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Notícias negócios

 

Portas Abertas recebe dirigentes da Coopama

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Brasília (17/11) – Prestar contas das atividades realizadas pelo Sistema OCB com o objetivo de desenvolver o cooperativismo brasileiro, aproximando as cooperativas do dia-a-dia da OCB, do Sescoop e da CNCoop. Este é o principal objetivo do programa Portas Abertas, que recebeu hoje representantes da Coopama, resultado da fusão da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Machado Ltda e a Cooperativa dos Produtores de Leite de Machado Ltda.

O grupo com 12 dirigentes foi recebido pelo superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e pelas gerentes gerais Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB). Nobile explicou que o programa Portas Abertas é um canal de aproximação de lideranças cooperativistas de todo o país com a realidade do trabalho sistêmico desenvolvido pelas três entidades nacionais de defesa do cooperativismo em Brasília (DF).

Os cooperativistas assistiram à uma palestra institucional sobre o cooperativismo no mundo, no Brasil e, também, sobre a atuação política, sindical e de desenvolvimento do setor. O grupo também participou de uma visita ao Bancoob e aos principais pontos turísticos da cidade de Brasília.

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Sistema OCB/MS promove a 4ª edição da Campanha de Doação de Sangue

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Campo Grande (17/11) – Doar sangue, além de ser um ato de solidariedade, é um ato de cooperação, por isso, o Sistema OCB/MS promove a 4ª edição da campanha “Eu Coopero”. A ação é realizada com o apoio do Hemosul e das cooperativas Sicredi, Coorlms, Uniodonto CG, Conacentro e Unipsico.

As doações podem ser feitas mês de novembro, tendo como destaque a semana de 23 a 27, pois dia 25 é comemorado o dia nacional do voluntário doador de sangue. E após o ato as pessoas registram sua doação nas redes sociais com a hastag #eucoopero e ganham uma camiseta da campanha para demonstrar a sua adesão e se tornarem multiplicadores desta ideia.

Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, o cooperativismo além de ser uma alternativa para o desenvolvimento econômico também possui o seu ideal solidário. "Doar é uma causa nobre e fundamental. Acreditamos que as cooperativas podem não apenas motivar os seus cooperados, colaboradores e familiares, mas também conscientizar toda a população sobre a doação de sangue", afirma.

A campanha está na 4ª edição e tem o objetivo de conscientizar o cooperado sobre a importância de ser um doador permanente de sangue e é fundamentada no 7º princípio cooperativista que consiste em Responsabilidade Social e Interesse pela Comunidade. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MS)

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Fechamento do Programa Educa OQS tem novas propostas para 2016

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Belo Horizonte (17/11) – Pioneirismo e comprometimento foram conceitos que acompanharam toda a trajetória dos cooperativistas que integraram o Programa Educa OQS do Sistema Ocemg. A edição 2015 do Programa teve início em abril e o módulo de fechamento da iniciativa aconteceu entre os dias 9 e 11 de novembro, na Casa do Cooperativismo Mineiro, em Belo Horizonte.

Na ocasião, cerca de 40 cooperativistas que vem trabalhando o tema Organização do Quadro Social (OQS) ao longo de cinco módulos, puderam finalizar os debates e apresentar o que vem sendo implementado em suas cooperativas bem como as ações de OQS previstas para o próximo ano. Palestras e oficinas enriqueceram as discussões ao longo dos três dias de encontro.

"A OQS é uma estratégia de negócio e o nosso desafio é fazer com que o dirigente a enxergue como tal, como meio para proporcionar a sustentabilidade do negócio, fidelizando o cooperado", ressaltou a gerente de Acompanhamento de Cooperativas do Sistema, Vitória Drumond.

Uma equipe do Sescoop/SP participou do encontro a fim de ver de perto as ações realizadas em Minas, como no ramo saúde e crédito. "Queremos aprender o que as cooperativas de outros ramos, que não o agropecuário, estão fazendo com seu quadro social e funcional", lembrou o gerente de Monitoramento da unidade paulista, Luís Antônio Schmidt.

Uma série de palestras foi organizada para dar embasamento para que os participantes continuem o trabalho de Educação Cooperativista em suas organizações. Uma delas foi apresentada pelo gestor de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Edson Costa, que falou sobre o papel da educação para o desenvolvimento das cooperativas. Já as oficinas, comandadas pela palestrante da Fundação Dom Cabral, Ássima Maria Ferreira, trouxeram debates importantes para a consolidação dos módulos trabalhados ao longo do ano.

Um grupo engajado com os ideais da Educação Cooperativista foi formado nesse projeto piloto do Educa OQS. Cerca de 15 cooperativas foram representadas no último módulo do programa, mostrando comprometimento e trazendo novas ideias para trocar com os demais participantes.

Entre eles, a extensionista, Roberta Lana, da Cooperativa Agropecuária de Patrocínio (Coopa), se destacou pelo engajamento e empatia com o tema. "A parte mais difícil é inovar e formalizar. Porque já estamos acostumados de uma forma e é complicado sair desse processo. A formalização vem nos ajudando a organizar tudo isso", contou. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Melhores práticas de gestão em cooperativas serão conhecidas amanhã

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Brasília (16/11) – O Sistema OCB realiza amanhã à noite, em Brasília, a cerimônia do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (2015/2016) e o lançamento do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança (2013/2014). Representantes do cooperativismo brasileiro e parlamentares já confirmaram sua presença no evento. Ao todo, 32 cooperativas dos ramos Saúde, Crédito, Infraestrutura e Agropecuário serão premiadas em três categorias: outro, prata e bronze. Os interessados poderão acompanhar a premiação ao vivo, pela internet. Basta clicar aqui.

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015 é uma ação inovadora do Sistema OCB e está sendo realizado pela segunda vez. Ele ocorre a cada dois anos com o objetivo de valorizar e reconhecer as boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras.

PUBLICAÇÃO – O Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança (2013/2014) é um banco de conhecimento, resultante de um trabalho intenso desenvolvido pelas cooperativas reconhecidas nas categorias Prata e Ouro da primeira edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado em 2013. A publicação do documento é uma forma de o Sistema OCB manifestar o agradecimento a essas cooperativas por gerarem conhecimento e compartilharem seu sucesso com a sociedade, afirmando a maturidade em sua gestão.

O material contém a expertise das cooperativas que, ao realizarem ações, projetos e programas, compartilham os melhores caminhos a serem percorridos por quem tem interesse em desenvolver algo semelhante. De acordo com a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela, um documento como este favorece a intercooperação, um dos princípios do cooperativismo.

Segundo ela, o compêndio traz uma série de outros ganhos para o dia-a-dia das cooperativas. “Nossos principais objetivos, ao lançarmos este material, são valorizar e disseminar às boas práticas que já fazem parte da rotina cooperativista. As ações apresentadas mostram que o cooperativismo é um setor que se reinventa, melhorando constantemente seus processos e, como resultado disto, ampliando sua competitividade e participação no mercado”, comenta a gerente.

CONTEÚDO – Ao todo, oito critérios estão contidos no documento. São eles: governança, liderança, sociedade, clientes, pessoas, processos, estratégias e planos, informações e conhecimento. Em cada um deles podem ser encontradas práticas que abrangem o: diagnóstico, descrição da prática, metodologia, aplicação, aprendizado, integração com outras práticas, alinhamento com os princípios cooperativistas e resultados alcançados.

PALESTRA – Para falar sobre felicidade como instrumento de gestão, teremos a palestra “Felicidade dá Lucro”, proferida por Márcio Fernandes, CEO da Elektro, uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil e eleita a melhor empresa para se trabalhar, por cinco anos consecutivos, pela Great Place to Work e Revista Você S/A. Márcio é graduado em administração de empresas e tem MBA em controladoria, ambos pela Universidade de São Paulo. É conselheiro da Fundação Nacional da Qualidade, autor de artigos e do livro “Felicidade dá Lucro” pela editora Companhia das Letras.

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Cooperativas são finalistas em disputa nacional de satisfação do cliente

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Brasília (16/11) – Na próxima quarta-feira (19/11), o Brasil conhecerá as vencedoras do Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor 2015 (IASC), realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A cerimônia está marcada para as 17h e ocorrerá na sede da Agência, em Brasília. Nove cooperativas são finalistas e concorrem em quatro categorias.

Categoria

Finalista

Permissionárias com até 10 mil unidades consumidoras

Cooperativa de Eletricidade Grão Pará – CERGAPA

Cooperativa de Eletrificação Lauro Muller – COOPERMILA

Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural – COORSEL

Permissionárias com mais de 10 mil unidades consumidoras

Cooperativa de Dist. e Geração de Energia das Missões Ltda. – CERMISSÕES

Cooperativa de Eletrificação Sul Catarinense – CERSUL

Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA

Maior crescimento

Cooperativa de Elet. e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe Ltda. – CERCOS

Cooperativa de Eletrificação Rural da Região de São José do Rio Preto Ltda. – CERRP

Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai – CRERAL

Prêmio IASC 2015 - permissionárias

Nessa categoria todas as concessionárias concorrem


SAIBA MAIS – A pesquisa foi realizada pela empresa Zaytec Brasil, entre os dias 2 de junho e 17 de agosto de 2015. Ao todo, foram entrevistados 25.186 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 550 municípios atendidos pelas 101 distribuidoras, sendo 63 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica desde 2000, o IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. A partir de 2002, a Aneel instituiu o Prêmio IASC, com o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua na perspectiva do consumidor.

VEJA AQUI a relação de finalistas nas 13 categorias do Prêmio IASC.

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Cooperativistas paraguaios conhecem cooperativas paranaenses

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Curitiba (16/11) – A visita técnica de 34 cooperados e funcionários de 12 cooperativas de produção agropecuária do Paraguai iniciada na última segunda-feira se encerrou nesta sexta-feira (13/11) na Ocepar, em Curitiba. O grupo veio conhecer detalhes do sistema paranaense, principalmente o voltado para a preparação dos jovens e a integração das mulheres às cooperativas.

