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Brasília (27/03) – Recife está sendo palco do Encontro ANS, promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), focado nas operadoras de planos de saúde. O evento é voltado a organizações que atuam no setor de saúde suplementar, representantes e entidades de classe, como é o caso do Sistema OCB. A abertura do encontro foi prestigiada pelo presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, que também preside o Conselho Consultivo do ramo Saúde na Diretoria do Sistema OCB.
A abertura do Encontro foi prestigiada pelo presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, que é o presidente do Conselho Consultivo do ramo Saúde na Diretoria do Sistema OCB. O coordenador do ramo Saúde, Laudo Rogério, também acompanha a programação do evento.Segundo André Pacelli, esses encontros são uma ótima oportunidade de as cooperativas que atuam na saúde suplementar serem cada vez mais protagonistas nas decisões. “Ao participarem de eventos assim nossas cooperativas contribuem com o desenvolvimento das ações de saúde no país, mostrando a importância do cooperativismo na construção de um setor, cujo principal interesse é a prestação de um serviço de qualidade”, comenta.
QUALIFICAÇÃO – O objetivo do Encontro ANS é compartilhar informações e visões que contribuam para a construção de um setor de saúde suplementar cada vez mais qualificado. As atividades começaram ontem e vão até amanhã. Também participam os órgãos de defesa do consumidor.
ASSUNTOS – No evento os atores do setor poderão discutir normas de fiscalização, regras para autorização de funcionamento e comercialização de planos de saúde, conceitos para acompanhamento econômico e financeiro das operadoras, além de ressarcimento ao SUS e o novo Rol de procedimentos da ANS.
CRESCIMENTO – A abertura do evento contou com presença da diretoria da ANS presidida pelo médico André Longo, que destacou a retomada dos Encontros regionais da ANS começando pelo Nordeste, dado o papel de destaque e pelo crescimento – acima da média – do número de planos de saúde na região."
Campo Grande (27/03) – O Sindicato Rural da cidade com o apoio do Sistema OCB/MS promoveu o 17º Encontro Técnico do Leite, com o objetivo de oferecer ao produtor um leque de novas tecnologias e procedimentos para aumentar a produtividade e tornar a atividade cada vez mais competitiva. O evento ocorreu na segunda-feira (17/03).
O encontro reuniu pesquisadores e produtores rurais que debateram questões capazes de contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na capital. O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, compôs a mesa de abertura e destacou a necessidade de organização dos produtores para adquirirem gestão e competitividade.
A primeira palestra foi oferecida pelo Sistema OCB/MS em parceria com o Sistema OCB/GO. O tema foi “Organização dos Produtores de Leite”. A intenção foi apresentar, no contexto do mercado lacto atual, os vários elos da cadeia de leite bem como suas complexidades, gargalos e a necessidade da organização dos produtores.
HAROLDO MAX – A palestra foi ministrada pelo agropecuarista e presidente do Sistema OCB/GO, Haroldo Max. Ele é presidente da Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins (Fecoop CO/TO). Max também preside a Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite) e a Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona (Coapro).
Durante sua palestra, Max frisou que atualmente são mais de 1 milhão de produtores de leite no Brasil e eles que precisam se profissionalizar e se organizar. “O cooperativismo é uma grande alternativa de organização e principalmente de profissionalização, pois o varejo é o que mais ganha na cadeia, enquanto o produtor mal paga seus custos”, destacou. (Assimp Sistema OCB/MS)
Belo Horizonte (27/03) – Uma reunião de líderes e gestores das cooperativas da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba está programada para ocorrer em Uberlândia, no dia 2 de abril, na sede do Sicoob Creditril. São esperadas cerca de 100 pessoas. O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, já confirmou a presença.
O encontro tem o objetivo de apresentar os resultados das visitas técnicas realizadas nas cooperativas da mesoregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e formular plano de atuação para a capacitação na região. Além do presidente do Sistema Ocemg, também estará presente a gerente de Capacitação, Andrea Sayar, e a gerente de Acompanhamento de Cooperativas do Sistema, Vitória Drummond.
