cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Featured

Congresso Ciclos debate financiamento climático e papel das cooperativas

  • Artigo Secundário 2

Painel reúne especialistas para discutir como acessar recursos para adaptação e sustentabilidade 

 

O Sistema OCB participou, nesta quinta-feira (8), do Congresso Internacional de Sustentabilidade – Ciclos 2025, evento que marca o início do ano da COP30 no Brasil. O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para tratar de temas prioritários da agenda climática global, como adaptação, zero carbono e compensação de emissões nos dias 7 e 8 de maio no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília (DF).  

Feulga Reis apresentou destaques do cooperativismo no financiamento climáticoFeulga Reis apresentou destaques do cooperativismo no financiamento climáticoA analista técnica do Sistema OCB, Feulga Abreu dos Reis, representou a instituição no painel Financiamento climático: como acessar recursos para adaptação e sustentabilidade. O painel teve como foco um dos principais gargalos para a concretização da agenda climática: o acesso a recursos financeiros para viabilizar projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O objetivo foi apresentar soluções práticas, instrumentos de financiamento e casos de sucesso que sirvam de inspiração para empresas, cooperativas, governos e organizações da sociedade civil. 

Feulga Reis destacou o papel estratégico das cooperativas como agentes facilitadores do acesso ao financiamento climático, sobretudo para pequenos negócios em diferentes territórios do Brasil. Segundo ela, o modelo cooperativista, por sua capilaridade e compromisso com o desenvolvimento sustentável, tem potencial para conectar produtores e empreendedores às oportunidades disponíveis. “Participar deste congresso é uma oportunidade valiosa para reforçarmos o papel do cooperativismo na agenda climática global. As cooperativas são protagonistas na construção de uma economia mais justa, inclusiva e sustentável. Este espaço é essencial para mostrar como a cooperação transforma territórios e promove o bem comum”, afirmou. 

A analista também reforçou alguns números do cooperativismo que expressam sua representatividade no repasse de recursos para os micro, pequenos e médios empreendedores no Brasil. “Somos os maiores financiadores do Brasil para esse grupo, com 17% da carteira, segundo dados do Banco Central. Também somos o principal repassador de recursos do BNDES, com destaque para as linhas do Fundo Clima, Pronaf e Pronaf Biotecnologia. A proximidade e o interesse das cooperativas com as comunidades as transformam em uma alternativa importante para os desafios da sustentabilidade”, complementou.  

Além da representante do Sistema OCB, a discussão contou com a presença de especialistas do setor, como Kátia Silene (Maia Consultoria), Alexandre Batista (Climate Finance Hub) e Felipe Vignoli (Impacta Finanças Sustentáveis), que abordaram temas como fundos internacionais, linhas de crédito verdes, incentivos fiscais, títulos verdes, créditos de carbono e blended finance (ferramentas úteis). Os painelistas esclareceram critérios de elegibilidade e como estruturar propostas eficazes para aumentar as chances de captação.  

 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados