativista.
POC - O Programa de Orientação Cooperativista (POC) tem como proposta garantir conhecimento a grupos interessados em saber mais sobre a doutrina, princípios, valores e características de uma sociedade cooperativista. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Florianópolis (11/02) – Para informar ao quadro de associados sobre as atividades do ano de 2013, o Sicoob MaxiCrédito iniciou no dia 29 de janeiro a rodada das pré-assembleias, evento que será realizado em cada agência. Os primeiros encontros, nos municípios de Santiago do Sul, Entre Rios, União do Oeste, Caxambu do Sul, Quilombo e Águas Frias, reuniram mais de 1,8 mil pessoas. As pré-assembleias se estendem até o dia 25 de fevereiro.
Na opinião do presidente, Elói Frazzon, as pré-assembleias são mais uma forma de levar ao quadro social a transparência e a credibilidade da MaxiCrédito. “A cooperativa sempre trabalhou pensando no associado, que além de cliente, é um cotista, pois participa da instituição através da divisão dos resultados”, afirma.
Ivair Chiella, vice-presidente, diz que a MaxiCrédito teve crescimento acentuado nos últimos anos, o que mostra também as conquistas do sistema cooperativo. “Somos a maior cooperativa do sistema Sicoob de Santa Catarina e estamos entre as 24 maiores do país, resultado de um trabalho sério e pioneiro, apoiando o desenvolvimento das comunidades locais”, afirmou.
Em 2013, o Sicoob MaxiCrédito aumentou em 17,9% o número de associados, passando para 44.588 pessoas que realizam movimentações financeiras na cooperativa. Acompanhando este número, o capital social dos cooperados chegou a R$ 62 milhões, gerando um crescimento de 20,4%. (Sicoob MaxiCrédito)
Brasília (11/02) – A realização de projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2014 foi o foco principal da reunião entre dirigentes do Sistema OCDF e representantes da Cooperativa de Projetos e Serviços Socioambientais (Trilha Mundos). A reunião aconteceu no último dia 5, em Brasília.
Durante o encontro, foram levantadas as necessidades da cooperativa e pontuadas algumas estratégias para o seu desenvolvimento. Os gestores definiram, por exemplo, a realização de palestras sobre segurança no trabalho, a serem ministradas pela presidente da Trilha Mundos, Renata Frechiani Dalla Bernardina.
Na oportunidade as representantes da cooperativa aproveitaram para conhecer as instalações da nova sede do Sistema OCDF. Participaram da reunião o superintendente do Sistema OCDF, Remy Gorga, a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Carla Madeira, a presidente da cooperativa Renata Frechiani, além de outros representantes da Trilha Mundos.
INFORMAÇÕES – A Trilha Mundos – Projetos Socioambientais é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, constituída por uma equipe multidisciplinar especializada na elaboração e no desenvolvimento de projetos diversificados, com base na responsabilidade social e ambiental.
A ideia de se criar a cooperativa nasceu em 2004 entre colegas do curso de Especialização em Ecoturismo, oferecido pela Universidade de Brasília. Constituída em maio de 2005, a Trilha Mundos, atualmente, conta com 20 cooperados. (Assimp Sistema OCDF)
Brasília (10/02) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) dá publicidade a comprovação dos requisitos para o cargo analista, na função de Analista Tributário, para o candidato Reinaldo Pires Moreira, comprovou as informações de seu currículo, preenchendo, desta forma, todos os requisitos para assumir o cargo.
COMUNICADO Nº 08
Assim sendo, o Sescoop convoca o candidato para se apresentar na Gerência de Pessoas da unidade nacional do Sescoop, localizada no Edifício Belvedere, situado Setor de Autarquias Sul – SAUS - Quadra 06, Bloco “K”, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF, no dia 11/02, às 9 horas para apresentação dos documentos necessários à contratação (descritos no item “nº 4.6” do Comunicado de Abertura do referido Processo Seletivo) bem como para o recebimento do exame admissional.
Brasília (7/2) - Dirigentes do Sistema OCDF e da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) se reuniram na manhã de ontem no Cartório de 3° Ofício de Notas, localizado no Venâncio 2.000, para efetuar a assinatura da escritura de compra e venda de mais 2 salas, localizada no SCS Edifício Embaixador, Asa Sul – Brasília/ DF.
A partir desta data, as salas 219 e 220 passam a ser oficialmente patrimônio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal.
Estavam presentes o Presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Roberto Marazi, o Superintendente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Remy Gorga, o Diretor Financeiro da OCDF, Luiz Lesse Moura Santos, a Gerente Administrativo/Financeiro da OCDF, Sônia Rodrigues de Miranda Silva, O Presidente da FNHRBS, Alexandre Sampaio de Abreu e o Diretor Financeiro da FBHA, José Darcílio Côrtes Junqueira Reis.
(Fonte: Sistema OCDF)
Rio de Janeiro (7/2) - No dia 4 de fevereiro o setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ iniciou uma série de visitas técnicas às cooperativas do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é sensibilizá-las e demonstrar a importância de aderirem ao PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista), ao PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e ao POC (Programa de Orientação Cooperativista).
A primeira visita foi na Cooptubiacanga, cooperativa de reciclagem, localizada na Ilha do Governador. Na ocasião, a analista do Sescoop/RJ, Inês Vieira, foi recebida pelo presidente da Instituição, Wanderson Sabino.
Wanderson destacou que o crescimento das cooperativas se dá a partir da profissionalização e capacitação: “Considero todo este processo como um grande aprendizado para que possamos perceber a importância de uma gestão mais profissional e preocupada com os controles”, destacou.
Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop/RJ, Marcos Diaz “a adesão a estes programas vai tornar as cooperativas do Estado ainda mais fortes, disseminando a cultura do cooperativismo fluminense em todo o país”.
