Diplomacias bilaterais com a China e com a Rússia

O atual contexto geopolítico global é marcado por uma intensificação das medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos, que têm elevado tarifas e criado barreiras comerciais para proteger sua indústria e conter o avanço tecnológico da China. Essa postura tem provocado rupturas nas cadeias globais de produção, aumentando custos logísticos e gerando incertezas para os setores público e privado.
Neste contexto, a China tem procurado se posicionar como principal defensora do multilateralismo, fortalecendo sua influência em fóruns internacionais e buscando ampliar parcerias comerciais, especialmente com países emergentes como o Brasil. Na nação eslava, o governo brasileiro realizará uma Reunião bilateral com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir comércio, especialmente focado em fertilizantes, investimentos e diplomacia.
Download
Veja mais
Hoje é dia de análise política no Panorama do Coop. Na edição, detalhamos as perspectivas para as eleições 2024. Analisamos as mudanças na legislação eleitoral e os impactos nas eleições municipais. Também destacamos o papel do nosso Programa de Educação Política e a nossa atuação para ampliar a representatividade política do coop. Confira tudo e faça a sua parte! Boa leitura!
A segunda edição de 2025 do Impulso do Coop está no ar! Desta vez, trouxemos uma análise econômica sobre as mudanças que a Lei Complementar 213/2025 traz para o cooperativismo de seguros. Confira ainda os impactos dessa conquista no trabalho e nos negócios, desafios e oportunidades para o setor, as indicações da nossa agenda e muito mais. Boa leitura!
O Panorama do Coop de hoje traz uma análise tributária que apresenta as movimentações políticas que afetam a tramitação do PLP 68/2024 no Senado, o Projeto de Lei Complementar sobre a regulamentação da Reforma Tributária. Também destacamos a atuação do Sistema OCB em defesa de um sistema tributário justo e equilibrado para o coop. Confira todos os detalhes aqui. Boa leitura!
O destaque desta edição é o Decreto 12.174/2024 que estabelece as garantias trabalhistas na execução dos contratos administrativos no âmbito da administração pública federal. Também analisamos os normativos do MTE que visam regulamentar a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres e o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo. Boa leitura!