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Notícias negócios

 

11/2/2009 - BNDES modifica regras e amplia crédito para empresas

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O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, anunciou ontem a ampliação de linhas de crédito e mudanças de regras para facilitar o acesso das empresas aos financiamentos da instituição. Os novos empréstimos já serão feitos utilizando parte do aporte de R$ 100 bilhões feito pelo Tesouro no banco. Por isso, algumas modalidades ficarão mais caras em relação ao padrão tradicional do BNDES, embora o custo continue mais baixo do que os juros de mercado.

Coutinho disse que as medidas vão permitir que o BNDES atinja a meta de emprestar R$ 120 bilhões em 2009, anunciada pela instituição. Segundo ele, o volume ficará acima dos R$ 110 bilhões previstos porque a demanda por recursos do banco aumentou e a instituição tem garantidos até R$ 166 bilhões para financiamentos.

O executivo disse que o BNDES está agindo para suprir a lacuna deixada pela retração do sistema financeiro privado. Mas ressaltou que essa atuação, envolvendo recursos para capital de giro, é temporária. "As medidas buscam recompor o crédito e ajudar a economia a sair do fundo do poço. Se as empresas querem investir, é nossa obrigação apoiar. Estamos substituindo temporariamente o mercado de crédito, a custos mais baixos."

O Programa Especial de Crédito (PEC-BNDES), que viabiliza capital de giro para empresas, teve o custo básico reduzido em 1,55 ponto porcentual, para 14,5% ao ano. Já o limite por beneficiário subiu de R$ 50 milhões para R$ 200 milhões.

Algumas operações, no entanto, ficarão mais caras porque o dinheiro do Tesouro, que permitiu ampliar os empréstimos, é remunerado a 8,75% ao ano - acima dos 6,25% anuais da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) cobrados pela instituição. Como esse juro mais elevado se concentra apenas em algumas linhas, a alta média no custo dos financiamentos será de 0,17% ao ano para 8,51% ao ano.

Coutinho destacou, porém, que 60% das operações do BNDES manterão o custo atrelado à TJLP. É o caso dos financiamentos de projetos prioritários, como obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), apoio a inovação, meio ambiente, aquisição de máquinas e equipamentos, transportes, habitação e saneamento.

Foi ainda ampliada de 60% para 80% a participação máxima do banco no financiamento de empreendimentos de distribuição de energia, telecomunicações, petróleo e projetos de aumento de capacidade industrial. O custo será de 11,25% ao ano. Outra mudança foi numa linha de capital de giro vinculada a investimentos, que também terá custo de 11,25% ao ano, mas maior disponibilidade de recursos.

O banco ampliou de 80% para 100% a participação em financiamentos de máquinas e equipamentos para micro e pequenas empresas, no Finame. Essa alta também aumenta o custo final da operação. Os 20% a mais terão taxa de 11,25% ao ano, enquanto os 80% restantes serão pela TJLP mais 0,9%.

Fabricantes aprovam medidas
Cleide Silva

As medidas do BNDES direcionadas ao financiamento de caminhões e ônibus "estão na direção certa e representam uma resposta a um segmento que não apresenta nenhuma retomada de mercado desde o início do processo de queda, em outubro", disse o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider. Em janeiro, as vendas de caminhões caíram 23,9% ante dezembro e 20,7% ante o mesmo mês de 2008. Os negócios com ônibus tiveram queda de 39% ante dezembro e de 12,1% ante janeiro do ano passado. A maioria dos fabricantes deu férias coletivas.

Veículo: O Estado de S. Paulo
Publicado em: 11/02/2009 - 09:01

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Formacoop finaliza mais dois módulos

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O Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas (Formacoop) encerrou mais dois módulos nesta terça-feira (10/2). Em Claúdio (MG), o Formacoop, módulo V, propiciou troca de experiências, favoreceu o intercâmbio entre os dirigentes de maneira adequada e positiva, além de ampliar a visão administrativa empresarial.

Em Carlos Chagas (MG), o módulo VI do programa ofereceu aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos para elaboração e aplicação do planejamento estratégico em seus negócios.

