Agência verde

A responsabilidade socioambiental está no DNA do cooperativismo. É por isso que esse modelo de negócios costuma surpreender com ideias e projetos inovadores que fogem ao convencional. Ao surgir a possibilidade de instalar uma agência no maior corredor financeiro da cidade de João Pessoa, o Sicredi Evolução – maior instituição financeira cooperativa do Nordeste com R$ 2 bilhões de ativos, mais de 30 mil associados e 21 agências na Paraíba – quis fazer a diferença e projetou uma agência 100% sustentável. Localizada na principal avenida da cidade, ligando o centro à orla, a Agência Epitácio Pessoa reúne tecnologia e inovação à serviço da sustentabilidade. Com estrutura moderna, a unidade foi construída com 22 contêineres, possui isolamento térmico, gera sua própria energia elétrica, aproveita água da chuva e foi construída em apenas seis meses, com baixíssimo desperdício de materiais.
OBRA INTELIGENTE
A agência Epitácio é a primeira agência bancária de grande porte em contêineres da América Latina. Além disso, foi o primeiro edifício a receber o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na capital paraibana. Essa certificação internacional é uma das mais rígidas do mundo e atesta a sustentabilidade de uma edificação em oito dimensões:
-
uso racional e redução da extração dos recursos naturais
-
redução do consumo de água e energia
-
implantação consciente e ordenada, em espaço sustentável, com fácil acesso a meios de transportes sustentáveis, como carros elétricos e bicicletas
-
redução dos efeitos das mudanças climáticas
-
uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental
-
redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção
-
inovação e processos
-
créditos de prioridade regional.
Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a inauguração dessa agência sustentável do Sicredi Evolução fez a população e os cooperados perceberem a importância de desenvolver um modelo de negócio pautado na responsabilidade socioambiental. Na relação com a cidade, o fato da agência ter um piso elevado, ou em outras palavras, não tocar o solo em toda sua superfície, permite que a água das chuvas possa escoar livremente e ser absorvida pelo solo. Obras assim garantem que não haja alagamentos e que os lençóis freáticos sejam abastecidos. Já os cooperados podem usufruir de uma unidade de atendimento com localização estratégica e de fácil acesso. Estacionamento privativo, carregador de carros elétricos, bicicletário, acessibilidade e coleta seletiva (pilhas e baterias) são outros diferenciais do local. Os funcionários ganharam tanto um novo local quanto uma nova filosofia de trabalho – ainda mais voltada para a importância do meio ambiente no dia a dia. Eles vivem cotidianamente o que é ser sustentável e, assim como os cooperados, usufruem de todo conforto e inovação da agência. Vale destacar: a Agência Epitácio Pessoa Sicredi atingiu o nível Gold da certificação LEED — o mais alto de todos.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Reuniões de delegados aproximam cooperados da gestão no Sicoob Sul
Periodicamente, o Sicoob Sul reúne delegados de suas agências para aproximar a cooperativa de seus cooperados. Nos encontros, os representantes de cada unidade apresentam resultados e discutem ideias sobre a gestão da coop.

Sicoob Credivag melhora resultados com planejamento estratégico integrado
A mineira Sicoob Credivag iniciou uma jornada para tornar a elaboração do planejamento estratégico em uma tarefa mais colaborativa e participativa. A construção da estratégia integrada ganhou vida em 2013, levando em conta o ponto de vista desde as bases operacionais até a alta direção.

Viacredi adota voto por delegado para ampliar participação de cooperados em assembleias
Cooperativa catarinense Viacredi adota modelo de voto por delegado na Assembleia Geral e promove assembleias menores, sejam informativas ou deliberativas, para permitir maior participação de cooperados na gestão.

Coopama aplica pesquisa pós-venda para aprimorar serviços
Coopama realiza pesquisa mensal de satisfação com seus cooperados e analisa os resultados para buscar melhorias estratégicas. O programa ajuda na fidelização dos membros da cooperativa e melhora o desempenho organizacional.