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Notícias negócios

 

RAMO TRANSPORTE: Setor projeta crescimento de 15% neste ano, no Paraná

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Curitiba (1º/10) – As 25 cooperativas paranaenses do ramo transporte registradas no Sistema Ocepar devem encerrar 2013 com receitas totais de R$ 272 milhões, valor 15% superior ao alcançado no ano passado. Até o final do primeiro semestre, o setor já havia contabilizado faturamento de R$ 158 milhões. As projeções para o encerramento do exercício foram apresentadas pelo analista econômico e financeiro do Sescoop/PR, Jessé Rodrigues, no Fórum das Cooperativas do Ramo Transporte, que reuniu 24 participantes, entre presidentes, dirigentes e colaboradores de 11 cooperativas do Estado, na última quarta-feira (25/09), em Piên, na região sudeste do Paraná.

PROGRAMAÇÃO - O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Estadual do Ramo Transporte, Dorival Bartzike, que ressaltou as conquistas que o ramo tem obtido por meio destes fóruns. Na sequência, o gerente da Cooperleste, anfitriã do evento, Wilson Jairo Fragoso, apresentou dados sobre a cooperativa, pontuando as principais razões para o sucesso obtido ao longo de sua história.

De acordo com Fragoso, nos primeiros seis anos, todo o resultado obtido pela Cooperleste era incorporado em reservas, formando, assim, capital de giro suficiente para as atividades da cooperativa e possibilitando a compra de uma sede própria, sem endividamento. Fundada em 1998, a Cooperleste possui 64 cooperados ativos e frota de 70 caminhões utilizados no transporte de cargas do setor madeireiro.

DINÂMICA E RELATO - Depois, foi realizada uma dinâmica com os participantes, para levantar as demandas de treinamentos para 2014, onde as cooperativas, separadas de acordo com suas regiões do estado, definiram prioridades de capacitação para seus cooperados e funcionários. Houve ainda a apresentação de um relato do coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola, a respeito das atividades do Conselho Nacional do Ramo Transporte para viabilizar as demandas do segmento e sobre os desafios do setor. (Assimp Ocepar)

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COOPER A1 completa 80 anos hoje

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Palmitos (1º/10) – Em 1º de outubro de 1933, 18 agricultores se reuniram, em Palmitos (SC), para criar uma entidade que, por meio dos valores de união e solidariedade, passaria a defender e representar os interesses dos homens ligados a terra. Oito décadas se passaram e esta entidade continua em pleno funcionamento, representando um dos pilares do desenvolvimento do oeste catarinense. Hoje, a Cooper A1, enquanto Sucessora da Sociedade Cooperativa Mista de Palmitos, completa 80 anos de fundação.

A data será comemorada com atividades especiais com associados, colaboradores, clientes e parceiros e todos que fazem parte da história da cooperativa. Uma ampla programação fará parte da celebração do aniversário da cooperativa. O dia será de comemorações simultâneas em todas as 16 unidades da A1 e envolverão associados, lideranças políticas e empresariais, funcionários da cooperativa e demais convidados.

Segundo o presidente da Cooper A1, Elio Casarin, o objetivo será compartilhar com associados, funcionários, clientes e com a comunidade este importante momento da cooperativa. “No decorrer de 80 anos, as famílias associadas, os colaboradores, juntamente com nossos clientes e parceiros, construíram esta que se tornou uma das maiores cooperativas agropecuárias do Sul do Brasil. Por isso queremos partilhar este marco com as pessoas, já que a A1 é um patrimônio regional,” destaca o presidente.

A Cooper A1 foi idealizada por Otto Erich Winckler, engenheiro agrônomo, natural da Alemanha, que viu a necessidade de implantar na região o modelo de sociedade cooperativa, para auxiliar os agricultores na organização e venda de sua produção a preços justos.

A perpetuação da Sociedade Cooperativa Mista de Palmitos seu deu através da união entre cooperativas agropecuárias do Oeste Catarinense. Tendo sempre o produtor rural como foco, a trajetória é marcada por fusões e incorporações que possibilitaram aumento de escala, redução de custos e a criação de uma respeitada identidade cooperativa regional.

Em 1976 a Sociedade Cooperativa Mista de Palmitos e a Cooperativa Agropecuária de Mondaí efetuaram a fusão que originou a Cooperativa Regional Arco Íris Ltda., que atuou em Palmitos, Caibi, Mondaí, Riqueza e Iporã do Oeste por 24 anos. Em 2000 a Cooperarco concretizou fusão com a Cooperativa Santa Lucia (Cooperlucia), de Descanso, aumentando sua área de atuação para Descanso, Belmonte e Santa Helena. Neste momento a cooperativa trocou seu nome para Cooperativa A1 (A: do segmento agropecuária; 1: mais antiga de Santa Catarina).

Em 2003, ocorreu a fusão com a Cooperativa Agropecuária Itapiranga (Cooperita), passando a atual em Itapiranga e São Joao do Oeste. Em 2004 iniciou sua atuação no Rio Grande do Sul, abrindo filiais em Planalto e Rodeio Bonito e, posteriormente em Erval Seco, Novo Tiradentes e Alpestre.