O Formacoop é dividido em nove módulos, com duração de 16 horas/módulo, num total de 144 horas/aula, e tem o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos atuais dirigentes, além de treinar futuros conselheiros e gestores. Busca suprir as necessidades identificadas capacitando os participantes nas dimensões: cooperativista, técnico/gerencial e comportamental. De acordo com a gerente de capacitação do Sistema, Fabíola Toscano, esse é um projeto de sucesso e que apresenta resultados positivos a cada ano. Segundo ela, a iniciativa gera expectativas de crescimento como pessoa e como profissional, além de propiciar a troca de experiências e busca de novos conhecimentos.

Desde o início do Programa em 2001, o Formacoop já capacitou 31 turmas e quase mil cooperados de 354 cooperativas mineiras. (Fonte: Ocemg)
 

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Sistema realiza a 5ª Reunião Ordinária do Cecoop/MG

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Acontece nesta quarta-feira (11/2), às 16 horas, na sede do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, a quinta Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop-MG). Na ocasião, será aprovada a ata da reunião anterior e discutidos assuntos como a viabilidade técnica e financeira do Fundo de Apoio ao Cooperativismo do Estado (Fundecoop).

Conforme a Lei 15.075/2004, o Fundecoop é destinado a captar recursos orçamentários e extra-orçamentários oriundos de instituição governamental ou não governamental, com o objetivo de desenvolver o cooperativismo, além de financiar atividades de capacitação e fomento a projetos de desenvolvimento sustentável.

Dois painéis serão apresentados para auxiliar a discussão com participação de representantes da Caixa Econômica Federal e do  Banco do Brasil. Também serão abordados temas relativos à identificação de áreas estratégicas para elaboração de projetos voltados ao cooperativismo mineiro. A reunião será conduzida pela presidente do Conselho, Marilena Chaves. (Fonte: Ocemg)

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Cooperativas de GO começam treinamento do Sistema Autogestão

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O Sistema OCB-Sescoop/GO começa amanhã (11/2) o treinamento do Sistema de Análise e Acompanhamento das Cooperativas -  Sistema Autogestão - cuja sigla passa a ser adotada como Sistema AG. O sistema consiste num programa de computador em linguagem web (internet) que integra informações financeiras, de controle administrativo e recursos humanos das cooperativas e foi cedido ao cooperativismo goiano mediante acordo de parceria feito com o Sistema Ocepar/Sescoop-PR no ano passado. 

Nesta primeira etapa quatro cooperativas goianas vão utilizar o Sistema AG. São elas: Agrovale, Centroleite, Coapro e Complem. A intenção é atender as demais cooperativas do estado nas próximas etapas.  

Segundo a superintendente do Sistema OCB-Sescoop/GO, Valéria Mendes da Silva, o treinamento abre uma série que será realizada à medida em que as cooperativas forem aderindo ao Sistema AG. “Nosso maior desafio será mostrar ao cooperativismo goiano que o Sistema AG tem para nós uma importância imensa, cujos objetivos de melhor orientar a gestão de nossas cooperativas só serão atingidos com o apoio e envolvimento delas”, disse Valéria, que fará a abertura do treinamento.

Na programação, que vai de 8h às 18h na sede da OCB-GO, consta uma apresentação das normativas de uso do Sistema AG, feita pela contadora Robercy Alves de Oliveira; uma palestra sobre Segurança do Sistema, feita por Francisco da Silva Cavalcante, responsável pela Tecnologia da Informação do Sistema, e uma apresentação geral do Sistema AG com demonstrativo das telas e exercícios práticos de lançamento de dados, coordenada por Robercy e pelo analista contábil-financeiro Adriano José Lazzarotto.

Para implantar e hospedar o Sistema AG, o Sescoop/GO teve que reestruturar toda a sua rede de informática e adquirir um novo servidor, que será exclusivo do novo sistema. As cooperativas poderão usar o sistema, sem custos adicionais, bastando para isso assinar o termo de adesão e ter um computador com uma configuração mínima conectado à internet. O acesso é pessoal e intransferível, com perfis diferenciados para cada usuário garantindo assim a segurança das informações. (Fonte: OCB-Sescoop/GO)
 

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Unimed-BH fecha 2008 com crescimento de 12,6%

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A Unimed-BH  fechou o ano de 2008 com receita operacional bruta de R$ 1,38 bilhão, crescimento de 12,6% sobre os resultados de 2007. O foco no segmento corporativo continua alavancando a expansão da Cooperativa, que terminou o ano passado com 743.971 clientes, carteira 6% maior do que no período anterior. Graças a uma política agressiva de redução das despesas operacionais (em prática há alguns anos e que garante à operadora um dos menores índices de despesas operacionais do setor) e pelo fato de já ter cumprido todas as provisões técnicas previstas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Unimed-BH mantém seus investimentos estruturantes para 2009, tanto na rede de serviços próprios quanto em sistemas de informação.