Celia Veia, coordenadora da Aliança dos Comitês de Educação das Cooperativas de Produção (Acecoop), que pertence à Federação das Cooperativas de Produção (Fecoprod), reforçou que a visita teve como interesse “conhecer os programas de capacitação, a gestão administrativa e a integração de jovens e mulheres nos conselhos de administração das cooperativas paranaenses”.

Celia adiantou que a intenção do grupo é levar para o Paraguai as boas experiências das cooperativas do estado. “Com isso, queremos aumentar a integração de mais pessoas às cooperativas, por meio de várias ações, que passam principalmente pela formação dos jovens, visando ao fortalecimento do sistema em nosso país”.

INTEGRAÇÃO – Para Nilmar Schorr, presidente do Comitê de Educação da Cooperativa Naranjito, também foi importante conhecer o sistema de integração promovido por cooperativas do Paraná visando à agregação de valor à matéria-prima, o que garante a expansão das atividades e a consolidação do sistema, melhorando a renda do cooperado.  “Ao se pensar no futuro e na consolidação do cooperativismo paraguaio é preciso contemplar ações com base em experiências de sucesso, como as que existem no Paraná”, frisou.

RELACIONAMENTO - Ao recepcionar o grupo de cooperativistas paraguaios, o superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, lembrou que o Paraná e o Paraguai mantêm um bom intercâmbio no campo da produção agropecuária e entre o sistema cooperativo. “Temos um relacionamento importante com as cooperativas paraguaias, que têm apresentado um crescimento significativo ao longo do tempo e são formadas, em sua maioria, por descendentes de brasileiros”, acrescentou.

INVESTIMENTOS – Costa disse ainda que a expansão do setor agropecuário e, consequentemente, do agronegócio no Paraguai tem despertado o interesse de cooperativas paranaenses em investir no país vizinho. E lembrou que as cooperativas Lar, C.Vale e Copagril já têm unidades naquele território. “Na viagem que dirigentes das nossas cooperativas farão ao Paraguai no primeiro semestre de 2016 esse relacionamento será aprofundado e com certeza novas oportunidades de negócios surgirão, inclusive no campo da intercooperação entre as cooperativas paranaenses e paraguaias”, destacou.

VISITAS – O grupo de cooperados paraguaios visitou as cooperativas Lar, Frimesa, C.Vale, Copacol, Frísia e Castrolanda, do ramo agroindustrial, o Sicoob, da área de crédito. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Gincana motiva e integra colaboradores de cooperativa do Tocantins

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Pedro Afonso (16/11) – Pelo quinto ano seguido, colaboradores de todas as unidades (Administração, Agroveterinária, Armazém e Comercial) participaram da V Gincana da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins. A programação realizada na sede da AABB, em Pedro Afonso (TO), na tarde do sábado, 14/11, contou com jogos cooperativos e provas físicas.

O evento teve o apoio do Sescoop-TO, que disponibilizou o agente de desenvolvimento humano Francisco da Chagas, responsável por ajudar a coordenar as atividades. A novidade deste ano foi que as quatro equipes contaram com colaboradores de diferentes setores. A intenção foi reforçar a integração e incentivar a colaboração entre os colaboradores, como explicou a agente de desenvolvimento humano da Coapa, Maria Silvana Ramos.

Ao final, todos foram considerados vencedores, receberam troféus e brindes, e ainda participaram de um churrasco marcado pelo clima de alegria e interação entre colegas.  

O auxiliar administrativo Wesley Araújo, trabalha no armazém da Coapa há 9 meses e estreou na gincana. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade para ter mais contato com os demais colegas fora do ambiente de trabalho. “A Coapa está de parabéns por essa iniciativa. Esse tipo de atividade contribui para melhorar o desempenho profissional e aliviar o stress”, disse Wesley Araújo.  

O presidente da cooperativa, Ricardo Khouri, participou da abertura da gincana e reafirmou que o colaborador mais motivado atende melhor os cooperados, contribuindo para o crescimento da Coapa. (Fonte: Assimp da cooperativa)

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Sistema OCB lançará Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança

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Material, elaborado com base nas ações já praticadas por cooperativas ao redor do Brasil, será disponibilizado na Cerimônia do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão

 
Brasília (13/11) – Clientes cada vez mais conscientes de seu papel e do reflexo dos hábitos de consumo em suas comunidades têm exigido diariamente das empresas um comportamento diferenciado. E é neste contexto, onde as relações interpessoais, o profissionalismo e a ética são valorizadas, que o Sistema OCB lançará o Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança – Ciclo 2013/2014.
 
O lançamento ocorrerá durante a cerimônia do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015, que ocorrerá na próxima terça-feira (17/11), em Brasília, com a presença de diversas autoridades e lideranças do cooperativismo brasileiro.
 
O Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança é um banco de conhecimento, resultante de um trabalho intenso desenvolvido pelas cooperativas reconhecidas nas categorias Prata e Ouro da primeira edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado em 2013. A publicação do documento é uma forma de o Sistema OCB manifestar o agradecimento a essas cooperativas por gerarem conhecimento e compartilharem seu sucesso com a sociedade, afirmando a maturidade em sua gestão.
 
OBJETIVOS – O material contém a expertise das cooperativas que, ao realizarem ações, projetos e programas, compartilham os melhores caminhos a serem percorridos por quem tem interesse em desenvolver algo semelhante. De acordo com a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela, um documento como este favorece a intercooperação, um dos princípios do cooperativismo.
 
Segundo ela, o compêndio traz uma série de outros ganhos para o dia-a-dia das cooperativas. “Nossos principais objetivos, ao lançarmos este material, são valorizar e disseminar às boas práticas que já fazem parte da rotina cooperativista. As ações apresentadas mostram que o cooperativismo é um setor que se reinventa, melhorando constantemente seus processos e, como resultado disto, ampliando sua competitividade e participação no mercado”, comenta a gerente.
 
CONTEÚDO – Ao todo, oito critérios estão contidos no documento. São eles: governança, liderança, sociedade, clientes, pessoas, processos, estratégias e planos, informações e conhecimento. Em cada um deles podem ser encontradas práticas que abrangem o: diagnóstico, descrição da prática, metodologia, aplicação, aprendizado, integração com outras práticas, alinhamento com os princípios cooperativistas e resultados alcançados. 
 
EXCELÊNCIA – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015 é uma ação inovadora do Sistema OCB e está sendo realizado pela segunda vez. Ele ocorre a cada dois anos com o objetivo de valorizar e reconhecer as boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras. No dia 17/11, serão conhecidos os melhores casos de gestão e governança, em três categorias: ouro, prata e bronze, além do Destaque Governança.
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Cooperativas são ferramentas para potencializar produção e exportação

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Brasília (13/11) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou hoje do Seminário “Ajustes no Agro Brasileiro para maior inserção global”, promovido pelo Centro de Conhecimento em Agronegócio (Pensa). O evento que ocorreu na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, em São Paulo, marcou o encerramento das comemorações do Pensa 25 anos.

 
Durante sua fala e, ao lado do embaixador especial da FAO para o cooperativismo mundial, Roberto Rodrigues, o presidente Márcio Freitas, destacou a contribuição das cooperativas no processo de internacionalização do agronegócio brasileiro. Ele fez questão de ressaltar que as cooperativas são especializadas em organizar pessoas e, por meio dessa reunião de interesses, consegue potencializar vendas, maximizando resultados, por meio da diminuição de custos e riscos.
 
“Por meio da cooperativa, os produtores organizam sua produção e se beneficiam de todas as vantagens que ela pode oferecer, pois preenche determinados espaços e, assim, gera economia de escala. Um grande exemplo é a compra de insumos. Graças ao volume demandando pelas cooperativas, o custo é reduzido e isso facilita a vida do produtor, conferindo competitividade ao negócio daquele grupo”, explica.
 
Segundo ele, outra importante contribuição das cooperativas está na realização de negócios. “Hoje em dia, os grandes compradores precisam de volume de produção, do contrário eles não fecham o negócio. Como a cooperativa detém a capacidade produtiva de seus cooperados, esse volume se torna muito mais atrativo e vantajoso para os interessados”, argumenta a liderança.
 
EDUCAÇÃO – O presidente do Sistema OCB também fez questão de destacar a responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) na formação da mão-de-obra brasileira. “O Sescoop tem a missão de organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional. Esta importante entidade do Sistema S contribui sobremaneira com a qualificação dos nossos trabalhadores. Desta forma, temos uma grande quantidade de extensionistas capazes de realizar qualquer trabalho no meio rural”, destacou.
 
EXCELÊNCIA – O Pensa é um centro avançado, dedicado à Gestão e Coordenação de Agronegócios, que atua nos cenários nacional e internacional, desenvolvendo a excelência em pesquisas acadêmicas aplicadas ao ensino. Está estruturado em forma de rede envolvendo diversas instituições de ensino e pesquisa, pesquisadores, executivos, industriais e produtores rurais.
 
O Centro de Conhecimento em Agronegócios, é um programa de pesquisa do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, criado em 17 de junho de 1990. É cadastrado como grupo de pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é um programa institucional da Fundação Instituto de Administração – FIA.
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Uniodonto São José dos Campos cresce em ano de crise

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Recentemente, a Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS), suspendeu 73 operadoras do país devido ao descumprimento de algumas regras de atendimento, normas financeiras e assistenciais aos clientes. Até que normalizassem seus serviços, todas foram punidas com a não venda dos planos.