Atualmente a A1 possui unidades em 16 municípios. São 11 em Santa Catarina e 5 no Rio Grande do Sul. Possui cerca de 7.500 famílias associadas e 950 colaboradores. Representada por um complexo de 35 filiais, atua no recebimento, secagem, beneficiamento, armazenagem, industrialização e comercialização da produção de cereais dos associados; na produção e comercialização de rações e concentrados; na produção de suínos, aves e leite, através do sistema de parceria com os produtores; na compra em comum de insumos e bens de consumo; além da prestação de serviços, visando o desenvolvimento e a melhoria das condições socioeconômicas dos seus associados. (Fonte: Informativo OCESC)

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O Interior: publicação da Ocergs divulga o cooperativismo gaúcho

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Já está disponível no site, mais uma edição do jornal O Interior, produzido pela Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs). A publicação traz, em sua capa, o 3º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop), que acorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, em Caxias do Sul.

O tema do evento será a Gestão e Governança Corporativa para Cooperativas. O jornal, que comemora este mês 39 anos, dá um destaque a presença do Sistema Ocergs- Sescoop/RS na 36ª edição da Expointer, que ocorreu em Esteio (RS) de 24 de agosto a 1º de setembro.

Na editoria de Cooperativismo, O Interior divulga a lista das 30 músicas selecionadas para o 7º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, cuja primeira etapa será no dia nesta sexta-feira (4), na cidade gaúcha de Candelária.

Acesse a página http://www.ocergs.coop.br/ e confira mais informações no jornal O interior.

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Sistema OCB e Banco Central finalizam material sobre educação financeira

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Brasília (30/09) – Um material inédito no Brasil está sendo preparado pelo Sistema OCB em parceira com o Banco Central. Trata-se do material didático do curso de educação financeira que deverá ser disponibilizado as cooperativas a partir do segundo semestre deste ano. O curso é uma iniciativa do Sistema OCB e do próprio BC que, recentemente concluiu que 75% da população brasileira são considerados analfabetos financeiros.

O Banco Central forneceu todo o conteúdo do curso e o Sistema OCB está concluindo a metodologia de aplicação do material. Para isso, membros de um grupo técnico estão em Brasília. O grupo é composto por representantes dos estados do Ceará e do Paraná, além de técnicos das três áreas finalísticas (Gerência de Promoção Social, Gerência de Formação e Qualificação Profissional e Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas), e, também, da Gerência de Pessoas. Técnicos do Banco Central também integram à equipe. Neste encontro estão sendo fechadas a metodologia e a estratégia de descentralização do programa.

PÚBLICO-ALVO: A ideia é que as unidades estaduais promovam os cursos regionalmente, tendo como público-alvo: cooperados, empregados de cooperativas e familiares.

TUMAS-PILOTO: O próximo passo será o teste da metodologia em duas turmas piloto, nas unidades do Paraná (14 a 18/10) e Ceará (28/10 a 1º/11).

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Cooperativismo na Festa do Caminhoneiro

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Campos dos Goytacazes (30/09) - A primeira edição da Festa do Caminhoneiro, que aconteceu em Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), de 26 a 28 de setembro contou com atrações musicais de destaque nacional como os cantores Leonardo e Latino e o grupo Raça Negra. Na programação, ainda teve campeonato de skate e torneio de MMA, além da escolha da Rainha dos Caminhoneiros. A organizadora foi a Associação de Apoio aos Caminhoneiros do Estado do Rio de Janeiro (Ascam) e a principal patrocinadora foi a Coobranorte (Cooperativa de Transportes de Campos). Também participam do evento o Sistema OCB/RJ com um estande onde as cooperativas Sicoob Cred Rio Norte (ramo Crédito), Uniodonto Campos (ramo Saúde), PróUni (Educacional) e CoopMare (produção/artesanatos) expuseram seus produtos e serviços.

O objetivo da festa foi reunir a categoria, despertar para problemas enfrentados por ela e ajudar a angariar recursos para implementar dois postos de descanso para os caminhoneiros – uma iniciativa pioneira no País. Segundo a lei nº 12.619/12, o caminhoneiro precisa descansar a cada seis horas de viagem. Sem recursos financeiros para hotéis, muitos ou optam por não parar ou por parar e descansar dentro de caminhões em postos de combustíveis, estando sujeitos a assaltos e outros tipos de violência. Os postos de descanso projetados pela Ascam terão áreas de manutenção, dormitórios, banheiros e segurança para os caminhoneiros.

Presentes no estande do Sistema: o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, o assessor da presidência, Luiz Amaral, além da equipe de técnicos e analistas do Sescoop/RJ e do representante do Escritório Regional do Norte Noroeste, William Azevedo.