MULHERES – Logo em seguida, nos dias 3 e 4 de abril, também em Uberlândia, acontece o primeiro Encontro de Mulheres Cooperativistas de 2014. O encontro tem como objetivo geral encorajar a participação das mulheres nos debates relativos às cooperativas nas quais estejam envolvidas, visando reconhecer o seu papel no contexto da promoção do desenvolvimento e sustentabilidade desses empreendimentos. O público alvo são mulheres cooperativistas, empregadas (em cargos de gerentes ou acima) e esposas de cooperados das entidades registradas e adimplentes com o Sistema Ocemg.
A agenda de eventos, cursos e treinamentos do Sistema já está disponível no portal do cooperativismo mineiro. Para abril, está programado o curso de Capacitação para Conselheiros Fiscais nas cidades de Araxá, Montes Claros, Unaí, Machado e Juiz de Fora. Em maio, acontecerá o primeiro Encontro de Jovens Cooperativistas de 2014 na cidade de Montes Claros, além do Encontro de Profissionais, Sábado Cooperativo, entre outros eventos.
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Assimp Sistema Ocemg
Salvador (27/03) – O Canadá é um dos países onde o cooperativismo de crédito é considerado dos mais avançados do mundo. Com participação no mercado financeiro de 10,5%, compreende dois grandes sistemas: o DesJardin (Québec), que é a 6ª maior instituição financeira do país; e o Crédit Union Central of Canada (sediado em Toronto).
No Québec, um dos mais importantes estados do país, o DesJardins tem penetração de 73% da população (6 milhões de cooperados), de acordo com dados estatísticos oficiais.
Por esses motivos o cooperativismo canadense foi escolhido como destino da comitiva de dirigentes liderada pela OCB para um intercâmbio entre os dias 22 e 30 de março.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, é um dos participantes da viagem, que tem como objetivo conhecer de perto as experiências do cooperativismo de crédito naquele país.
O roteiro da viagem inclui visitas técnicas aos dois principais sistemas de cooperativas de crédito do país. Os visitantes conhecerão também a casa histórica de Alphonse-DesJardins, o precursor do cooperativismo de crédito nas Américas e pioneiro na fundação da cooperativa que serviu de modelo para o surgimento de muitas outras.
Devido à importância estratégica do cooperativismo de crédito canadense no fomento aos pequenos negócios e no desenvolvimento local, similar à realidade brasileira, a visita técnica poderá gerar enorme aprendizado e benefícios para o cooperativismo baiano, de acordo com Cergio Tecchio.
Governança, regulação e profissionalização da gestão também são outros aspectos do modelo canadense que serão atentamente observados pela comitiva brasileira. (Assimp Oceb)
Uberlândia (25/03) – O Sistema Ocemg dará início, no próximo mês, à sua programação de eventos nas diversas regiões do Estado. Nos dias 3 e 4 de abril, ocorre, em Uberlândia, o Encontro Regional de Mulheres Cooperativistas. Estão disponíveis 60 vagas para o evento, com o limite de 5 representantes por cooperativa. As interessadas devem se inscrever até sexta-feira (28), pelo email:
O encontro tem como objetivo geral encorajar a participação das mulheres nos debates relativos às cooperativas nas quais estejam envolvidas, visando reconhecer o seu papel no contexto da promoção do desenvolvimento e sustentabilidade desses empreendimentos. O público alvo são mulheres cooperativistas, empregadas (em cargos de gerentes ou acima) e esposas de cooperados das entidades registradas e adimplentes com o Sistema Ocemg.
Na programação do Encontro de Mulheres Cooperativistas estão previstas palestras com o engenheiro agrônomo, Maurício Landi, e com o especialista em Gestão do terceiro Setor, Benedito Nunes, além de oficinas de trabalho e debates sobre o cooperativismo e o papel relevante que as profissionais desempenham no mercado atual.
A iniciativa integra o projeto de descentralização das ações do Sistema, proposto durante as reuniões realizadas no ano passado com dirigentes cooperativistas de todo o Estado para a elaboração do Plano Diretor do Sistema Ocemg 2013/2017. Na ocasião, um pedido recorrente foi de que os eventos do Sistema fossem promovidos nas demais regiões mineiras, além de Belo Horizonte.
Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Capacitação pelo telefone: 31.3025-7112 ou clique aqui.
Brasília (21/03) – Dois importantes eventos para o cooperativismo estão marcados para ocorrer na próxima semana: o lançamento da Agenda Legislativa 2014, marcado para terça-feira, dia 25, e a divulgação nacional do Dia de Cooperar (Dia C), que será realizada na quarta (26).
A Agenda Legislativa do Cooperativismo 2014, além de apresentar as proposições que se encontram na pauta do Congresso Nacional, também se torna uma importante fonte de consulta sobre dados e conceitos do cooperativismo e, também, divulga o balanço das conquistas do ano passado.
O evento ocorrerá no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, às 19h30. Diversas autoridades governamentais e demais parceiros do cooperativismo foram convidados.
Já o lançamento nacional do Dia C tem o objetivo de apresentar às unidades estaduais o tema da campanha de 2014 e os materiais produzidos, os quais serão disponibilizados aos estados. Também serão repassadas informações sobre a amplitude do projeto, como a adesão das unidades, e, por fim, elaborado um cronograma de desenvolvimento regional das atividades do Dia C 2014.
Belo Horizonte (20/03) – O Sistema Ocemg dará início, no próximo mês, à sua programação de eventos nas diversas regiões do Estado. Nos dias 3 e 4 de abril, acontece, em Uberlândia, o Encontro Regional de Mulheres Cooperativistas. Estão disponíveis 60 vagas e o limite de representantes por cooperativa é de cinco pessoas. As interessadas devem se inscrever até o dia 28 deste mês, pelo email
O encontro tem por objetivo geral encorajar a participação das mulheres nos debates relativos às cooperativas nas quais estejam envolvidas, visando a reconhecer o seu papel no contexto da promoção do desenvolvimento e sustentabilidade desses empreendimentos.
O público-alvo são mulheres cooperativistas, empregadas (em cargos de gerentes ou acima) e esposas de cooperados das entidades registradas e adimplentes com o Sistema Ocemg.
Na programação do Encontro de Mulheres Cooperativistas estão previstas palestras com o engenheiro agrônomo, Maurício Landi, e com o especialista em Gestão do Terceiro Setor, Benedito Nunes, além de oficinas de trabalho e debates sobre o cooperativismo e o papel relevante que as profissionais desempenham no mercado atual.
Para obter mais informações, a interessada deve entrar em contato com a Gerência de Capacitação pelo telefone: (31) 3025-7112.
Vitória (19/03) – No próximo dia 10 de abril, a Unimed Sul Capixaba, em parceria com o Sebrae e o Sistema OCB/ES lançarão o projeto +Qualiss: Gestão e Qualidade em Saúde. A atividade pretende auxiliar as micro e pequenas empresas credenciadas da Unimed Sul Capixaba a terem uma boa pontuação no Programa QUALISS da Agência Nacional de Saúde (ANS).
O QUALISS já existe e visa a estimular a qualificação dos prestadores de serviços na saúde suplementar, a fim de aumentar a disponibilidade de informações sobre essa qualificação.
De acordo com o supervisor de Recursos Humanos da Unimed Sul Capixaba, Deidiney Santanna Peçanha, o intuito do +QUALISS é antecipar o trabalho de fiscalização da ANS e proporcionar à sua rede credenciada maior qualificação na prestação de serviços.
O lançamento do programa será realizado em Cachoeiro de Itapemirim e contará com a palestra “Requisitos legais do QUALISS”, com Adriana Daum Machado, Consultora QUALISS. (Assimp OCB/ES)
Curitiba (18/03) – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, esteve ontem na sede da Ocepar, em Curitiba, onde participou de uma série de reuniões, entre elas o encontro semanal dos gerentes e coordenadores da unidade estadual, conduzido pelo superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken.