No primeiro semestre deste ano, a Unimed-BH inaugurará seu quarto Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), espaço com foco no oferecimento de consultas eletivas. O NAS Contorno – como será chamado em virtude de sua localização, à Avenida do Contorno, região hospitalar de Belo Horizonte – terá como diferencial um espaço exclusivo para o atendimento de diabéticos.

Ainda no primeiro semestre, a cidade de Contagem, na região metropolitana da capital mineira, receberá uma unidade mista, composta por um Centro de Promoção da Saúde e um pronto-atendimento. O primeiro terá capacidade para 19.200 atendimentos/mês, enquanto o pronto-atendimento poderá receber 400 pacientes/dia. O novo serviço, resultado de um investimento de R$ 16 milhões, ampliará as atividades da Cooperativa numa região que apresenta forte concentração industrial e excelentes perspectivas de expansão para os planos corporativos.

Para o segundo semestre deste ano, está prevista a inauguração do Hospital Unimed. Com investimento de R$ 60 milhões, 250 leitos, dos quais 20 na unidade de terapia intensiva, serviço de apoio diagnóstico e capacidade para 18 mil atendimentos por mês, ele será o mais completo centro de atendimento a urgências e emergências de alta complexidade da rede hospitalar privada de Minas Gerais.

Outro foco dos investimentos da Unimed-BH para 2009 é a implantação de softwares de última geração para gestão da informação clínica de seus clientes. A partir da parceria fechada no final de 2008 com a Alert, empresa portuguesa de tecnologia da informação, serão instalados o Alert Paper Free Hospital nas unidades de serviços próprios da Unimed-BH e o Alert Private Practice nos consultórios dos médicos cooperados que desejarem. O projeto visa à disponibilização de uma solução de gestão única, que permitirá o registro da atividade clínica em tempo real, a troca de informações entre as instituições e seus profissionais de saúde, e a criação do prontuário médico eletrônico integrado, que servirá como repositório único das informações clínicas dos clientes Unimed-BH.  (Fonte: Unimed- BH)

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Campanha nacional do Sescoop é lançada amanhã

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Com o objetivo de incentivar a mudança de hábitos e ressaltar a importância de um estilo de vida saudável, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lança a campanha Cooperativa Saudável. A solenidade ocorrerá nesta terça-feira (10/2), na sede do Sescoop, às 9h, em Brasília (DF). A ação visa ainda ao desenvolvimento profissional e à integração de cooperativas, sempre com foco na promoção do bem-estar e de melhor qualidade de vida. A iniciativa também conta com o apoio da Unimed Brasil e da Universidade Federal Tecnológica do Paraná – campus Cornélio Procópio, responsável pelo conteúdo da cartilha Cooperativa Saudável, que será distribuída ao público.

A campanha começa com um levantamento do perfil e estilo de vida de associados, empregados, familiares e comunidades ligadas a cooperativas, a partir de um método desenvolvido pelo professor Markus Nahas, a avaliação do Perfil do Estilo de Vida Individual (Pevi), alicerçada em cinco aspectos fundamentais – nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle do estresse. A idéia é incentivar a participação de todo o setor e suas 7.672 cooperativas, priorizando o bem-estar, a promoção da saúde e a, consequente, geração de melhorias. Cada participante receberá, simultaneamente, informações sobre a importância dos bons hábitos e suas contribuições para melhoria da qualidade de vida.

 A coleta de informações tem início com o lançamento da ação e vai até o dia 15 de junho, período em que as unidades estaduais do Sescoop poderão promover eventos voltados à qualidade de vida, em parceria com as Unimeds estaduais, incentivando a resposta à avaliação do Perfil do Estilo de Vida Individual. Com esses dados, o Sescoop investirá no planejamento de ações pela promoção da saúde em ambientes cooperativistas.  