De acordo com Vinícius, o Sistema está acolhendo as cooperativas e promovendo, na prática, a intercooperação. “É motivo de orgulho ter uma cooperativa realizando evento deste porte e demonstrando a importância do cooperativismo para a região. O Sistema OCB/RJ cumpre, portanto, seu papel de fomento e representação das cooperativas, aproximando-se das demais cooperativas da região. Esta é mais uma ação de interiorização do Sistema, um compromisso da gestão do presidente Marcos Diaz”, disse o diretor. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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Sistema OCB/GO prepara novos cursos de gestão

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Goiânia (30/09) - O Sistema OCB/GO prepara dois novos cursos voltados ao aprimoramento da gestão cooperativista. O primeiro é “Gestão de Projetos”, a ser realizado nos dias 22 e 23 de outubro; e, o segundo: “Desenvolvimento Gerencial”, previsto para a última semana de outubro. Ambos os cursos serão realizados na sede do Sistema OCB/GO, em Goiânia-GO.

A capacitação em “Gestão de Projetos” visa a atender à demanda das cooperativas em atuar conscientemente com planejamento, execução e acompanhamento de projetos, abordando os conhecimentos e técnicas, além de desenvolver habilidades e atitudes pessoais para fazer uso das mais modernas ferramentas de gestão aplicadas ao gerenciamento de projetos. O curso terá carga horária de 16 horas/aulas.

Já o curso de “Desenvolvimento Gerencial” tem o objetivo de proporcionar aos gestores e líderes de equipes condições para o aprimoramento das habilidades técnicas, conceituais e humanas, além de promover o autoconhecimento e a consciência de atitudes necessárias para efetivamente exercerem a liderança em suas cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento das mesmas.

O curso é voltado a dirigentes, gerentes, coordenadores, supervisores e encarregados de cooperativas ou aqueles que possuem interesse em assumir os cargos.

Para obter mais informações ou efetuar sua inscrição, entre em contato pelos telefones (62) 3240-8909 ou 8911. O contato também pode ser realizado pelo endereço eletrônico: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

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Intercâmbio cooperativista: Sescoop/PB e Sistema OCB

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(Brasília, 27/09) – A sintonia entre a Casa do Cooperativismo e as unidades estaduais anda em alta no sistema cooperativista. Ontem, a gerente de operações do Sistema OCB/PB,  Ana Margarida Formiga, e a gerente de desenvolvimento de cooperativas, Fabiana Bitencourt, estiveram em Brasília para conhecer o funcionamento da unidade nacional. A dupla passou dois dias na sede do Sistema OCB para realizar uma espécie de imersão no funcionamento das nossas instituições. No primeiro dia de visita, as atividades foram focadas na área meio e, no dia seguinte, nas áreas fins.

As duas gestoras se disseram impressionadas com a expertise dos profissionais que as receberam e desejam colaborar com a implantação de projetos como o mapeamento de processos e GDH (Gestão do Desenvolvimento Humano) no Sescoop/PB. “Em geral, vimos muitas coisas que nos interessaram e vimos como é fundamental essa integração sistêmica entre o Sistema OCB e suas unidades estadual”, resume Fabiana.

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OCEMG realiza XII Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

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Belo Horizonte (27/09) – Termina hoje o XII Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas Mineiras. O evento, promovido pelo Sistema Ocemg anualmente, está acontecendo no Tauá Resort Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro começou nesta terça-feira e é direcionado às mulheres vinculadas a cooperativas - associadas, colaboradoras, esposas e filhas de associados. A abertura oficial foi feita pelo presidente do Sistema, Ronaldo Scucato, que ressaltou o papel da mulher no ambiente de trabalho e familiar.

O tema deste ano, "A importância da Organização do Quadro Social (OQS) para o Desenvolvimento da Cooperativa", tem sido debatido em palestras, workshops e momentos de integração.

Entre os profissionais convidados para o evento está Leonardo Boesche, engenheiro agrônomo por formação, com magistério superior pela Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) e MBA em Cooperativismo pela Fundace/USP. Na ocasião, ele apresentará um pouco de sua experiência de 26 anos atuando no cooperativismo paranaense, frisando a relevância do trabalho da OQS para o desenvolvimento das organizações. O consultor do Sistema Ocemg, Flávio Eduardo Gouvêa Santos, graduado e pós-graduado em Cooperativismo, apresenta a OQS como uma ferramenta de mobilização e participação das mulheres nas cooperativas.

O palestrante João Carlos Oliveira, formado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP/PR) e pós-graduado em Educação Não Formal e Liderança de Equipe pelo Histradut, em Israel, falará sobre a importância da mulher e sua atuação no mercado de trabalho. Cerca de 300 mulheres cooperativistas mineiras participam da iniciativa até a próxima sexta-feira. Acompanhe na próxima semana os resultados do evento neste Portal. (Sistema Ocemg)

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XI Encontro reúne presidentes para oficina de planejamento

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Manaus (27/09) - Dando sequência ao XI Encontro de Presidentes e Representantes de Ramos do Cooperativismo Amazonense, o Sistema OCB/AM promove hoje a conclusão da oficina de “Orientação da Avaliação e Planejamento das Ações do Sistema”, moderada por Gabriel Pesce Júnior. O presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, e o presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, estiveram presentes na abertura da oficina, nesta quinta-feira. O objetivo é avaliar a atuação das cooperativas e identificar ações de fortalecimento.

