Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café

Resíduos de valor
Os resíduos orgânicos gerados na indústria de torrefação, como palhas, cafés vencidos e amostras a serem descartadas são destinados aos cooperados que se cadastram no projeto a fim de usá-los como insumos agrícolas no processo de adubação de suas terras. Já os resíduos recicláveis, por outro lado, são separados e destinados à usina de reciclagem de Poço Fundo. A Coopfam já contribuiu com ações de capacitação dos coletores e melhorias na infraestrutura da usina. Além disso, o lixo eletrônico é armazenado em caixas de coleta e destinado a empresas que fazem o reuso ou o descarte adequado desses materiais. “Estamos iniciando uma parceria com um comprador de resíduo eletrônico que reverterá recursos para mais ações ambientais”, adianta Garcia. Por fim, resíduos mecânicos e domésticos também fazem parte das práticas sustentáveis da Coopfam, seja por meio da venda para empresas que fazem o reaproveitamento dos materiais ou por meio da coleta seletiva.Conscientizando a comunidade e protegendo o ambiente
A Coopfam também trabalha em prol da conscientização dos cooperados para impulsionar a coleta seletiva. Isso ocorre com ações de educação ambiental e a oferta de kits de coleta seletiva aos associados. Os recicláveis separados são alocados para as seis casinhas de coleta seletiva construídas pela cooperativa em diversos bairros rurais. “Com esse trabalho, conseguimos ter algumas reduções de custos, como, por exemplo, na negociação dos equipamentos ou peças defeituosas. Também gerenciamos nossos resíduos evitando que eles sejam descartados de forma inadequada, conscientizamos nossos cooperados, cooperadas e comunidade através de campanhas, eventos de coletas e locais onde podem destinar os resíduos”, explica Garcia. A fim de evitar o descarte irregular de elementos poluentes, a cooperativa lidera campanhas de coleta de embalagens de agrotóxico em parceria com a Prefeitura de Poço Fundo. Outros potenciais poluentes, como pilhas e lâmpadas, também são coletados e têm a destinação adequada.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Agência verde
Objetivo: Reafirmar o compromisso de responsabilidade socioambiental instalando uma agência 100% sustentável, construída com 22 contêineres, isolamento térmico, infraestrutura verde e todos os demais pré-requisitos sustentáveis. Resultados: Construção de agência sustentável. Diminuição do impacto ambiental por meio da recaptação de água da chuva. Economia por meio da geração de energia elétrica fotovoltaica.

Castrolanda renova CIPA e melhora segurança no trabalho
Ao identificar problemas na CIPA, a Castrolanda atuou para renovar a comissão, tornando-a mais ativa, participativa e integrada. Com um novo plano de ação, reconhecimento para os cipeiros de destaque e elaboração de um livro de registros, a CIPA da Castrolanda apresentou melhorias em diversos critérios avaliados.

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável
Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.

Luz no mercado internacional de carbono
-