Segundo Ricken, a ideia é alinhar os trabalhos realizados no Estado com o planejamento do Sistema OCB, discutindo, assim as estratégias para que as realizações a curto e médio prazo aconteçam em sintonia com as demandas das cooperativas.
Para o superintendente, Renato Nobile, é imprescindível agradecer a toda a equipe do Sistema Ocepar pelas inúmeras contribuições ao trabalho técnico e de representação do Sistema OCB.
"É uma equipe que tem, incansavelmente, doado energia, conhecimento e tempo para nos ajudar nas inúmeras ações demandadas pelas unidades estaduais, cooperativas e seus cooperados", frisa Renato Nobile.
Para Ricken, a intercooperação é fundamental para o fortalecimento do cooperativismo brasileiro. “Participamos de um sistema que tem por princípio a cooperação e a vinda de Renato Nobile até aqui, o fato de nos ouvir e de participar do nosso alinhamento estratégico é uma demonstração de que estamos na mesma direção e com a meta de nos tornarmos cada vez mais fortalecidos", avalia o superintendente da Ocepar.
OUTROS TEMAS – À tarde, o superintendente da OCB também tratou de temas específicos com cada um dos gerentes e coordenadores da Ocepar como, por exemplo, os preparativos para a realização da Expocoop, evento que ocorre de 15 a 17 de maio, em Curitiba e a execução dos programas Gestão de Desenvolvimento da Autogestão (GDA) e Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH).
Renato Nobile ressaltou, ainda, que a iniciativa de participar de reuniões como as que ocorreram ontem, na capital paranaense, confere uma dinâmica mais efetiva à relação com os estados, pois é fundamental que a exista uma interação entre a Unidade Nacional e as unidades estaduais. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Ocepar)
Curitiba (18/03) – As aulas da primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas, oferecido pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), tiveram início na sexta-feira (14), em Curitiba.
Os alunos tiveram aulas de Metodologia de Pesquisa e Análise Quantitativa de Dados (obrigatórias), além das disciplinas eletivas Inovação e Tecnologia, Gestão Estratégica e Governança em Cooperativas, Gestão Estratégica de Pessoas e Bases Legais do Cooperativismo. As aulas prosseguiram ao longo de todo o sábado.
CURSO – O Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas é uma iniciativa da Escola de Negócios da PUCPR e conta com o apoio do Sistema Ocepar. Trata-se de uma pós-graduação na modalidade “stricto sensu”, lançada no ano passado.
Os alunos puderam optar por duas linhas de pesquisa: Cooperativismo e Sustentabilidade e Gestão Estratégica de Entidades Cooperativas. O programa contempla 24 créditos, com cinco disciplinas obrigatórias e três eletivas, mais uma dissertação. As aulas são quinzenais.
“A missão do curso é gerar conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho para o setor cooperativista, capazes de pesquisar, identificar e encontrar soluções de problemas complexos existentes nas cooperativas”, explicou o professor Eduardo Damião da Silva, decano da Escola de Negócios da PUCPR. (Assimp Ocepar)
Brasília (14/03) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) – unidade nacional – prorrogou, hoje, o processo seletivo número 05/2013 para as funções de analista de banco de dados e advogado, por mais três meses. Com isso, os candidatos aprovados, classificados e não contratados permanecerão no cadastro de reserva, pelo prazo de vigência do processo seletivo, improrrogável, de acordo com os interesses da entidade. Acesse o COMUNICADO Nº 07.
"Brasília (13/03) – O Sistema OCB acaba de disponibilizar em seu portal o link para download do livro “Histórias de Cooperação – 366 cooperativas brasileiras que constroem um mundo melhor”. Ao todo, são apresentados 366 casos de sucesso – um texto para cada dia de 2012, declarado pela Organização das Nações Unidas como “Ano Internacional do Cooperativismo”.
Para baixar o arquivo, basta que o interessado acesse www.brasilcooperativo.coop.br e clique no banner da publicação. Para ir direto, CLIQUE AQUI. O livro foi lançado no início deste ano e conta histórias de cooperativas que, graças à sua gestão profissionalizada, contribuem para mudar o cenário das comunidades onde estão presentes, gerando desenvolvimento e levando mais qualidade de vida e felicidade às pessoas.
Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ao longo de 2012 as cooperativas aproveitaram a oportunidade para divulgar seu trabalho. “Mostramos ao Brasil que, por meio do trabalho em conjunto, conquistamos a nossa independência econômica. Assim, juntos e movidos por um espírito empreendedor característico dos cooperativistas, nos firmamos, cada vez mais, como um modelo de negócio sustentável”, comenta o presidente.
O livro foi distribuído às unidades estaduais e estão, pouco a pouco, sendo entregues às cooperativas retratadas. O objetivo é inspirar o leitor a empreender, encontrando a motivação que lhe falta para, também, escrever uma história diferente, com um final feliz.
NÚMEROS – No Brasil, o cooperativismo reúne mais de 11 milhões de associados e mais de 321 mil empregados. Se incluirmos as famílias desses cooperados, falaremos de algo que envolve cerca de 44 milhões de brasileiros.
Brasília (13/03) – Acaba de ser lançada a sétima edição da revista Paraná Cooperativo Técnico e Científico – uma das publicações mais importantes do setor cooperativista quando o assunto é a divulgação dos melhores trabalhos de conclusão de cursos. O periódico é anual e divulga artigos técnicos elaborados por alunos de cursos oferecidos pelo Instituto Superior de Administração (ISAE), em parceria com a Ocepar e o Sescoop Paraná.
A revista divulga textos abordando assuntos considerados prioritários no cotidiano das cooperativas, ou seja, a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o trabalho de responsabilidade socioambiental, a promoção social e o desenvolvimento econômico dos cooperados.
Nesta edição, foram tratados temas sobre a gestão da cultura de alto desempenho nas propriedades de pecuária de leite; a sucessão familiar em uma propriedade rural; a geração de biogás a partir do efluente da produção de amido de mandioca; a escassez da mão de obra operacional nas cooperativas agropecuárias do Paraná, dentre outros. ACESSE O MATERIAL
Brasília (13/03) – Conhecer de perto a gestão e a forma de atuação da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), localizada na região de Peixoto do Azevedo, no estado do Mato Grosso. Esse é o objetivo da visita de representantes do Sistema OCB (unidade nacional) e do Sistema OCB/MT. Os técnicos foram recebidos hoje pela cooperativa, considerada modelo.
Da programação, constam várias visitas a garimpos e locais específicos para o tratamento do minério. A expectativa é de conhecer a forma de atuação e gestão da cooperativa, identificar a diversidade de extração da matéria-prima e dialogar com os garimpeiros sobre a aplicação da legislação em relação às oportunidades que podem beneficiar o ramo.
A região de Peixoto de Azevedo tem sua economia baseada no setor aurífero, o que desperta o interesse de muitas empresas em investirem na exploração local.
COOGAVEPE – De acordo com Gilson Camboim, presidente da Coogavepe, a cooperativa tem o papel de zelar pela legalidade da atividade, oportunizando ao cooperado custos mais acessíveis, apoio técnico ao desenvolvimento da atividade e orientação para recuperação das áreas exploradas.
Camboim ressalta que a cooperativa atua com foco no crescimento sustentável, possibilitando que, futuramente, seja implantada uma Central que terá a função de gerenciar as atividades das cooperativas locais.
ORIENTAÇÃO – Além disso, os 3,7 mil associados recebem orientações sobre as leis vigentes e a importância da comercialização nos postos autorizados e regularizados.
Belo Horizonte (12/03) – O trabalho do Sistema Ocemg, por meio de sua Gerência de Acompanhamento de Cooperativas (Gerac), é feito de acordo com demanda das próprias cooperativas. Desde o início do ano, essa equipe técnica está com sua agenda preenchida. Somente em março, serão visitadas 13 cooperativas, dos mais variados ramos, localizadas em diversas regiões do estado.
O mês de março tem uma peculiaridade: é quando as cooperativas promovem suas assembleias. Por isso, o calendário de visitas vai só até o dia 20. Hoje, foram visitadas as cooperativas Coopel e Sicoob Credipeu, ambas sediadas em Pompéu. Amanhã é a vez da Cooperabaeté, de Abaeté, e da Coedi, de Dores do Indaiá.