Entre os presentes, presidentes e representantes de cooperativas do ramo consumo, serviços, trabalho, extrativismo, produção, transporte e turismo.

Petrucio Magalhães Júnior abriu o evento reafirmando seu compromisso com os gestores de cooperativas dizendo que, como representante à frente da entidade, vai cumprir o que os gestores decidirem como sendo o melhor para o grupo. “Temos a oportunidade de trabalharmos concomitantemente com um grande evento que é a Convenção Nacional da Uniodonto, isso nos motiva a pensar o segmento cooperativo de forma muito maior, de enxergar novos horizontes e objetivar mais do que imaginamos”, frisou.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas elogiou o comprometimento das cooperativas amazonenses com o desenvolvimento tanto regional, quanto do próprio cooperativismo. “Vocês sempre fizeram por merecer essa atenção especial do Sistema Nacional, porque vocês têm o cooperativismo do tamanho do desenvolvimento da região, das suas características, das suas especificidades. Então, aproveitem esse encontro porque o futuro não é algo para a gente esperar e sim para construir”, salientou.

PLANEJAMENTO - Durante a oficina, o moderador estabelecerá determinados valores para que o cooperativismo prevaleça como segmento diferenciado, principalmente em relação à ética, à intercooperação, além de marketing, planejamento e gestão. (Sistema OCB/AM)

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Brasil sediará a XVIII Conferência Regional ACI Américas

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Brasília (26/09) - Entre os dias 6 e 11 de outubro, será realizado no Guarujá (SP), o maior evento do cooperativismo das Américas: XVIII Conferência Regional ACI Américas, iniciativa da Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI Américas) e da Unimed do Brasil, com amplo apoio do Sistema OCB. Com o tema central “A década das cooperativas: cenários e perspectivas”, a Conferência reunirá lideranças do cooperativismo brasileiro, latino-americano e mundial.

A Conferência tem por objetivo unir e articular ações conjuntas entre as cooperativas das Américas, para que o modelo empresarial cooperativo se consolide em 2020 como referência em sustentabilidade econômica, social e ambiental e se torne o modelo preferido pelas pessoas e de mais rápido crescimento.

Além das lideranças do setor, são esperados representantes de instituições públicas e privadas, ONGs, organismos internacionais, políticos e órgãos de promoção e desenvolvimento, para debater os rumos do cooperativismo das Américas, com demonstrações de boas práticas, mesas de discussão e workshops.

CORTESIAS – As cooperativas brasileiras têm a chance de ganhar uma das 100 cortesias que estão sendo disponibilizadas. Para ter direito a uma das 100 cortesias, o interessado só tem de enviar um email para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., aos cuidados de Daniela de Alencar, ou ligar para (11) 3146-6314. No corpo do email, deverá constar as seguintes informações: nome, CPF, número de telefone celular e dados da cooperativa que será representada na Conferência. A cortesia dá o direito de participar de todas as atividades programadas.

Como o número é limitado, as 100 primeiras pessoas que mandarem o email ou ligar, serão contempladas. É importante esclarecer que as despesas com hospedagem, alimentação e traslado até o local do evento, correrão por conta do participante. Para mais informações e programação completa, acesse o site do evento: www.conferenciaaciamericas2013.com.

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CPLA fecha parcerias para criação de associação do Agreste

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Campo Alegre (26/09) - A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizou na terça-feira, dia 24, mais uma parceria com agricultores familiares, dessa vez no município de Campo Alegre, Agreste alagoano. Além reunir os produtores, a cooperativa ainda articulou a criação da associação na comunidade, que se encontra em processo de formalização.

Ao todo, são 60 agricultores familiares associados à cooperativa no município. Com a sua ativação, a associação de produtores de Campo Alegre será a 73ª instituição parceira da CPLA, unindo-se em prol do desenvolvimento da pecuária leiteira do estado.

“Isso comprova o quanto o objetivo da CPLA está sendo cumprido. O agricultor familiar geralmente produz pouco e, para ter acesso às políticas públicas, ele necessita estar organizado com outros dos seus. Estamos honrados em dar esse suporte para que esta associação seja criada, comprometidos em incluí-los nas ações governamentais como o Programa do Leite e o PNAE para a merenda escolar”, garante Aldemar Monteiro, presidente da cooperativa.

Por meio da CPLA, a associação terá sua sede construída com ajuda da prefeitura de Campo Alegre, além do apoio das secretarias de agricultura do estado e do município. “Articulamos com a iniciativa pública a importância em estruturar a pecuária leiteira na cidade. Vamos acompanhar o processo e auxiliar nas necessidades pontuais de quem vive da atividade, como instalação de tanques de resfriamento, assistência técnica e transferências de tecnologias”, completa Aldemar.

