Viacredi fortalece compromisso ESG com diagnóstico da OCB
- Artigo Secundário 3
Solução Eficiência Energética apontou caminhos para maior eficiência no uso de recursos energéticos
Com o objetivo de impulsionar a sustentabilidade no cooperativismo, a Solução Eficiência Energética chegou, nos dias 15 e 16 de julho, à Cooperativa Viacredi, em Blumenau (SC). A iniciativa faz parte do portfólio de soluções do Sistema OCB e contou, nessa etapa, com a parceria da Central Ailos, da Ocesc e da consultoria Stride. Durante os dois dias de atividades, foi realizada a etapa de diagnóstico, que envolveu visitas técnicas, análise de dados e reuniões com a diretoria da cooperativa.
A Viacredi foi indicada pela Central Ailos para integrar a iniciativa, que busca promover maior eficiência no uso de energia, redução de custos operacionais e alinhamento às práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). Foram diagnosticadas três unidades da cooperativa: a sede, um Ponto de Atendimento (PA) e um Ponto de Relacionamento (PR), onde foram observadas oportunidades de melhorias e inovações nos sistemas já implementados.
Logo no primeiro dia, a equipe da consultoria, acompanhada por representantes da unidade nacional do Sistema OCB, da Ocesc e da Central Ailos, se reuniu com a diretoria da Viacredi para apresentar os objetivos da ação e alinhar expectativas. Ao fim da etapa, no segundo dia, uma nova reunião foi realizada para apresentação dos primeiros resultados e próximos passos, com destaque para o plano de ação que será implementado e monitorado pelas equipes envolvidas.
“A aplicação do diagnóstico é fundamental para que a Viacredi possa avançar ainda mais em seu programa de eficiência energética e se fortalecer enquanto agente de transformação ambiental e social. Além disso, é uma forma importante de demonstrar como o cooperativismo se compromete com as agendas globais de sustentabilidade e preservação ambiental”, afirma Laís Nara Castro, analista de Meio Ambiente do Sistema OCB e representante da entidade no processo de diagnóstico da Viacredi.
Para Ricardo Miotto Ternus, diretor superintendente da Ocesc, a atuação da Viacredi reforça o protagonismo das cooperativas catarinenses na pauta da sustentabilidade. “A Viacredi possui uma trajetória consolidada em práticas sustentáveis, e agora avança ainda mais ao integrar uma iniciativa nacional que une eficiência operacional, responsabilidade ambiental e alinhamento com os princípios ESG. O cooperativismo de crédito de Santa Catarina está conectado com os grandes temas da atualidade e preparado para liderar soluções transformadoras”, afirmou.
Cátia Schäffer Tomaz, coordenadora de Governança Cooperativa e Sustentabilidade da Central Ailos, destacou os ganhos da iniciativa para a cultura interna da cooperativa. “Essa experiência ampliou o nosso olhar estratégico para a gestão de dados nos processos de compras, manutenção e infraestrutura. Também contribuiu para a educação ambiental dos colaboradores, com reflexos inclusive nas suas casas. Acreditamos que esse movimento liderado pelo Sistema OCB com apoio da Ocesc fortalece demais a atuação das cooperativas em sustentabilidade.”
A Viacredi já conta com ações consolidadas na área, como a instalação de 355 painéis fotovoltaicos e sistemas de captação de água da chuva. Para o superintendente de Administração, Compliance, Controladoria e Riscos, Marcelo Marques, a consultoria contribui para elevar ainda mais os padrões adotados. “Estamos sempre buscando maneiras de melhorar nossa estrutura. Essa consultoria potencializa nossas operações, oferecendo soluções que aprimoram a eficiência e reduzem custos. Também contamos com linhas de crédito específicas para apoiar iniciativas sustentáveis entre os nossos cooperados”.
Segundo Tatiana Kraetzer, coordenadora administrativa da Viacredi, participar da Solução Eficiência Energética é uma oportunidade de aprendizado e transformação. “Estamos evoluindo tecnicamente e fortalecendo nosso compromisso com a responsabilidade ambiental. Isso está em plena sintonia com os princípios do cooperativismo que carregamos em nosso DNA”, descreveu.
A etapa de diagnóstico é o primeiro passo da Solução Eficiência Energética, que agora seguirá com o acompanhamento da execução do plano de ação e a mensuração dos resultados. A iniciativa integra o Programa ESGCoop, lançado pelo Sistema OCB para apoiar as cooperativas na implementação de boas práticas ESG, sempre com foco em inovação, impacto positivo e perenidade dos negócios cooperativistas.
Saiba Mais:
- Sistema OCB impulsiona eficiência energética no cooperativismo
- Programa ESGCoop elva solução eficiência energética à Cotripal
- ESGCoop Expocacer reforça liderança em sustentabilidade no café