cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Projeto MinasCoop Energia incentiva e apoia a transição energética no cooperativismo mineiro

Imagem Destaque

2024
Brasil
-
Não
-
ESGCOOP
18
-

Ciente dos benefícios financeiros gerados pelas fontes renováveis e da preocupação mundial com as mudanças climáticas, o Sistema Ocemg, que representa as cooperativas de Minas Gerais, criou o Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro: MinasCoop Energia.

A ideia inicial era gerar energia limpa por meio de usinas fotovoltaicas, influenciar outras cooperativas na adoção de energias limpas e causar impacto positivo na comunidade.

Junto a isso, o Sistema Ocemg também fez questão de estruturar o projeto nos pilares econômico, ambiental e social, e em alguns ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Segundo Lucas Lage, analista de planejamento e projetos do Sistema Ocemg e coordenador do programa, o MinasCoop Energia contribui com 10 dos 17 objetivos propostos pela ONU.

 

Colocando em prática

A ideia para o projeto surgiu em 2019, com a realização de reuniões e estudos de viabilidade, e em maio de 2020 uma empresa especializada na instalação, execução e implantação de usinas de geração de energia fotovoltaica foi contratada. O comitê do MinasCoop Energia foi formado em junho daquele ano.

O comitê teve o objetivo de supervisionar as construções das usinas de energia fotovoltaica do Sistema Ocemg, realizando reuniões para apresentar o projeto a outras cooperativas, mantendo contato com parceiros e contribuindo para inovações sobre o tema para o cooperativismo mineiro.

As usinas do Sistema Ocemg foram inauguradas em outubro de 2021 em Cristália e Botumirim, cidades ao norte de Minas Gerais. “O Sistema Ocemg tem atualmente 3 usinas de microgeração distribuída de energia fotovoltaica, com 300 kWp (quilowatt-pico) de potência, suprindo, desde então, a nossa demanda de energia”, explica Lage.

 

Impactando a sociedade mineira

Em abril de 2022, o objetivo de causar impacto na comunidade foi alcançado pelo Sistema Ocemg. As cooperativas que aderiram ao programa doam parte da energia gerada para entidades filantrópicas de todo o estado.

Para tornar isso possível e incentivar outras cooperativas a seguirem o exemplo, o Sistema Ocemg firmou um termo de compromisso com a Santa Casa de Misericórdia de Minas Gerais, iniciado em fevereiro de 2023. A estimativa é de que a Santa Casa tenha uma economia de R$ 100 mil por ano com as doações.

Além de doar parte da energia gerada pelas usinas fotovoltaicas, o projeto MinasCoop Energia arrendou terrenos improdutivos para que as usinas fossem construídas. Dessa maneira, a iniciativa também gerou renda para dez famílias que vivem dessas terras e fornecem mão de obra.

 

Resultados extraordinários

As mudanças desde a implementação do MinasCoop Energia não passaram despercebidas. De acordo com Lage, o primeiro resultado positivo foi o fim do gasto do Sistema Ocemg com energia elétrica. Agora, a entidade não tem mais despesas com energia.

Atualmente, mais de 40 cooperativas fazem parte deste projeto, que reúne mais de 80 usinas espalhadas em 56 cidades de Minas Gerais. Além disso, 65 entidades são beneficiadas e mais de 2,6 milhões de kW/h de energia são doados anualmente.

A população mineira também foi altamente beneficiada pelos números apresentados. As necessidades de mais de 4,1 milhões de pessoas foram atendidas e 686 empregos foram gerados durante e depois das construções das usinas.

Até o momento, mais de 46,7 milhões de reais foram investidos nas construções das UFVs que, juntas, geram mais de 10 MW de potência.

 

Sucesso ao redor do mundo

Além de estar fazendo muito sucesso em Minas Gerais, o Projeto MinasCoop Energia ganhou reconhecimento internacional. O programa liderado pelo Sistema Ocemg foi destaque da COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que aconteceu em 2021 em Glasgow, na Escócia.

Já na COP27, no Egito, o MinasCoop Energia foi representado por Alexandre Gatti, superintendente do Sistema Ocemg. Por fim, o programa também marcou presença na COP28, realizada em 23 na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Diante dos resultados positivos, a perspectiva do MinasCoop é continuar incentivando cooperativas mineiras a implementarem a geração de energia sustentável e impactarem as comunidades. 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

CCampo reduz custos e aumenta produção sustentável com sistema agrifotovoltaico
ESGCOOP

CCampo reduz custos e aumenta produção sustentável com sistema agrifotovoltaico

-

Viacredi: pequenas ações podem transformar o mundo
ESGCOOP

Viacredi: pequenas ações podem transformar o mundo

Estado: Santa Catarina Ação: Gestão de Resíduos ODS: 12 - Consumo e produção sustentáveis Resultados: Destinação de 41 toneladas de resíduos para reciclagem Compra de 3 mil livros com recursos da venda de materiais recicláveis Conscientização de boas práticas ambientais e capacitação sobre separação de resíduos para colaboradores Redução do uso de 4 mil copos descartáveis por dia durante campanha “Dia sem copo” Doação de 90 quilos de tampas plásticas para instituição social

Sicredi Sudoeste MT/PA amplia programa de formação de estagiários
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Sudoeste MT/PA amplia programa de formação de estagiários

Batizado de Programa Start, iniciativa permite que estagiários do Sicredi Sudoeste MT/PA sejam treinados durante um mês em cada uma das áreas da sede e das agências da cooperativa. Programa ajuda jovens a desenvolverem habilidades diversificadas, aumentando suas chances de efetivação ou recolocação no mercado de trabalho.

Unimed-BH aposta em gestão por processos para incentivar visão sistêmica
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH aposta em gestão por processos para incentivar visão sistêmica

A Unimed-BH sentiu a necessidade de incentivar os colaboradores a entenderem os processos e serviços executados pela cooperativa. Para isso, a organização colocou um projeto de gestão de processos em prática. Com ele, os macroprocessos da Unimed-BH são divididos em inúmeras atividades que passam por mapeamento, definição de indicadores de desempenho, e definição do responsável. A cooperativa avalia que a nova dinâmica proporciona resultados positivos para o negócio.