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Sescoop prorroga validade de processo seletivo

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Brasília (26/09) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) prorrogou a validade de seu processo seletivo número 02/2013, nesta quarta-feira, dia 25 de setembro. A seleção destinou-se à contratação de profissionais para os cargos de analista de comunicação visual e analista de suporte e secretária executiva. Conforme a previsão que consta do documento "Comunicado de Abertura do Processo Seletivo", a validade do processo seletivo para a função de Secretária Executiva passa a valer por mais três meses.

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GDA e GDH começam a ser implantados ainda este ano

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Brasília, 25/9/2013 – Foram dois dias reunidos. Depois de uma série de apresentações, debates e sugestões, o grupo de superintendentes e analistas de monitoramento, formação profissional e promoção social – de unidades estaduais e também da Nacional – definiram a primeira etapa do cronograma de implantação das novas ferramentas de Gestão do Sistema OCB: o GDA e o GDH. Tratam-se de programas, desenvolvidos originalmente no estado do Paraná, e que agora ganham corpo em nível nacional. “O objetivo é fortalecer, ainda mais, o desempenho de nossas cooperativas. A intenção dos programas é oferecer os subsídios necessários para que cooperativas e unidades estaduais do Sescoop tenham em mãos – de forma rápida, consistente e confiável – informações para suas tomadas de decisão”, frisou a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira.

Pela agenda firmada entre os participantes do encontro, ficou definido o conjunto de estratégias para implantação das ferramentas pelas unidades estaduais. E a primeira ação está prevista para acontecer ainda em 2013, no final do mês de novembro. “Faremos uma capacitação – de aproximadamente uma semana – para que os técnicos dos estados tenham plenas condições de utilizar os sistemas e também auxiliar as cooperativas no que necessitarem”, explica a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela.
 
De acordo com a gestora, o primeiro – e fundamental passo – a ser dado para implantação das ferramentas será a inserção dos dados das cooperativas no Cadastro Nacional. Este trabalho deverá ser feito pelas unidades estaduais, que já terão acesso ao banco de dados também a partir de novembro. Outra definição importante foi a construção conjunta dos pré-requisitos para que as unidades estaduais rodem os programas junto às cooperativas. “Estamos falando de recursos humanos e de processos necessários ao funcionamento dos sistemas. Isto é fundamental para que as unidades se planejem para cumprir o cronograma firmado”, avalia. Segundo Susan, em caso de alguma dificuldade, a unidade nacional do Sescoop estará a postos para auxiliar os estados.

Expectativas – Para a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, a implementação das novas ferramentas chega acompanhada de boas perspectivas. Segundo ela, o controle oferecido pelas ferramentas vai além de uma prestação de contas e passa a disponibilizar para o Sistema OCB uma “gestão significativa”: “Estamos vislumbrando um avanço nos processos de gestão de resultados das ações realizadas pelo Sescoop. Com os novos sistemas, além de gerarmos informações gerenciais para as cooperativas, teremos, também, visibilidade da relevância das atividades para o seu público beneficiário”, afirma.
 
Maria Eugênia Borba, gerente de Promoção Social, também destaca o caráter positivo que as ferramentas trarão em termos de balanço social do Sistema. “O melhor de tudo será a geração de dados que possibilitem uma real avaliação do grau de desenvolvimento humano das cooperativas para que possamos nortear todas as ações necessárias”, avalia a gestora.
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Exigências da Aneel são debatidas em Fórum do Ramo Infraestrutura

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Rio, 25/9/2013 - A concessão para operação de cooperativas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi o tema central do 1º Fórum Permanente do Ramo Infraestrutura. O encontro, realizado na sede da Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama (Ceral), no dia 24 de setembro, contou com a participação de presidentes e dirigentes das três cooperativas do ramo existentes no Estado do Rio de Janeiro: Ceral, Cerci e Ceres.

Este encontro foi resultado de uma reunião promovida em agosto, que definiu algumas das ações a serem implementadas para a categoria no Estado.
Participaram do encontro o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, o diretor daOCB/RJ, Vinícius Mesquita, o assessor jurídico Abdul Nasser, a analista de Desenvolvimento e Monitoramento do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Sabrina Oliveira, o relações institucionais, Paulo Goulart, e o representante do Escritório do Cooperativismo Região dos Lagos, Jorge Pecly, e o assessor da presidência, Luis Amaral.

O Fórum foi aberto pelo presidente da Ceral, Sérgio Barreto. Ele disse que o apoio do Sistema OCB/RJ é imprescindível para o momento em que as instituições estão sendo pressionadas pela Aneel. "Precisamos fortalecer o ramo e ter mais representatividade nos órgãos públicos", disse Sérgio, acrescentando que o Sistema OCB/RJ tem sido fundamental para esse fortalecimento.

O presidente Marcos Diaz, durante a sua fala, reforçou o compromisso de apoiar as cooperativas de eletrificação rural. "O Fórum é a forma com que devemos buscar uma coesão das necessidades. Portanto, a criação - e continuidade - dos encontros promoverá o crescimento do ramo. Ou seja, estamos indo em busca do tempo perdido e da representatividade junto aos órgãos públicos", contou Diaz.

