Capal garante descarte certo de 167 toneladas de resíduos veterinários

Treinamento
Os resíduos sólidos de serviços de saúde, inclusive veterinários, são classificados em cinco grupos:- Biológicos (grupo A)
- Químicos (grupo B)
- Perfurocortantes (grupo E)
- Radioativos (grupo C), que não são produzidos em propriedades rurais,
- Orgânicos e recicláveis (grupo D), enviados aos serviços municipais de limpeza.

Licenciamento ambiental
Antes do programa Descarte Certo, muitos dos resíduos veterinários eram descartados junto com o lixo comum e/ou queimados, gerando riscos de contaminação do ar, do solo e da água.
Agora, a coleta é realizada diretamente nas fazendas. Os resíduos recolhidos são enviados para uma segunda triagem, feita pela empresa terceirizada pela Capal. Somente depois, eles são encaminhados para aterros industriais, autoclave e/ou para a incineração, seguindo os protocolos dos órgãos ambientais.
“Cada produtor fazia o descarte à sua maneira. Hoje, para atender as normativas legais, é preciso fazer corretamente. Por exemplo, no estado do Paraná, as atividades agropecuárias de suinocultura e bovinocultura exigem licenciamento ambiental. E uma das condicionantes para obter a licença é o gerenciamento correto desses resíduos”, explica a engenheira ambiental da cooperativa.
Além disso, segundo Ana Carla, a Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, passou a considerar crime ambiental enterrar ou queimar resíduos de saúde veterinários. Após a entrega dos resíduos para descarte adequado, os cooperados recebem um comprovante que atesta a destinação correta dos rejeitos.
[caption id="attachment_390" align="aligncenter" width="602"]
Descarte Certo na agricultura
Diante dos bons resultados do programa Descarte Certo e das demandas ambientais dos cooperados que atuam na produção agrícola, a Capal decidiu ampliar a iniciativa e coletar também resíduos agrícolas e de manutenção de maquinários. O novo serviço também será executado pela Capal em parceria com uma empresa especializada. Na primeira etapa do projeto, os cooperados poderão descartar pneus, embalagens de óleo, de adubo foliar, de sabão líquido, alvejante e de água sanitária. Em um segundo momento, a cooperativa também irá recolher estopas, filtros de manutenção de maquinários agrícolas, equipamentos de proteção individual, materiais contaminados com óleo ou graxa e outros resíduos gerados de forma esporádica como latas de tintas, verniz e solventes. As embalagens de agrotóxicos não entram no programa e continuarão sendo descartadas de acordo com o previsto na legislação específica, com armazenamento correto e entrega em locais autorizados.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Coopama desenvolve sistema de gestão para aprimorar processos
Após diagnosticar uma série de problemas causados pela falta de uma plataforma de gestão com informações centralizadas e atualizadas, a Coopama desenvolveu uma plataforma de Business Intelligence (BI), que agiliza as tomadas de decisão e aprimora o manejo de estoque da cooperativa.

Unimed Belém constrói prática sistematizada e padronizada para disseminação das estratégias da cooperativa
Essa prática visa demonstrar a elaboração, revisão, disseminação e monitoramento do Planejamento Estratégico da Unimed Belém, com foco na publicidade das diretrizes estratégicas da cooperativa, em função da necessidade de propagar em todas as oportunidades, as ações, indicadores e metas estratégicas necessárias para alcance dos resultados, ou seja, o Planejamento Estratégico para tomada de decisões e melhor distribuição de recursos para alcance de resultados previstos no período de 2018-2022.

Sicredi é pioneira na emissão de letras de crédito sustentável
Região: Brasil Categoria: Finanças verdes Ação: Emissão da primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil. ODS: 5 - Igualdade de gênero 7 - Energia acessível e limpa 9 - Indústria, inovação e infraestrutura 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: A operação captou R$ 780 milhões em recursos destinados ao financiamento de projetos sustentáveis. O valor apoiou projetos de energia limpa, geração de empregos e apoio ao desenvolvimento econômico das comunidades. A operação evitou a emissão de quase 5 toneladas de gases poluentes e contribuiu para a sustentação de 80 mil empregos. A iniciativa foi premiada pelo Global SME Finance Awards 2023 na categoria Título Sustentável do Ano.

Grupo Cafeína da Cocatrel traz conhecimento, informações e empoderamento para as mulheres produtoras de café da região de Três Pontas em MG
O grupo Cafeína é composto por mulheres, cooperadas ou com vínculos - como esposas e filhas, que surgiu do seguinte propósito: fidelização e preparação para governança, fazendo uso do melhor perfil da intuição e multifuncionalidade femininas por meio do empoderamento e da disponibilização de conhecimento e informação específica gerados neste programa.