E na contramão a este cenário negativo para algumas operadoras, e a crise econômica que se instalou no país desde 2014, a Cooperativa de São José dos Campos (Uniodonto) comemora a sua ascensão ao longo desses dez meses. “2015 está indo além das nossas expectativas. O constante crescimento é resultado de muito empenho entre gestores, cooperados e colaboradores”, assegura o presidente, Sergio Brito.
 
Em janeiro passado, a cooperativa contava com 127 mil clientes, e hoje, possui mais de 134 mil pessoas usuárias do plano. Um crescimento de 5,51% em período de crise. “Felizmente, não sentimos reflexos desse cenário econômico também devido às estratégias traçadas. Em um segmento competitivo como o nosso, destacar-se é fundamental”, reitera o diretor, se referindo ao lançamento do aplicativo mobile “Uniodonto SJC”, das campanhas de marketing e participações em eventos.
 
Sobre a suspensão da ANS, a Uniodonto além de não estar relacionada, conquistou praticamente a nota máxima da avaliação anual – 1,0. “Ficamos com 0,856, e este certamente é outro fator primordial a manutenção da nossa credibilidade. Como dica às empresas que desejam sobreviver à crise, digo: invista no cliente e em sua qualidade de vida. Motivamo-nos dia a dia buscando a sua plena satisfação”, conclui Sergio.
 
Para informações sobre a Uniodonto São José dos Campos, o interessado pode acessar o site http://www.uniodontosjc.com.br ou encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Fonte: Empresas & Negócios)
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SC promove o “Seminário Melhorias dos Relatórios de Sustentabilidade”

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Florianópolis (13/11) – O Sescoop/SC promove nos dias 7 e 8 de dezembro no Plaza Hotel Florianópolis, o “Seminário Melhorias dos Relatórios de Sustentabilidade”. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 3/12. O objetivo, de acordo com o coordenador de autogestão do Sescoop/SC Élvio Silveira, é revisar, esclarecer dúvidas e apresentar metodologias para a elaboração do Relatório de Sustentabilidade - antigo Balanço Social.
 
“O evento é destinado, prioritariamente aos participantes do curso de elaboração dos relatórios socioambientais realizado no mês de maio, os quais sugeriram uma revisão no final do ano. Imprescindível trazer o esboço ou relatório da cooperativa para discussão”.
 
A programação inclui a abordagem dos seguintes temas: revisão dos Relatórios de Sustentabilidade e sua relação com os negócios; sustentabilidade empresarial visando facilitar sua adoção pelas cooperativas, indicadores de sustentabilidade para elaboração dos Relatórios Socioambientais pelas cooperativas (ISO 26000, GRI, Indicadores Ethos, Seat Anglo American, Pacto Global, ODM) e a importância para a cooperativa na criação e organização dos seus indicadores socioambientais. 
 
INSTRUTORAS 
 
Adelita Adiers – Graduada em Serviço Social, é especialista em Responsabilidade Social e Gestão do 3º Setor, consultora em RS da FACISC, membro do GT que analisou a revisão dos indicadores Ethos para negócios sustentáveis e responsáveis. Coordenadora Adjunta do Movimento Nós Podemos SC (objetivos do milênio- ODM) e Perita Social da 12º Vara da Justiça Federal de SC. 
 
Camile Rebeca Bruns – Graduada em Serviço Social, possui especialização em Gestão e Responsabilidade Social Empresarial. Responsável pela área de Responsabilidade Social na Unimed Brusque, executou elaboração de Relatório de Sustentabilidade, segundo o padrão internacional Global Reporting Initiative (GRI). Possui certificação para Formação das Diretrizes G3. Adjunta do Movimento Nós Podemos SC, membro da Comissão selo Social de Brusque e representante de SC no Colegiado Nacional do Movimento pela Cidadania e Solidariedade (MNPCS/ODM). (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)
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Unicred promove a 11ª Convenção Nacional

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Brasília (12/11) – A Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred´s (Unicred do Brasil) deu início hoje à sua 11ª Convenção Nacional. O evento que prossegue até sábado ocorre na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, ministrou uma palestra com o tema Oportunidade de crescimento para as cooperativas de crédito.

Com o mote “Um olhar para o futuro”, o evento bianual espera receber dirigentes de todas as centrais e cooperativas do sistema Unicred, com o objetivo de trocar informações e experiências, discutir assuntos relacionados ao futuro do sistema, bem como trazer conteúdos de boas práticas nacionais e internacionais sobre cooperativismo de crédito.

A Convenção conta com palestrantes renomados para debater os seguintes temas:
 
- Organização, crescimento e composição do quadro social do sistema Unicred – alternativas e Desafios;

- A importância de uma marca forte em um mercado cada vez mais competitivo;

- Oportunidades de crescimento e expansão do sistema cooperativo brasileiro em um cenário de retração econômica;

- Modelos de estrutura organizacional dos principais sistemas cooperativos mundiais;

-  Novos rumos da governança em cooperativas de crédito.