O lançamento - A apresentação da campanha será feita na manhã desta terça, durante a solenidade de lançamento. No período da tarde, ocorrerão duas palestras, uma sobre nutrição saudável e outra sobre postura física no trabalho. Profissionais de saúde também vão dar dicas de melhores hábitos e farão uma avaliação antropométrica que consiste em verificar peso, altura, pressão, pulso e medidas abdominais. Este atendimento será feito pela Unimed Brasília, com apoio do Sescoop/DF.

Além do presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, e de representantes dos parceiros da iniciativa, o evento contará com a presença de presidentes de cooperativas do Distrito Federal, conselheiros, integrantes da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) e empregados da unidade nacional do Sescoop.
 

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Unicred Central Norte/Nordeste faz AGO dia 13

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A Diretoria Executiva da Unicred Central Norte/Nordeste confirmou para o dia 13 de fevereiro sua Assembléia Geral Ordinária (AGO). No dia 11, terá inicio uma série reuniões envolvendo os comitês estratégicos de marketing e investimentos, treinamento de dirigentes e colaboradores tratando do tema gestão de pessoas e, por fim, culminando no dia 13, com a AGO.

Serão divulgados os resultados obtidos ao longo do exercício de 2008, apresentação do plano de ação para 2009, eleição dos componentes do Conselho de Administração, Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, além de outros assuntos de interesse do Sistema Regional Unicred Norte/Nordeste. Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..
 

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Credicitrus está novamente entre as melhores para estagiar

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A Cooperativa de Crédito Rural Coopercitrus (Credicitrus) classificou-se, pelo terceiro ano consecutivo, entre as melhores empresas para estagiar. Com sede em Bebedouro e filiais distribuídas em 40 municípios paulistas e do Triângulo Mineiro, a Credicitrus iniciou seu programa de estágios no ano 2000 e, desde então, já foram efetivados 145 participantes.

O reconhecimento é baseado em pesquisa realizada com os próprios estagiários pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com o Ibope Inteligência e a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo (ABRH-SP). Reeditando o bom desempenho de 2006 e 2007, a Credicitrus obteve média 9,51 em 2008.

No momento, participam do programa 64 estudantes de diferentes áreas como administração de empresas, economia, ciências contábeis, ciências da computação e engenharia. (Fonte: Sescoop/SP)

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Reunião do Cecoop/MG acontece nesta quarta-feira

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A quinta Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Cooperativismo de Minas Gerais (Cecoop/MG) será realizada nesta quarta-feira (11/02), na sede do Sistema Ocemg-Sescoop/MG. Na ocasião, será aprovada a ata da reunião anterior e discutidos assuntos como a viabilidade técnica e financeira do Fundo de Apoio ao Cooperativismo do Estado (Fundecoop).

Conforme a Lei 15.075/2004, o Fundecoop é destinado a captar recursos orçamentários e extra-orçamentários oriundos de instituição governamental ou não governamental com objetivo de desenvolver o cooperativismo; além de financiar atividades de capacitação e fomento a projetos de desenvolvimento sustentável.

Dois painéis serão apresentados para auxiliar a discussão com participação de representantes da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Também serão abordados temas relativos à identificação de áreas estratégicas para elaboração de projetos voltados ao cooperativismo mineiro. A reunião terá início às 16h e será conduzida pela presidente do Conselho Marilena Chaves. (Fonte: Sistema Ocemg-Sescoop/MG)

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Sescoop/RJ lança primeiro catálogo anual de treinamento

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) acaba de lançar o Catálogo de Treinamento & Desenvolvimento – 2009. O objetivo é transmitir de maneira integrada todos os projetos de treinamento deste ano, além de servir de base para o setor. O produto resulta do I Fórum de Treinamento & Desenvolvimento do Sescoop/RJ. 

São 48 páginas com conteúdo programático e agenda de cursos, encontros, seminários, palestras e fóruns programados para 2009. O catálogo possui ainda as instruções para inscrições e os aspectos gerais para a participação nos eventos.

O presidente do Sescoop/RJ, Wagner Guerra, ressalta que é por meio da permanente capacitação e formação profissional que as organizações cooperativas poderão se preparar para os novos tempos. “As cooperativas devem ser vistas como empresas, no sentido amplo da palavra, e precisam estar sintonizadas com o mercado. Hoje, o profissionalismo é fundamental, não mais sendo possível competir sem uma estruturação organizacional adequada. Nesse sentido, o Sescoop/RJ assume o compromisso de cumprir integralmente o seu papel, especialmente no que tange o Quinto Princípio Cooperativista – Educar, Formar e Informar”, aponta. 