Durante o Fórum, o assessor jurídico Abdul Nasser abordou a questão das concessões e exigências por parte da Aneel e o regime com o qual terão que atuar. "Não dá para fugir da regulação. Isso acontece em outros ramos, assim como o de saúde e transporte. Acredito que as cooperativas precisam estar mais bem preparadas para a regulação", falou Nasser.

O assessor jurídico disse ainda que a intercooperação é a forma com que as cooperativas devem encarar a regulação. "Temos desafios bem grandes na categoria, principalmente com a iminência das concessões pela Aneel. Acredito que, através da intercooperação, as cooperativas estarão mais fortes e preparadas para encarar o mercado, finalizou o assessor jurídico.

O estreitamento de laços entre as cooperativas foi citado pelos dirigentes. Presidente da Cerci, José Carlos de Souza Rocha contou que o estreitamento de laços é necessário para este novo momento enfrentado pelas cooperativas do ramo. "Se não nos organizarmos, o mercado irá nos engolir. Por isso, acredito que a realização de fóruns é importante. Vamos ter nossas demandas unificadas e teremos mais força junto aos órgãos públicos", concluiu José Carlos.

Presidente da Ceres, Vander Leite Gomes concordou com José Carlos de Souza Rocha. "O fato da Aneel exigir a concessão dos serviços mostra que alguns obstáculos precisam ser ultrapassados. Acredito que este fórum dará bons frutos", afirmou. O próximo Fórum será realizado na sede da Ceres, em data a ser definida. 
(Fonte: Sistema OCB/RJ)

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Aurora inicia em novembro o recrutamento para reabrir Joaçaba em janeiro

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Florianópolis, 25/9 - A Coopercentral Aurora Alimentos inicia em novembro o recrutamento de pessoal para a reabertura – em 2 de janeiro –  da indústria de abate e processamento de suínos de Joaçaba, no meio-oeste catarinense. Ali, a cooperativa investe 61,5 milhões de reais para triplicar a capacidade industrial e geração de produtos cárneos destinados à exportação.

Para recrutamento, seleção e contratação dos trabalhadores será utilizado o auditório da Copérdia (antiga Coperio), localizado às margens da BR-282, a partir do dia primeiro de novembro. Na primeira etapa serão contratados 500 pessoas e, na segunda, mais 500.

A unidade estava paralisada desde abril de 2009 no auge da crise financeira internacional. As obras iniciaram em fins de dezembro do ano passado e têm prazo de conclusão para dezembro deste ano. As operações da indústria serão retomadas no primeiro dia útil de 2014, assegura o presidente Mário Lanznaster. O dirigente antecipou que ficará concentrada em Joaçaba a maior parte da produção de carne suína destinada ao mercado externo.

Os investimentos em construção civil, máquinas e equipamentos permitirão triplicar a capacidade de abate de 1.000 para 3.000 suínos/dia. Na primeira fase, em janeiro de 2014, o abate será de 1.500 animais e, em setembro, sobe para 3.000/dia.

Com a ampliação física – que representa mais 15.000 metros quadrados de área construída e compreende os setores administrativos, industriais, de tratamento de efluentes e de apoio – o complexo ficará com área total de 25.000 metros quadrados.

Mais de 200 trabalhadores atuam na planta industrial, onde 100% das obras civis estão concluídas. Os setores administrativos estão concentrados em um novo prédio de dois pavimentos e 5.000 metros quadrados de área para abrigar ambulatório, dois refeitórios, quatro vestiários, área de lazer, auditório, Serviço de Inspeção Federal (SIF), departamento de recursos humanos e segurança do trabalho.

O layout interno de vários setores foi alterado e estão em fase de instalação sete câmaras de resfriamento de carcaças, sala de cortes com mezanino, túnel de congelamento contínuo e túnel estático de congelamento. Foi construída uma nova fábrica de farinhas e subprodutos e, ampliada, a casa de máquinas e de caldeiras. O sistema de tratamento de efluentes foi aperfeiçoado com novo tanque de concreto de equalização, novo flotador e nova  casa de química.

Também estão em execução duas obras complementares: a perfuração de mais um poço profundo para captação de água (já está com 480 metros de profundidade) e a construção de canalização em PAD (polímero de alta densidade) com 6 quilômetros de extensão para a destinação dos efluentes tratados até o rio Caraguatá.

Por outro lado, no campo, a ampliação da base produtiva já foi autorizada, com o alojamento de matrizes e a planificação da produção de suínos que serão fornecidos pelas cooperativas agropecuárias filiadas à Coopercentral. 

A reabertura do frigorífico de Joaçaba gerará 1.000 empregos diretos e 3.000 empregos indiretos: quatro vezes o número de postos de trabalho que existia quando a unidade fechou, em 2009.  A mão de obra será recrutada na microrregião do meio-oeste. A inauguração oficial ocorrerá somente em 15 de abril de 2014, no 45o aniversário de fundação da Aurora. Os trabalhos são supervisionados pela equipe de engenharia da Aurora, chefiada pelo engenheiro eletricista Christian Klauck. O gerente da unidade de Joaçaba é Rodrigo Schwert.