SERVIÇO

11ª Convenção Nacional da Unicred
Quando: 12 a 14 de novembro
Onde: no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS)

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Cooperativismo será destaque no 12º Congresso de Gestão de Pessoas

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Belém (12/11) – Os novos avanços tecnológicos transformaram a dinâmica do mercado global, impelindo uma evolução das formas de estruturação e representação das organizações. Para discutir a necessidade de adaptação às novas demandas, a 12ª edição do Congresso de Gestão de pessoas, o maior evento de gestão de pessoas do Norte, traz o tema “Inteligência Competitiva: Um Processo Dinâmico para Agilidade, Eficiência e Eficácia”. A proposta é compartilhar ideias e ações de excelência em gestão de pessoas. O evento ocorre entre os dias 19 e 21 de novembro, no Hotel Princesa Louçã.
 
A Inteligência Competitiva é um processo dinâmico, que agrega componentes, como a gestão da informação e a gestão do conhecimento. É de extrema importância para as organizações, que necessitam ser competitivas frente ao mercado consumidor, quer seja regional, nacional ou internacional. O mercado pressiona para que incorporem e aprimorem as tecnologias de ponta, buscando novos modelos de organização, gestão e tecnologia, ampliando conhecimentos e inovando, para que possam prosperar com sucesso nos diversos segmentos produtivos.
 
O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, será um dos palestrantes. Ele falará sobre “A força das cooperativas em tempos de crise econômica”. “Em tempos difíceis, as pessoas entendem que sozinhas não vão longe. Então procuram trabalhar em unidade. Esse é o grande diferencial do cooperativismo em relação aos demais sistemas econômicos: a justaposição de uma produção consistente e de uma distribuição igualitária. Não visa lucro. Prioriza o social. Por isso as cooperativas conseguem alcançar resultados tão expressivos no atual momento da economia brasileira. O cooperativismo de crédito, por exemplo, já é a sexta maior instituição financeira do Brasil. Dados do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) comprovam que no último, as cooperativas cresceram 20,5% em depósito, enquanto o Sistema Financeiro Nacional (SFN) evoluiu apenas 2,6%. Isso prova o quanto o cooperativismo se comporta bem na crise”.
 
Serão realizadas diversas atividades como minicursos, palestras e discussões. Os temas abordados serão “Cultura organizacional, fundamental para o êxito da inteligência competitiva, a Gestão da informação e as atividades pertinentes à prospecção e ao monitoramento informacional, Gestão do conhecimento como parte do processo da inteligência competitiva, Inovação tecnológica e a importância do processo para a inteligência competitiva, Atuação do profissional da informação no processo de inteligência competitiva e Liderança e os desafios da inteligência competitiva.
 
Para inscrições e mais informações, acesse o site: http://www.congressogp.abrh-pa.com.br. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)

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OPNIÃO_Juntos, podemos fazer mais e melhor

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*João Paulo Koslovski

Nesta semana, um grupo de mais de 45 presidentes das cooperativas do Paraná – dos ramos agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, trabalho e transporte –, participou do maior evento de educação executiva que temos hoje no Brasil, o HSM Management, que ocorreu de 9 a 11 de outubro, em São Paulo.

O altíssimo nível das palestras ministradas por profissionais renomados em âmbito internacional, nas diferentes áreas, se apresentou como importante instrumento de reflexão sobre as novidades que estão sendo praticadas em todo mundo no campo da gestão, inovação, tecnologia, liderança, comportamento, entre outras áreas.

Certamente, os presidentes tiveram a oportunidade, não só de ampliar os seus conhecimentos, como também de experimentar bons exemplos de sucesso de empresas, que podem ajudar a aumentar as melhorias realizadas nos negócios que estamos executando.

Essa é a proposta do Programa de Desenvolvimento dos Presidentes das Cooperativas do Paraná, aprovado por ocasião da nossa Assembleia Geral Ordinária de 2015. E o evento realizado em São Paulo foi uma das ações demandadas por nossa liderança cooperativista e que estamos implantando neste exercício.

Investir na formação dos presidentes das cooperativas do Paraná é condição indispensável para a manutenção do excelente nível de crescimento que nosso setor tem experimentado nos últimos 15 anos.

A certeza do sucesso deste programa nos estimula a dizer que estamos no caminho certo. E o que se nota é a motivação e efetiva assunção, pelos presidentes, da importância de uma iniciativa desta envergadura. Maior troca de experiência, maior interação no âmbito das cooperativas e no relacionamento entre os presidentes são fatores que temos observado como efeitos do trabalho que estamos realizando neste ano.

A decisão do Sistema Ocepar em investir neste público, a partir de sugestões feitas por eles próprios, deverá nortear um novo ciclo virtuoso de crescimento do cooperativismo paranaense e, certamente, proporcionará resultados positivos para nossos milhares de cooperados, familiares e colaboradores, mesmo num momento de crise.

Lembramos que trata-se de uma ação respaldada no planejamento estratégico de médio e longo prazos que está sendo formatado pelas cooperativas, com apoio do Sistema Ocepar, tendo como meta atingir R$ 100 bilhões de movimentação econômica, o PRC 100.