O coordenador de Capacitação e Treinamento do Sescoop/RJ, Paulo Rezende, lembra que a participação e o comprometimento de todos que integram o cooperativismo do estado do Rio de Janeiro, será fundamental para ajustes nas próximas publicações. “Temos consciência de que o conjunto dos eventos oferecidos em 2009 ainda não atende a todas as necessidades do nosso público-alvo. Mas isso virá com o tempo e a devida participação de todos os interessados”, afirma Rezende.
 
Clique aqui para ver o catálogo. (Fonte: Sescoop/RJ)

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Ocesc aguarda aprovação de código ambiental

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O agronegócio catarinense aguarda a aprovação, pela Assembléia Legislativa, do primeiro Código Ambiental de Santa Catarina encaminhada ao poder legislativo pelo governador Luiz Henrique. A matéria entrará em votação no mês de março e é considerada uma questão de vida ou morte para a agropecuária barriga-verde, segundo assegura o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Antônio Zordan.

"O estado precisa de um Código Ambiental para estabelecer por Lei um conjunto de princípios, critérios, conceitos e regras que traduzam uma política de gestão ambiental com uma visão moderna de desenvolvimento, inclusão social, renda e principalmente justiça para com o homem do campo", explica Zordan. Para ele, a flexibilização da legislação trará medidas ainda mais incisivas relacionadas à implantação de tecnologias não poluentes.

O que o setor produtivo busca é implantar uma nova Lei que esteja adequada à realidade minifundiária do produtor rural catarinense. “Por exemplo, uma distância de 30 metros entre uma instalação (pocilga, aviário ou tambo de leite) dos córregos de água pode ser adequada a uma grande propriedade do Cerrado brasileiro, mas, inviável e injusto para uma pequena propriedade, característica em SC. São conceitos equivocados como este que estamos procurando corrigir com a revisão do Código”, pontua Zordan.  

Conscientização - A Ocesc é uma das instituições que credenciou o cooperativista Décio Sonaglio, presidente da Coperio, sediada no município de Joaçaba, a promover uma ampla articulação interinstitucional para a aprovação do Código Ambiental. Sonaglio lamenta que muitos ambientalistas não têm consciência dos prejuízos e penalizações injustas que a atual Lei está ocasionando junto aos produtores.

Sonaglio mostra que a aplicação da Lei ambiental da forma que está  colocará na ilegalidade 40% dos produtores de suínos e aves, e 60% dos produtores de leite do Estado.

Ele assevera que a agricultura de SC é ambientalmente sustentável. “Há muitos anos os produtores estão corrigindo os equívocos ambientais cometidos no passado, investindo em novas tecnologias não poluentes, não degradadoras, recuperadoras de solo e ainda na recomposição de cobertura vegetal de grande parte de suas propriedades.” (Fonte: Ocesc)

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Sescoop/SP promove oficinas de artesanato na Coopershow

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/SP) realizou oficinas de artesanato com material reciclado. A ação aconteceu nesta quinta-feira (5/2), no segundo dia de atividades da Coopershow, feira de difusão tecnológica promovida pela Coopermota, em Cândido Mota (SP).

Profissionais da Cooperativa Social de Arte Alternativa e Coleta Seletiva (Cooperaacs), com sede em São Paulo, foram contratados para desenvolver o trabalho na feira. Além de conscientizarem os participantes sobre o reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo, apresentaram o artesanato como alternativa de geração de renda.

Para o consultor técnico do Sescoop/SP no Núcleo Regional Oeste, Ayries Lopes, um dos pontos altos da oficina foi a participação, na manhã de terça-feira (5/2), de 35 mulheres do Projeto Horta, desenvolvido em parceria pela Coopermota e Secretaria de Assistência Social de Candido Mota. As mulheres produzem legumes hortaliças em um terreno da cooperativa.