SEMANA QUE VEM – Dia 18, a Cooperlam, de São Tomás de Aquino, a Unimed Monte Carmelo e a Coopermonte, ambas de Monte Carmelo, receberão a visita dos técnicos da Gerac. O dia 19 terá três visitações: Unimed Guaxupé e Coopeg, em Guaxupé, e Unipisco Uberlândia. Fechando o calendário de março, a Unimed Três Corações e a Coopercoffee recebe a equipe técnica do Sistema no dia 20.
BREVE HISTÓRICO – As visitas técnicas são realizadas desde 2010, objetivando buscar a orientação, o acompanhamento e o apoio na gestão das cooperativas, contribuindo e fortalecendo seus mecanismos de governança. Os encontros também estreitam o relacionamento com o Sistema Ocemg. As cooperativas interessadas em receber as visitas técnicas devem enviar o pedido para o e-mail:
Goiânia (11/03) – Um dos princípios do cooperativismo, o interesse pela comunidade, sempre fez parte da pauta de trabalho da Unimed Cerrado e, a cada ano, vem ganhando força. E, para realizar ações de sustentabilidade e de responsabilidade social, a Federação conta com importantes aliados: seus colaboradores.
Voluntariamente, eles têm participado de ações em prol da comunidade, dedicando parte de seu tempo à realização de trabalhos que contribuem para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, em atividades que envolvem educação, meio ambiente, saúde e sociedade.
SELO – O trabalho desenvolvido com o apoio dos colaboradores voluntários ajudou a Unimed Cerrado a conquistar, em 2013, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Responsabilidade Social. Concedido pela Unimed do Brasil, o selo é um reconhecimento ao trabalho social e de sustentabilidade realizado pela Federação.
A gerente de Recursos Humanos, Fabiana Neves, observou que o envolvimento dos colaboradores em programas de voluntariado e ações sociais é de extrema importância para o desenvolvimento organizacional da Federação.
“Por meio dessas ações, os colaboradores conseguem reforçar os conceitos de cooperativismo, respeito ao próximo, interesse pela comunidade. Além de contribuirmos com desenvolvimento local, o colaborador muda seu comportamento organizacional, morando suas relações interpessoais”, analisa. (Assimp Unimed Cerrado)
São Paulo (11/03) – A forte estiagem já causou prejuízos de até 30% nas cooperativas agrícolas segundo avaliação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP). O calor afetou culturas de soja, amendoim, café e milho, entre outros produtos.
“O levantamento foi realizado em duas grandes cooperativas, em regiões diferentes do estado de São Paulo, mas mostra a dimensão do impacto da falta de chuva e das altas temperaturas que vêm marcando esse período do ano”, analisa a consultora de Desenvolvimento em Mercados do Sescoop/SP, Flávia Maria Sarto de Oliveira.
Segundo ela, a seca afeta não só a quantidade da produção como também a qualidade das culturas produzidas pelas cooperativas agrícolas. “Nas safras de soja há relatos de grãos esverdeados. Com isso a oleaginosa está sendo desvalorizada na hora da venda. Na safra de amendoim, o prejuízo fica entre 20% a 25%”, explica.
MILHO – A Cooperativa Agrícola de Capão Bonito (CACB) enfrenta os mesmos problemas na avaliação de seu presidente, Emílio Kenji. “A seca afetou principalmente a plantação de milho. Algumas áreas em fase de plantio ainda não foram afetadas, mas a cultura semeada foi prejudicada justamente na fase de polinização. Estimamos perda de 30% no total das lavouras”, comenta Kenji.