Acreditar que é possível se reinventar permanentemente para avançar em ações inovadoras é fator decisivo para o crescimento seguro, voltado a atingir os objetivos e metas que fixamos para o PRC 100.

Vamos continuar acreditando que é possível promover grandes transformações, especialmente quando fazemos nosso trabalho com amor, profissionalismo e engajamento de todos. Posso afirmar que nossos presidentes estão de parabéns pela efetiva assunção do programa voltado à sua profissionalização.

Juntos, podemos fazer mais e melhor.

*João Paulo Koslovski é presidente do Sistema Ocepar

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Brasileiros participam da Conferência da Aliança Cooperativa Internacional

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Antalya (11/11) – Lideranças cooperativistas brasileiras participam da Conferência Mundial da Aliança Cooperativa Internacional. O evento está ocorrendo na cidade de Antalya, na Turquia, e antecede a Assembleia Geral da ACI, que será realizada na próxima sexta-feira.

A Conferência Global da ACI é realizada a cada dois anos, coincidindo com a Assembleia Geral da Aliança. Representantes das 262 organizações-membro da ACI, provindos de 96 países participam do evento na Turquia. O Brasil está representado com delegações das unidades estaduais da OCB de Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal, além da Unidade Nacional.

O tema da conferência deste ano é “Rumo a 2020: Como será a sua Cooperativa?”, a conferência debate as ações planejadas para a segunda etapa do Plano para a Década do Cooperativismo. Estruturado em cinco eixos de ação: Capital, Participação, Sustentabilidade, Arcabouço Legal e Identidade, o Plano foi lançado pela ACI por ocasião do Ano Internacional do Cooperativismo, em 2012.

A Aliança Cooperativa Internacional anunciou o lançamento de uma campanha de marketing global para promover a identidade cooperativa. A campanha de marketing está atualmente sendo testada em quatro países: EUA, Argentina, Índia e Japão, com outros dez prontos para iniciar a campanha em janeiro do próximo ano.

Como parte da campanha, foi lançado um vídeo sobre a contribuição das cooperativas para a economia global. O vídeo está disponível em cinco idiomas e pode ser acessado no site: www.identity.coop.

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Cooperativas gaúchas estão entre as finalistas do Prêmio IASC 2015

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Porto Alegre (11/11) – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou a lista de distribuidoras finalistas do Prêmio IASC 2015, Índice Aneel de Satisfação do Consumidor, que reconhece as distribuidoras de energia elétrica mais bem avaliadas pelos consumidores, por meio de pesquisa aplicada pela Agência. O destaque fica por conta da presença das cooperativas gaúchas Creral, do município de Erechim, e a Cermissões (Caibaté/RS), eleita a Melhor Permissionária de Distribuição de Energia do Brasil em 2014.

Situada na região Norte do Estado, com redes de distribuição espalhadas em 37 municípios das regiões Alto Uruguai, Altos da Serra e Produção, a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai – Creral aparece entre as três finalistas da categoria “Maior Crescimento 2015/2014”.

Já a Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões – Cermissões aparece novamente entre as três finalistas na categoria “Permissionárias acima de 10 mil unidades consumidoras”. Em 2014, a Cooperativa foi eleita a Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Brasil, superando todas as demais permissionárias e concessionárias do País e constituindo-se na referência nacional do setor. A pontuação obtida pela Cooperativa foi a maior nota registrada em todas as edições do Prêmio IASC, que em 2015 chega a sua 14ª edição.

Segundo o presidente da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop) e da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), Jânio Vital Stefanello, as indicações da Creral e da Cermissões se devem ao modelo de gestão cooperativo.

“As áreas atendidas com energia elétrica pelas cooperativas permissionárias, em vista da proximidade e do relacionamento direto com o associado, além do vínculo maior com as comunidades e o modelo de gestão cooperativo, possibilitam a mais rápida intervenção no sistema elétrico, principalmente, quando ocorrem intempéries. Tudo isto faz com que cooperativas, tipo a Cermissões de Caibaté/RS e Creral de Erechim/RS, em 2015, como já ocorreu em 2014, sejam indicadas a receber o prêmio Aneel de qualidade pela prestação do serviço", afirma.

PREMIAÇÃO – A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 19 de novembro, às 17h, no auditório Cepat, localizado na sede da Aneel, em Brasília (DF). A solenidade marcará a entrega do troféu às vencedoras, além do certificado e selo de qualidade, que poderão ser utilizados no material de divulgação de cada empresa.

SAIBA MAIS - A pesquisa foi realizada pela empresa Zaytec Brasil, entre os dias 2 de junho e 17 de agosto de 2015. Ao todo, foram entrevistados 25.186 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 550 municípios atendidos pelas 101 distribuidoras, sendo 63 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica desde 2000, o IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. A partir de 2002, a Aneel instituiu o Prêmio IASC, com o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua na perspectiva do consumidor.

Veja aqui a relação de finalistas nas 13 categorias do Prêmio IASC.