“Os produtos são utilizados para consumo próprio das famílias e também há a possibilidade de comercialização da produção excedente. O projeto, que está em seu 3º ano de desenvolvimento, também está integrado a outros programas, como o Bolsa Família. Este Projeto Horta, alia a necessidade de uma atividade ocupacional à busca por uma melhor qualidade nutricional, contribuindo assim para uma vida mais saudável”, salienta o consultor. (Fonte: Sescoop)

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Sicredi investe no fortalecimento do sistema

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Até o final do primeiro semestre deste ano, o Sicredi pretende implementar uma ampla reforma estatutária em todas as cooperativas de crédito que integram o Sistema. "Essa reforma vai contemplar os princípios de governança cooperativa, sugeridos pelo próprio Banco Central, e também as melhores práticas de mercado em termos do sistema financeiro para que possamos estar atualizados neste contexto", afirmou o presidente da Central Sicredi PR/SC, Manfred Alfonso Dasenbrock. Segundo ele são mudanças baseadas nas principais aspirações do quadro de associados do Sicredi, buscando unificar o sistema e fortalecê-lo cada vez mais. Ele esteve reunido, nesta quarta-feira (4/2), em Curitiba, com o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Melhoria de práticas - No Paraná, o Sicredi mantém 27 cooperativas, com 300 mil associados e mais de 300 pontos de atendimento. De acordo com Manfred, os termos da reforma estatutária foram discutidos no ano passado com as cooperativas e seus associados, autoridades do Banco Central e demais organizações envolvidas na questão legal do processo. "Todas as cooperativas do Sicredi estarão nesse primeiro semestre fazendo essa adequação estatutária, visando a melhoria de práticas para enfrentar os desafios que nos aguardam  no mercado como um todo", informa.

Oportunidade - Na avaliação do presidente da Central Sicredi PR/SC, a crise financeira mundial certamente vai afetar o cooperativismo de crédito, devido à redução da atividade econômica e, conseqüentemente, a uma menor movimentação financeira. Entretanto, também pode representar uma boa oportunidade para o setor. "Entendemos que o cooperativismo pode se fortalecer nesse cenário porque ele está focado em oferecer soluções aos seus associados. Como a nossa preocupação é com o associado, a assertiva do nosso sistema é maior em comparação com outras organizações do sistema financeiro, que precisam auferir lucros", afirma. Ainda de acordo com ele, o cooperativismo está baseado em outros princípios. "O nosso princípio básico é preencher as necessidades do associado. O Sicredi está orientado nessa direção", afirma. Manfredi acredita que o a cooperação entre as partes é fundamental nesse momento. "É importante que todos se mantenham muito unidos. Essa ajuda mútua vai fazer com que possamos superar as adversidades", completa. (Fonte: Ocepar)

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Código ambiental ajudará na cadeia produtiva de SC

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Todo o universo do agronegócio catarinense aguarda com ansiedade a aprovação, pela Assembléia Legislativa, do primeiro Código Ambiental de Santa Catarina (SC) encaminhada ao poder legislativo pelo governador Luiz Henrique. A matéria entrará em votação no mês de março e é considerada uma questão vital para a agropecuária barriga-verde, assegura o presidente da Organização das Cooperativas (Ocesc), Marcos Antônio Zordan.

"O estado precisa de um Código Ambiental para estabelecer por Lei um conjunto de princípios, critérios, conceitos e regras que traduzam uma política de gestão ambiental com uma visão moderna de desenvolvimento, inclusão social, renda e principalmente justiça para com o homem do campo", explica Zordan. Segundo ele a flexibilização da legislação trará medidas ainda mais incisivas relacionadas à implantação de tecnologias não poluentes.

O que o setor produtivo busca é implantar uma nova Lei que esteja adequada à realidade minifundiária do produtor rural catarinense. “Por exemplo, uma distância de 30 metros entre uma instalação (pocilga, aviário ou tambo de leite) dos córregos de água pode ser adequada a uma grande propriedade do Cerrado brasileiro, mas, inviável e injusto para uma pequena propriedade, característica em SC. São conceitos equivocados como este que estamos procurando corrigir com a revisão do Código.”  

A Ocesc,  a Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc), a Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), a Federação dos Trabalhadores (Fetaesc) e outras instituições credenciaram o cooperativista Décio Sonaglio – presidente da Coperio de Joaçaba –  a promover uma ampla articulação interinstitucional para a aprovação do Código Ambiental. Sonaglio lamenta que muitos ambientalistas não têm consciência dos prejuízos e penalizações injustas que a atual Lei está ocasionando junto aos produtores.