CAFÉ – A Coopinhal (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal) também calcula prejuízos na lavoura do café. A seca afetou a fase de formação dos grãos. Na fase de granação, existe necessidade de chuvas entre 300 a 400 milímetros e, até agora, só choveu o correspondente a apenas 130 a 140 ml. A cooperativa ainda prevê prejuízos para 2015 já que nesse momento tem um atraso no crescimento das ramas para a plantação do ano que vem. (Assimp Sistema Ocesp)
Maceió (10/03) – Em homenagem ao trabalho da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) em prol do desenvolvimento socioeconômico do estado, a Sociedade Amigos do Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca, entidade vinculada ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, condecorou o presidente da cooperativa Aldemar Monteiro, com o certificado “Amigo do Batalhão”.
A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira, dia 07, na sede do Quartel do Exército, no Farol, onde ocorreu também a formatura de recrutas do batalhão. Entre os outros homenageados, estavam empresários alagoanos e o superintendente federal de agricultura em Alagoas, Alay Correia.
Como parte representante da cadeia produtiva do leite em Alagoas, Aldemar disse sentir-se honrado pelo reconhecimento recebido. “Orgulha-me saber que a agricultura familiar faz parte da segurança nacional, cujo objetivo é apoiar e incluir produtores. Agradeço ao comandante geral e presidente da organização, Sílvio de Melo, por essa homenagem. Também registro meu agradecimento ao Exército Brasileiro”, destacou.
Por sua vez, Sílvio de Melo ressaltou que o compromisso social da cooperativa está alinhado ao da Sociedade Amigos do Batalhão. “Realizamos um trabalho mútuo. Quando a organização necessita de parceria em suas ações sociais, principalmente para realizar algum trabalho com crianças ou na área educacional, a cooperativa se compromete em fornecer derivados do leite vindos de seus laticínios”, explicou agradecido o comandante. (Assimp CPLA)
O Instituto Europeu de Formação Avançada vai lançar o primeiro curso de MBA em gestão e direito cooperativo durante a Expocoop 2014, Feira Mundial do Cooperativismo que ocorre entre os dias 15 e 17 de maio, na Expo Unimed, em Curitiba.
O iMBA foi desenvolvido para responder às necessidades dos executivos cooperativistas e conciliar a vida pessoal e profissional com a exigência de u ma valorização de excelência e a obtenção de uma visão nova e atualizada da gestão de cooperativas, de forma a não interferir no dia-a-dia de trabalho do aluno.
Trata-se de uma formação gradual e completa com aulas on-line e módulos presenciais internacional, conduzida por um corpo docente de referência, que inclui 15 dias em escola de negócios internacional em Portugal, Espanha, Itália e França, que encerra-se com a elaboração de um projeto final, agregador de conhecimentos e competências.
As pré-reservas podem ser feitas por meio do e-mail
São Paulo (07/03) – Desde 2009, a Cooperativa de Consumo (Coop) mantém um forte trabalho voltado ao relacionamento com seus cooperados e isso tem resultado em um considerável incremento na movimentação bruta. Em cinco anos, a Cooperativa realizou 865 campanhas segmentadas por consumo de produtos, carteiras de valor e comportamento, gerando 11,58 milhões de interações e incremento de R$ 178,9 milhões de movimentação bruta.
“Se considerarmos a soma do faturamento da Cooperativa entre 2009 e 2013, as campanhas foram responsáveis pela participação de 10,8% no resultado”, explica a coordenadora de Marketing, Cláudia Montini. De acordo com ela, esse ótimo resultado é fruto de um trabalho diferenciado, pois a competição no mercado varejista está bastante acirrada e as práticas tradicionais de abordagem já não produzem os mesmos resultados.
Por isso, conhecer o consumidor e suas necessidades tem se tornado uma tarefa desafiadora e complexa e em meio ao excesso de opções, alcançá-los tem sido outro desafio para o marketing.
E é nesse contexto que a Coop tem desenvolvido com sucesso ações de relacionamento com seus cooperados de maneira prática e efetiva, cujos resultados têm sido muito satisfatórios, tanto sob o ângulo do negócio como para o cooperado, que recebe benefícios diretos e exclusivos.
O Marketing de Relacionamento da Coop enfatiza principalmente a necessidade de um relacionamento a longo prazo com seu mercado, em detrimento das práticas de transações com objetivos de curto prazo, buscando a fidelização de seus cooperados. (Fonte: Coop)