ESTRUTURA - O frigorífico ocupa área de 20 hectares do Distrito Industrial de Joaçaba (à margem da rodovia BR-282) e, antes da ampliação, constituía-se de planta industrial de 9.000 metros quadrados de área coberta, com capacidade para abater 200 suínos por hora ou 1.000 suínos/dia.

O complexo inclui portaria, administração, vestiários e refeitório, pocilgas, linha de abate, resfriamento, congelamento, estocagem e expedição. A linha industrial compreende os setores de choque, sangria, escaldagem, depilação e chamuscador.

O sistema de tratamento de efluentes compõe-se de sete lagoas de decantação, peneiras, decantadores e flotadores. Antes da paralisação, a água era captada em riacho e em poço profundo, armazenada em lago artificial para ser utilizada no processo industrial, após o que era novamente tratada e devolvida ao riacho.
(Fonte: MB Comunicação)

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Unimed Rio assume carteira da Golden

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Brasília (25/09) - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a alienação da totalidade da carteira de planos individuais/familiares da Golden Cross para a Unimed Rio. A análise da ANS considerou o cumprimento das exigências previstas na Resolução Normativa nº 112, que dispõe sobre transferência de carteira.

A operação abrange todos os mercados cobertos pelo segmento de planos individuais/familiares da Golden Cross, que passam a ficar sob a gestão da Unimed Rio. Para que a transação fosse aprovada, a Unimed Rio precisou se comprometer a manter os mesmos contratos e a mesma rede hospitalar da Golden Cross. Essa manutenção pode se dar por contratação direta dos hospitais em todos os estados onde há beneficiários dessa carteira ou por intercâmbio com outras operadoras.

Os beneficiários devem ser comunicados individualmente e orientados sobre o processo de transferência da carteira.

Não pode haver, em hipótese alguma, a interrupção da prestação de assistência aos beneficiários da carteira da Golden Cross, principalmente aos que estejam em regime de internação hospitalar ou em tratamento continuado.
É importante esclarecer que o sistema Unimed é composto por cooperativas médicas independentes. Em caso de necessidade de utilização da rede de prestadores em outros estados, as operadoras podem optar por fazer intercâmbio com demais cooperativas do sistema ou podem fazer a contratação dos prestadores diretamente.

Em caso de dúvidas sobre o processo de transferência, os beneficiários devem entrar em contato com a Golden Cross ou com a Unimed Rio. Também estão disponíveis os canais de relacionamento da ANS: Disque ANS 0800 701 9656; Núcleos da ANS existentes em 12 cidades no país; ou Central de Atendimento ao Consumidor em www.ans.gov.br.

(Fonte: ANS)

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Sistema OCB prepara ferramenta para gestão de pequenas cooperativas

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Brasília (24/09) – O fortalecimento das pequenas cooperativas será intensificado pelo Sistema OCB, a partir do ano que vem. A Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento anunciou hoje a criação de um grupo de trabalho que estabelecerá os pré-requisitos para a participação das cooperativas no Sistema Integrado de Gestão (SIG), cujos objetivos são: conferir mais transparência às informações para o associado, gerar dados qualitativos para uma tomada de decisões segura e, por fim, possibilitar mais confiabilidade às informações tributárias e contábeis. 

Esse é um dos desdobramentos da reunião técnica que está ocorrendo desde ontem, na Casa do Cooperativismo, com o intuito de aprofundar a visão dos cerca de 50 participantes – representantes das unidades estaduais – sobre os programas Gestão de Desenvolvimento da Autogestão (GDA) e Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH). O Sistema OCB pretende, com essa reunião, criar um plano estratégico de desenvolvimento das cooperativas brasileiras.

O SIG é um projeto originalmente executado pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), há seis anos, e, agora, está servindo de base para o desenvolvimento de um projeto nacional.

HISTÓRIA – O Sistema Integrado de Gestão (SIG) é a culminância de um plano de ação que nasceu como ferramenta de gestão para ajudar as pequenas cooperativas agropecuárias do estado do Paraná, em 2007. Após um diagnóstico feito pela Ocepar, por meio de uma ação chamada Programa de Apoio Integral às Pequenas Cooperativas (Procoop), evidenciaram-se sérias deficiências de gestão nas empresas cooperativistas.

“A partir daí, a Ocepar pesquisou softwares adequados à realidade do setor e contratou os parceiros para treinar as cooperativas sobre como utilizar a ferramenta, da melhor forma possível. Os nossos parceiros, então, cederam o direito de uso do software às cooperativas”, lembra o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo da Ocepar, João Gogola Neto, informando que as cooperativas beneficiadas, inicialmente foram as do ramo agropecuário, mas que após algumas adaptações, o software passou a ser utilizado, também, pelos ramos transporte de carga e trabalho. Até o fim deste ano, o ramo de infraestrutura também será contemplado.