Sonaglio mostra que a aplicação da Lei ambiental da forma que está  colocará na ilegalidade 40% dos produtores de suínos e aves, e 60% dos produtores de leite do estado. Esses segmentos representam  as três mais importantes cadeias produtivas e a base do agronegócio catarinense, responsáveis pela renda de mais de 30% das propriedades rurais do estado e a sustentação de um dos melhores modelos de organização de cadeia produtiva de agronegócio baseado na pequena propriedade familiar rural. “Cumprindo-se o rigor da atual Lei, mais de 30.000 pequenas propriedades familiares rurais estarão inviabilizadas e, as pessoas, arruinadas”, prevê. (Fonte: Ocesc)
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Conselho Consultivo da Coprel visita PCH’S

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A Cooperativa de Energia, de Ibirubá (Coprel), no Rio Grande do Sul está investindo em projetos de geração. Com três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) em funcionamento, hoje, a cooperativa participa, juntamente com outros empreendedores, da construção de mais dois projetos.

Para o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, a construção de PCHs representa o verdadeiro desenvolvimento sustentável, pois leva benefícios para a região. "O conselho consultivo é formado por membros dos municípios da nossa área de atuação,  e levá-los até as obras das PCH’s reforça a transparência dos nossos serviços, além de permitir uma integração nas atividades desenvolvidas pela Coprel.”

A visita, na última quinta-feira (29/2), proporcionou aos conselheiros um amplo conhecimento da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas, pois tiveram conhecimento do andamento das obras, e também, do cronograma de atividades, e conclusão das mesmas. (Fonte: Coprel)

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Calu dá continuidade a programa gestão

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A Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (Calu) dará continuidade ao Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), e pretende atender, este ano, dez propriedades rurais e 20 pessoas, entre eles produtores, gerentes e trabalhadores rurais. As atividades têm início no dia 9 de fevereiro e seguem até o dia 13 de maio. As aulas práticas e teóricas serão distribuídas ao longo desse período. Essa será a quinta turma a participar dessa ação. “Nesse Programa, o produtor rural tem a oportunidade de aperfeiçoar a gestão com qualidade dos processos, nas propriedades, para atender às exigências do mercado”, ressalta Robin Rodrigues, coordenador de projetos na área técnica da Cooperativa.

O objetivo do treinamento é estimular uma mudança cultural, transformando o produtor em “empresário rural”. “O GQC amplia conhecimentos das variáveis, difundi conhecimentos de gestão e qualidade para o produtor e sua aplicabilidade na fazenda, além de fomentar a importância de gerenciar processos e implementações de indicadores de desempenho. Ele dissemina ainda ferramentas da qualidade para solucionar problemas, promover melhorias contínuas e estimula a adoção de técnicas que permitam a rastreabilidade dos produtos, segurança alimentar e certificação”, completa Rodrigues. 
 
Cronograma das aulas:
09/02 e 10/2 - Teoria Gestão
18/02 a 03/03 - Consultoria na Fazenda
09/03 e 10/03 - Teoria Gestão
16/03 a 24/03 - Consultoria na Fazenda
30/03 e 31/03 - Teoria Qualidade
06/04 a 15/04 - Consultoria na Fazenda
27/04 e 28/04 - Teoria da Qualidade
04/05 a 13/05 - Consultoria na Fazenda

(Fonte: Asssessoria Calu)
 

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Coonai recebe trator financiado pelo Pronaf

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O produtor rural João Paulo Felício, cooperado da Cooperativa Nacional Agro Industrial (Coonai), de Patrocínio Paulista (SP), recebeu nesta sexta-feira (30/1), na sede da concessionária Oimasa em Franca (SP) o primeiro trator da região financiado por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimento.  “Agradecemos o empenho do Banco do Brasil e da Oimasa que não pouparam esforços para liberar este financiamento que vai proporcionar muitos benefícios ao nosso cooperado”, afirma Marcelo Barbosa Avelar, vice-presidente da Coonai.

A linha de crédito Mais Alimentos, criada no Plano Safra da Agricultura Familiar 2008/09, permite aos produtores o financiamento entre R$ 7 mil e R$ 100 mil para investir na infra-estrutura produtiva da agricultura familiar, como compra de máquinas e equipamentos, correção de solo, irrigação, plasticultura, armazenagem, formação de pomares, sistemas agroflorestais e melhoria genética. Na safra 2008/09, o Pronaf Mais Alimentos terá R$ 6 bilhões dos R$ 13 bilhões do Plano Safra. O prazo para pagamento é de até dez anos, com carência de três anos e juros de 2% ao ano.