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Quarto Fórum das Cooperativas do Agronegócio de MT começa amanhã

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Cuiabá (11/11) – O VI Fórum de Dirigentes Cooperativista do Agronegócio de Mato Grosso, já está com sua programação pronta para ocorrer amanhã e sexta-feira. O evento é organizado pelo Sistema OCB/MT, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado de Mato Grosso (Aprosoja), onde ocorrerá o evento, em Cuiabá.
 
A programação do primeiro dia do VI Fórum (12/11) conta com a apresentação do CCAB - Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro - que nasceu em 2006 da união de cooperativas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com o objetivo de buscar registros para produtos genéricos, fundamentais no mercado de defensivos agrícolas; da palestra de um representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, onde serão abordados temas como o acordo de cooperação entre o Sistema OCB e BNDES, e sobre as linhas de financiamento disponíveis para as cooperativas do agronegócio e de seus cooperados; Avaliação das ações da COABRA - Cooperativa Agroindustrial do Centro Oeste; e o resultados do I Fórum Jurídico Contábil OCB/MT realizado pelo Sistema OCB/MT (Tributação estadual).
 
No segundo dia (13/11) será apresentado o modelo de Negócios da Cooperfarms - Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia; as ações das entidades que realizam o Fórum: Sistema OCB/MT, Aprosoja e Ampa; e os próximos passos das cooperativas do Agronegócio que participam do Fórum.
 
O processo de construção de uma rede de negócios entre as maiores cooperativas do Ramo Agro começou em 2011 quando foi feito o diagnóstico para entender a situação das cooperativas naquele momento. A partir desse diagnóstico foi criado o Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio realizado duas vezes ao ano desde 2002. Nesse período de quatro anos, treinamentos e visita a outros países, como os Estados Unidos e Canadá foram realizados, visando melhorar a gestão e a governança das cooperativas. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

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Escoop promove 2ª Semana Acadêmica

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Porto Alegre (11/11) - Educação, formação e informação, princípio do cooperativismo que integra os valores de educação cooperativista presentes na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em cooperativismo. É com esse conceito que a Escoop promove de hoje a sexta-feira, a 2ª Semana Acadêmica da instituição.

O primeiro dia do evento conta com a presença do professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCS/Unisinos), José Odelso Schneider, que apresenta o painel “Presente, passado e futuro do Cooperativismo: A importância da Academia para o desenvolvimento regional”. O presidente do Sistema Ocergs/RS, Vergilio Perius e o diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, participam como debatedores, e o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS e professor da Escoop, José Zigomar Vieira dos Santos, assume a figura de mediador do painel.

Amanhã, ex-alunos de graduação e pós-graduação da Escoop apresentam o painel “Você se forma e o mundo se transforma: A contribuição da Educação Cooperativa ao desenvolvimento”, que contará com a presença de Zigomar como o mediador.

TRABALHOS DOS ACADÊMICOS – Além de realizar a 2ª Semana Acadêmica, a Escoop promove no dia 13 de novembro a 2ª Mostra de Iniciação Científica, com a exposição e apresentação oral de trabalhos realizados pelos acadêmicos da Escoop e de instituições convidadas. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)

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OCEB participa de evento sobre Orientação a Gestores Municipais da BA

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Salvador (11/11) – A União dos Municípios da Bahia (UPB) realizará amanhã e depois de mais uma edição do Encontro Regional de Orientação aos Gestores Municipais da Bahia, desta vez no município de Porto Seguro. O encontro busca orientar os gestores e servidores municipais do Estado da Bahia, proporcionando informações sobre as condições necessárias ao cumprimento de seu papel como agente da administração pública municipal.

Como ocorrido nos encontros passados, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB estará presente no encontro através da presença do superintendente José Alberto Batista, reforçando a importância da necessidade de promover um ambiente favorável e incentivar o desenvolvimento das cooperativas baianas. Para mais informações clique aqui. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)

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Mestrado em Gestão de Cooperativas tem inscrições prorrogadas

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Curitiba (10/11) – Foram prorrogadas até o dia 4 de dezembro as inscrições para o Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas (PPGcoop), promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com apoio do Sistema Ocepar. Os candidatos à seleção do curso deverão preencher a ficha de inscrição pela internet e pagar a taxa de inscrição nas agências bancárias, conforme indicado no boleto.

Os documentos necessários devem ser entregues na secretaria do curso até 4 de dezembro. O início das aulas, que serão ministradas no campus de Curitiba/PR, está previsto para o dia 11 de março de 2016.

LINHAS DE PESQUISA – O curso contempla 24 créditos, além da dissertação, sendo cinco disciplinas obrigatórias e três eletivas. O PPGCOOP, que tem como linhas de pesquisa “Cooperativismo e Sustentabilidade” e “Gestão Estratégica de Entidades Cooperativas”, possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, assim como lecionar em escolas e instituições de ensino superiores no campo da Gestão e Cooperativismo. Lançado em 2013, o Mestrado conta com duas turmas em andamento.

Para saber mais, clique aqui.

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