“É importante destacar que o SIG está integrado ao software do programa ‘Gestão de Desenvolvimento da Auto Gestão (GDA)’. Então, todas as informações que forem alimentadas nele, serão transportadas para o GDA. Isso atende aos três eixos da Diretriz de Monitoramento de Cooperativas: societário, gestão e econômico-financeiro”, comenta Susan Miyashita Vilela, gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas – GEMDC.

AMANHÃ – no Informativo do Sistema OCB de amanhã, o leitor poderá conferir os outros desdobramentos da reunião técnica sobre o GDA e o GDH.

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FORMAÇÃO: Sescoop/PR completa 14 anos

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Curitiba (24/09) – A unidade paranaense do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) completou 14 anos, no último sábado (21/09). Implantado no Paraná em 21 de setembro de 1999, ao longo desse período, vem contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento e modernização do cooperativismo no Paraná, por meio de atividades de formação profissional, promoção social, autogestão e monitoramento.

Os números atestam a grandeza desse trabalho: desde que foi criado até o ano passado, o Sescoop/PR já havia investido R$ 129,1 milhões em programas de capacitação, que tiveram mais de 1 milhão de participantes, entre cooperados, dirigentes, colaboradores e familiares. Ao todo, foram 26 mil eventos realizados nesse período. Neste ano, a entidade espera capacitar aproximadamente 150 mil pessoas, por meio de 6 mil eventos e atingir cerca de R$ 25 milhões em recursos investidos.

DIFERENCIAL - “O trabalho realizado pelo Sescoop representa o grande diferencial do cooperativismo. No Paraná, os investimentos do Serviço S foram a base de um processo de melhoria da gestão e de prestação de serviços das cooperativas, que impulsionaram o crescimento do Sistema na última década. A difusão de informação e acesso à qualificação profissional mudaram o perfil do cooperativismo no Estado. Da mesma forma, o trabalho de autogestão e monitoramento ganhou força no Sescoop, o que trouxe mais assertividade ao planejamento estratégico de treinamento das cooperativas”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

SUSTENTAÇÃO – Com esse apoio, o cooperativismo paranaense vem acumulando resultados positivos a cada exercício. No ano em que o Sescoop/PR nasceu, as cooperativas paranaenses alcançaram faturamento de R$ 6,1 bilhões. Em 2012, o setor atingiu movimentação econômica recorde de R$ 38,5 bilhões e projeta, em 2013, obter receita entre R$ 43 bilhões e R$ 45 bilhões. “Junto com a melhoria da estrutura das cooperativas, o investimento na formação de colaboradores e dirigentes é um dos fatores que impulsionam o setor. Qualificação traz melhores serviços e produtos e gera bons negócios. Para manter a competitividade, é preciso conhecimento, visão estratégica e inovação”, acrescenta Koslovski.

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Aprovados projetos de irrigação para Goiás, Minas Gerais e São Paulo

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Brasília (24/09) - Os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo foram os primeiros a serem beneficiados pelo Regime Especial de Incentivos ao Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi). Neste mês, a Secretaria Nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional (Senir) aprovou cinco projetos de irrigação em fazendas dos três estados, que totalizam uma área de mais de 11,4 mil hectares irrigados.

"Com a aprovação desses projetos, os produtores agrícolas terão a expansão de suas áreas irrigadas em cerca de 10%, sem ter que fazer nenhum outro investimento, apenas com a desoneração. A área ampliada equivale a 1.054 hectares", declara o coordenador-geral de Desenvolvimento de Instrumentos de Política de Irrigação do órgão, Cristiano Zinato.

A adesão ao Regime suspende a exigência do pagamento de contribuições federais (PIS/Pasep e Cofins) nas aquisições de bens e serviços nacionais e importados destinados aos projetos de irrigação e suas infraestruturas correlatas, resultando na redução de até 9,25% nos custos dos investimentos na área. Para obter o benefício fiscal, as empresas do setor do agronegócio que pretendam implantar, substituir, modernizar ou ampliar ações de irrigação poderão requerer o enquadramento à Secretaria Nacional de Irrigação do ministério. Mais informações sobre a forma de apresentação do projeto e a documentação necessária podem ser obtidas pelos telefones (61) 2034-5784/4282 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Ministério da Integração Nacional)

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Sescoop divulga resultado de processo seletivo para cargos de nível superior

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (23/09) o resultado da terceira etapa do Processo Seletivo nº 03/2013, para contratação de analista tributário.

O candidato aprovado nessa fase deverá apresentar os documentos comprobatórios do cargo e da função, conforme comunicado de abertura de processo seletivo, na próxima quarta-feira (25/09), no Edifício Belvedere, localizado no Setor de Autarquias Sul, Quadra 06, Bloco K, 12º andar, sala 1202, Brasília-DF.

Para conhecer o resultado da terceira etapa e obter mais informações sobre o processo seletivo, CLIQUE AQUI. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.

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