A Cooptubiacanga é uma das cooperativas que operam a Central de Triagem em Irajá, que faz parte do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro com a Inclusão Social e Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis.
PDGC
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas.
Toda a metodologia desse Programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Os questionários permitem um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), simbolizando a visão sistêmica da organização.
Mais informações: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite/
PAGC
O Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista, visa garantir que o cooperativismo no país mantenha suas características originais de respeito ao trabalho coletivo e para o bem comum.
O PAGC consiste em um diagnóstico e acompanhamento das cooperativas, com orientações e planos de melhoria, por meio do Instrumento de Acompanhamento da Gestão Cooperativista.
POC
O Programa de Orientação Cooperativista (POC) tem como proposta garantir conhecimento a grupos interessados em saber mais sobre a doutrina, princípios, valores e características de uma sociedade cooperativista. Este programa visa aumentar os níveis de conhecimento da sociedade em cooperativismo, preparando estes grupos para constituir ou fazer parte de cooperativas de forma consciente e responsável, ajudando a disseminar a cultura cooperativista.
(Fonte: Sistema OCB/RJ)
"Brasília (6/2) - O PENSA – Centro de Conhecimento em Agronegócios da Universidade de São Paulo – está retomando os seus já tradicionais seminários. O primeiro deste ano será com uma empresa controlada por uma cooperativa norte americana, líder mundial do agronegócio diversificada em energia, grãos e alimentos. “CHS – Uma cooperativa global” é o tema do encontro que ocorre no dia 13 de fevereiro em São Paulo.
O palestrante será o CEO da companhia no Brasil, Stefano Rettore. Graduado em Economia Internacional pela Universidade de Torino, na Itália, Rettore participou de um Programa de Desenvolvimento Executivo do INSEAD e do Advanced Management Program da Harvard Business School, do qual é um Alumni.
O seminário está marcado para o período das 11h às 12h, e será realizado na sala Ruy Leme da FEA/USP. Para mais informações: (11) 3818-4005 /
Saiba mais
O PENSA é um centro de pesquisa, ensino e extensão, dedicado ao estudo das estratégias das organizações que atuam nos sistemas de base agrícola. Tem a sua base na Universidade de São Paulo, desde 1990, e representa uma organização na forma de rede com participantes de diferentes Universidades do Brasil e do exterior. Desenvolve essa competência por meio de 3 áreas de atuação: pesquisa, educação continuada e projetos aplicados.
Curitiba (4/2) - A proposta de criação de uma central de fretes em Paranaguá foi discutida por dirigentes de 11 cooperativas paranaenses do ramo transporte, que participaram de uma reunião extraordinária ocorrida no último dia 1º de abril, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. A ideia partiu do coordenador estadual do ramo, Dorival Bartzike, que é presidente da Coopercaf (Cooperativa de Transportes de Cafelândia). De acordo com ele, o objetivo seria constituir uma cooperativa central em Paranaguá, com a responsabilidade inicial de agenciar fretes de retorno para as cooperativas filiadas a ela. Além desta atribuição, foi levantada a possibilidade desta central organizar fretes das filiadas para as cooperativas que precisem de mais caminhões em determinadas épocas do ano que demandam caminhões além da capacidade da cooperativa.
A proposta foi bem aceita pelos participantes do encontro e os representantes do ramo decidiram solicitar apoio da Ocepar na elaboração de um estudo de viabilidade para a criação dessa central”, informou o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sistema Ocepar, João Gogola Neto. Um ofício com essa demanda foi encaminhado ao presidente da entidade, João Paulo Koslovski.
Fundo de ajuda mútua – Na reunião, foi discutida ainda a criação de um fundo de ajuda mútua entre as cooperativas de transporte. Diante da dificuldade de concretizar essa proposta, devido a proibições impostas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, o grupo decidiu enviar um ofício ao Conselho Consultivo Nacional do Ramo, solicitando que o tema seja tratado diretamente com a Susep. “A intenção é avaliar se existe um meio de utilizar a prerrogativa da Lei nº 5.764/71, criando fundos de assistência mútua para reduzir o custo com a contratação de seguros para caminhões e implemento”, esclareceu Gogola. A reunião contou ainda com a participação do analista econômico e financeiro do Sescoop/PR, Jessé Aquino Rodrigues.
(Fonte: Sistema Ocepar)
Belém (4/2) - O Sistema OCB/Sescoop-PA, por meio de seu presidente Ernandes Raiol, tem realizado visitas a cooperativas da região oeste do estado. As visitas ocorreram desde o dia 23/1 e foram até o dia 31/1. Entre os objetivos da visita técnica estiveram o de reunir com as cooperativas da região, apresentar a forma de trabalho do Sistema, orientar os cooperados no sentido de profissionalizar a gestão por meio do cursos desenvolvidos pelo Sescoop-PA, e principalmente, difundir a recente conquista do cooperativismo com a Lei nº 7.780, de 26/12/2013, que instituiu a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo no Estado do Pará.
A nova Lei consiste no conjunto de diretrizes e regras voltadas para o incentivo à atividade cooperativista e ao seu desenvolvimento no Pará. Para efetivação da política, compete ao Poder Público Estadual, por exemplo, criar instrumentos e mecanismos que estimulem o contínuo crescimento da atividade cooperativista.
Entre os municípios visitados na região oeste do Pará estiveram Santarém, Óbidos, Almeirim, Belterra, Monte Alegre, Prainha, Mojuí dos Campos e Alenquer. A visita técnica pretendeu assim, aproximar cada vez mais o Sistema OCB/Sescoop-PA das cooperativas do estado, orientando, esclarecendo e contribuindo para o crescimento do cooperativismo local.
(Fonte: Sistema OCB/PA)
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