 

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Sescoop anuncia vaga para analista de gestão de pessoas

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) realiza processo seletivo para preenchimento de vaga para a função de Analista de Gestão de Pessoas. O profissional irá trabalhar em Brasília (DF).

Para conhecer os detalhes sobre o processo seletivo, clique aqui.

Para preencher o formulário de inscrição, clique aqui.

O formulário de inscrição, devidamente preenchido, deverá ser salvo com o nome completo do candidato e encaminhado ao e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

O período das inscrição é de 26 a 31 de janeiro de 2009.

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Governador sanciona lei do cooperativismo na BA

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Os associados de cooperativas podem contar com um novo apoio do governo do Estado. Esta semana foi aprovada a Lei Estadual do Cooperativismo que beneficia as cooperativas do Estado da Bahia. A Lei Estadual do Cooperativismo foi assinada pelo governador Jaques Wagner, no dia 26, na Fundação Luís Eduardo Magalhães. Para o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb), foi uma grande conquista: “É um marco relevante para a promoção do cooperativismo no  Estado da Bahia e, seguramente, contribuirá para o desenvolvimento econômico e social de nossas Cooperativas”, avalia o presidente da Oceb, Orlando Colavolpe.

 A nova lei estabelece as obrigações do Estado para com as cooperativas, como apoio técnico e financeiro, além de organização e manutenção das mesmas. A lei cria um conselho com 12 membros para analisar projetos de cooperativas, sendo sete do governo do Estado e cinco cooperativistas.

Contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo no Estado da Bahia, assegurando a constituição, consolidação e expansão das cooperativas baianas será a principal função da lei. Orlando Colavolpe disse ainda, que as 776 Cooperativas registradas na Oceb, sentem-se contempladas pela iniciativa e dedicarão tempo e esforço ao sucesso da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. Clique aqui e acesse a íntegra da Lei.

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Unimed Maringá incentiva a educação de seus colaboradores

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A Unimed Maringá vem investindo em ações ligadas a educação, acreditando na importância do estudo para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. A cooperativa, com sede no município de Maringá (PR), contribui com o aperfeiçoamento de seus profissionais e dependentes por meio de benefícios como o Programa de Apoio e Incentivo ao Estudo (PAIE). Com isso, oferece aos colaboradores ajuda de custo em cursos de graduação e pós-graduação, relacionados à suas áreas de atuação na cooperativa.

Além disso, a cooperativa realiza parcerias com as principais instituições de ensino da cidade, entre elas, Cesumar, Faculdade Maringá, Instituto Paranaense de Educação, Faculdade Cidade Verde e Colégio Paraná, o que garante aos colaboradores descontos especiais de até 50% nos cursos oferecidos.

 Benefício - A Unimed Maringá também promove a entrega de materiais escolares, como cadernos, estojos, entre outros, aos seus colaboradores e dependentes. O auxílio tem sido recebido como uma forma de reconhecimento e respeito da empresa.
 
"Vejo o benefício como um investimento em nosso conhecimento e me sinto feliz por saber que a empresa apóia os colaboradores que estão em busca de capacitação. O incentivo da empresa, seja ele com a entrega de materiais escolares ou com programas de apoio ao estudo, é muito importante pois o aprendizado nos permite evoluir, enxergar novas possibilidades, proporciona um ambiente estimulante para a inovação e nos transfere para uma esfera de auto-desenvolvimento", afirma Tiago Dezoti, do setor da Qualidade, da Unimed Maringá.

Complementação - Neste ano, a entrega dos materiais escolares se realiza entre os dias 5 de janeiro e 20 de fevereiro. Segundo o departamento de Recursos Humanos, esta é uma ação que busca complementar a política de benefícios focada no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e também na melhoria da qualidade de vida dos profissionais que atuam na cooperativa. "É um auxilio destinado a cobrir parte das despesas com o material escolar e um incentivo para o desenvolvimento do profissional dos nossos colaboradores", afirma Angelia Miranda, gestora de Recursos Humanos da cooperativa. (Fonte: Unimed Maringá)

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